Titans, final da 3ª temporada explicado: o que acontece?

Final da terceira temporada de Titans tem confronto final com Espantalho.

Titans 3 temporada final
Continua após publicidade

Titans (Titãs) chegou ao Brasil para sua terceira temporada na Netflix. E a plataforma de streaming liberou toda a parcela de episódios inédita, ao contrário dos EUA – que exibiu um episódio por semana no HBO Max. Ela adapta um enredo famoso dos quadrinhos – a morte do Robin – mas com uma maneira original de contá-lo para Titans.

Continua após publicidade

Esta temporada leva os Titãs de sua base em San Francisco de volta para Gotham City a cidade natal de seu líder Dick Grayson, também conhecido como Asa Noturna (Brenton Thwaites). E ela começa com um estrondo: O Coringa mata Jason Todd, também conhecido como Robin (Curran Walters). Então, Batman (Iain Glen) mata o Coringa e deixa Gotham. Enquanto isso, uma nova ameaça, o Capuz Vermelho, chega para causar o caos. No entanto, ele é na verdade Jason, trazido de volta à vida por seu parceiro no crime, Jonathan Crane, também conhecido como Espantalho (Vincent Kartheiser).

O final da temporada começa com Gotham em um lugar sombrio, devastado por pessoas viciadas na droga anti-medo. E sob o governo corrupto da Polícia de Gotham e do Espantalho. Felizmente para os cidadãos da cidade, os Titãs estão lá para salvar o dia.

Continua após publicidade
Continua após publicidade
Titans 3 temporada final
Imagem: Divulgação.

Os Titãs derrotam e amaldiçoam o Espantalho

O Espantalho está tão obcecado pelo Batman e sua história em Titans que é rapidamente derrotado assim que Asa Noturna, Bárbara (Savannah Welch) e os outros Titãs decidem não fazer as coisas do jeito do Batman.

Leia também: Data da 4ª temporada de Titans e história

Jonathan Crane começa a temporada indo em uma direção diferente de suas tramas típicas do Espantalho. Produzindo uma droga anti-medo e vendendo com os chefes da máfia da cidade. Mas ele volta aos velhos hábitos depois de ouvir uma gravação da pena de Batman por ele. Desesperado para provar um ponto, Crane tenta executar o mesmo esquema que Dick e Batman uma vez frustraram: liberar uma toxina aparentemente mortal por meio de uma série de bombas em toda a cidade.

Continua após publicidade

Ele tenta insultar os Titãs com um cenário clássico para resolver o problema a tempo de salvar a todos. Ele usa pistas escondidas no poema de WH Auden, “1 de setembro de 1939” – é sobre o início da Segunda Guerra Mundial e tem um fio de medo ao longo dele. Mas Dick decide não jogar com o capricho assassino de Crane.

Continua após publicidade
Titans 3 temporada
Imagem: Divulgação.

Batalha final

Em vez de tentar desarmar cada bomba, ou limpar sua área imediata de vítimas potenciais como Batman teria feito, os Titãs vão direto para o centro de controle de Crane. Tudo isso, para desativar seus meios de detonação.

Continua após publicidade

Gar (Ryan Potter) coloca sua nova habilidade de mudança de forma – ironicamente, uma forma de morcego – para se infiltrar na Mansão Wayne. Os Titãs então arrancam o controle do computador de Crane e param seu plano, colocando-o de volta em Arkham.

Continua após publicidade

Na cena final, ele provoca Dick dizendo que vai voltar, mas Rachel (Teagan Croft) coloca todos os medos de Dick e Jason em Crane. Não é nenhum segredo que esses vilões dos quadrinhos de Gotham estão constantemente entrando e saindo do asilo, mas Titans quer acabar com isso. O Espantalho não vai voltar às ruas porque agora ele é atormentado por seu próprio coquetel (permanente?) de medos.

