The Witcher: 3ª temporada deu o que Henry Cavill queria

Mas infelizmente era tarde demais... Saiba o que Henry Cavill queria e que a terceira temporada de The Witcher conseguiu dar.

The Witcher Henry Cavill
Imagem: Divulgação.

A terceira temporada de The Witcher finalmente chegou e ela é tudo o que Henry Cavill queria. Mas pode ser tarde demais para que a temporada consiga salvar a série.

Depois de desfrutar de alguma popularidade inicial, The Witcher da Netflix falhou. E, com isso, deixou muitos fãs desapontados com a direção criativa geral do programa. Os problemas de The Witcher, além disso, foram multiplicados pelo astro, Henry Cavill, quando ele anunciou que sairia da série após esta temporada.

Desde então, os fãs passaram amplamente a especularem que a decisão de Cavill de sair foi baseada em sua frustração com a falta de lealdade do programa em relação ao material de origem.

PUBLICIDADE

The Witcher era uma boa adaptação, mas se distanciou dos livros

The Witcher Henry Cavill
Imagem: Divulgação.

Embora as temporadas 1 e 2 de The Witcher incluam um bom número de pontos da trama e personagens dos romances de Andrzej Sapkowski, a série também faz algumas mudanças e adições bastante drásticas.

Leia também: The Witcher: audiência da 3ª temporada cai e traz péssima notícia

Por um lado, o enredo abrangente da segunda temporada de The Witcher sobre monólitos não é dos livros. Além disso, certos personagens, especialmente Yennefer (Anya Chalotra), foram criticados por serem muito diferentes de seus homólogos do livro.

Parece que essas mudanças foram demais para Henry Cavill suportar, fazendo com que ele deixasse a série. Só que infelizmente para Cavill, a terceira temporada de The Witcher parece ter finalmente resolvido suas reclamações.

A terceira temporada de The Witcher é MUITO precisa no livro (como Henry Cavill queria)

É lamentável que Cavill esteja deixando The Witcher após a terceira temporada, porque ela é, de longe, a temporada mais precisa em relação aos livros A terceira temporada não apenas segue o enredo geral dos romances muito mais próximo do que nas duas últimas temporadas, mas também contém várias cenas diretamente dos romances.

Por exemplo, o duelo de Ciri (Freya Allan) com o Wyvern em Gors Velen e sua fuga da cidade com a Caçada Selvagem em seu encalço são exatamente como as cenas correspondentes do livro. A cena seguinte, em que Jaskier (Joey Batey) e Ciri zombam da conversa de maquiagem de Geralt e Yennefer à distância, também saiu direto dos livros.

Embora existam algumas histórias dos livros que a série The Witcher não pode usar, ela faz um trabalho muito melhor na 3ª temporada ao adaptar as que pode usar. Se The Witcher tivesse começado com esse nível de lealdade ao livro, poderia ter conseguido manter Henry Cavill por perto.

Infelizmente, parece ser um pouco tarde demais para fazer essa correção. Mesmo assim, a maior lealdade da terceira temporada de The Witcher aos livros é um sinal positivo para o futuro do programa. Se a série conseguir sobreviver à partida de Cavill e manter esse nível de lealdade, pode existir uma chance dela salvar sua popularidade e reconquistar os fãs.

A precisão dos livros na terceira temporada não resolve seus problemas (e é tarde demais)

The Witcher 3 temporada
Imagem: Divulgação.

Infelizmente,The Witcher tem problemas maiores e, embora a terceira temporada seja provavelmente a adaptação mais forte dos livros até agora, provavelmente é tarde demais para salvar a série.

Por um lado, a saída de Henry Cavill é um grande golpe do qual será difícil se recuperar. Cavill é uma grande estrela e seu nome se tornou sinônimo de Geralt de Rivia. Substituí-lo é um desafio quase impossível. Além disso, o programa tem questões mais amplas de caráter e enredo.

A terceira temporada de The Witcher repete um antigo erro de personagem, apesar de sua maior lealdade ao livro. E ela não consegue encontrar o equilíbrio certo entre suas várias tramas. O programa tem um número ambicioso de personagens e histórias a seguir e, embora muitos deles sejam interessantes, muitas vezes parecem incompletos ou subdesenvolvidos.

The Witcher ainda não capturou a fórmula de Game of Thrones para fazer malabarismos com histórias desconectadas e reuni-las de maneira significativa. Entre esses problemas de desenvolvimento de personagem/enredo e a perda de Cavill, parece cada vez mais improvável que a série possa recuperar sua popularidade inicial.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.