Continua após publicidade

Jason encontra uma solução com Bruce em Titans

Enquanto o Espantalho foi o vilão da 3ª temporada, essa parcela também foi sobre Jason: ele começa com sua missão imprudente para pegar o Coringa, que resulta em sua morte nas mãos do palhaço. Antes disso, Jason estava lutando para se recuperar de seu sequestro quase fatal na 2ª temporada. Então Bruce disse a ele que ele nunca poderia ser Robin novamente. Jason não aceitou bem e pediu a Crane uma droga que o livraria do medo. Quando Crane o trouxe de volta à vida, ele manipulou Jason para se tornar o vingativo Capuz Vermelho.

Leia também: Titans tem morte trágica na 3ª temporada, mas necessária

A partir daí, Jason vai e volta entre querer refazer Gotham com Crane ou retornar aos Titãs. Mas ele tem medo de não ser aceito por Dick por causa dos crimes que cometeu. No entanto, quando o Asa Noturna é morto, ele finalmente se alia aos Titãs. Embora Jason aceite que nunca mais será um titã novamente, ele reconhece que ainda pode fazer o bem.

Crucialmente, quando Bruce retorna e pede perdão, Jason pergunta: “Quando você matou o Coringa, você fez isso por mim?”. Bruce admite que sim e Jason agradece por isso.

Este é um grande momento para eles, porque em outras narrativas da história do Capuz Vermelho, Batman se recusa a matar o Coringa quando Jason o pergunta. No filme de animação “Sob o Capuz Vermelho”, Batman diz que se ele se permitir entrar no lugar sombrio de matar o Coringa, ele nunca mais voltará. O que só serve para aprofundar o fosso entre Jason e Bruce. No entanto, Titans o leva para aquele lugar escuro, e Bruce diz que ele pode voltar. O que cura um pouco da dor entre os dois.

Não está claro para onde Jason como o Capuz Vermelho irá a partir daqui, embora pareça que ele está deixando Gotham. Com sorte, ele vai voltar para a terapia.

Titans 3 temporada final
Imagem: Divulgação.

Todo mundo segue caminhos separados

Enquanto metade da equipe vai parar Crane, a outra metade trabalha para trazer todo mundo que morreu pela primeira bomba de Crane. Rachel separa droga do pesadelo da água restauradora do Poço do Lázaro, para que as pobres almas não tenham que lutar através de um medo. Blackfire (Damaris Lewis), Starfire (Anna Diop) e Superboy (Joshua Orpin) usam seus respectivos poderes para transformar a água em uma tempestade de chuva roxa. Então, Wonder Girl (Conor Leslie) manteve todos seguros.

Eles salvam o dia, mas então é hora de cada um seguir seu caminho. Conner ajuda a recriar a nave espacial de Blackfire, para que ela possa retornar a Tamaran e reivindicar seu trono. Blackfire termina em bons termos com Conner e Starfire, esperando que eles possam se encontrar novamente em Tamaran. Dick, Kory, Gar, Rachel, Conner e o novo membro, Tim Drake (Jay Lycurgo), se juntam em um ônibus para a viagem de volta à Torre dos Titãs em São Francisco. Donna decide ir ver Dawn em Paris.

Titans Gar
Imagem: Divulgação.

Outros desfechos

Enquanto isso, Bárbara está trazendo a Oráculo de volta online, o que sugere que seu tempo em Titans ainda não acabou. Nos quadrinhos, “Oráculo” é a persona de Bárbara depois que ela deixou de ser a Batgirl; ela se torna uma hacker mestre, que se conecta a redes de computadores, lida com o poder da informação e se coordena com outros super-heróis. Incluindo a Bat-Família e os Birds of Prey.

Além disso, ficamos sabendo que Vee (Karen Robinson), a assistente de Barbara, tem trabalhado para a ARGUS, que é como se fosse a SHIELD da DC. Um sistema de suporte especial para os super-heróis do país, dando-lhes recursos como o satélite que os Titãs usam para invadir o sistema de Crane. Vee quer trabalhar com Donna, então é possível que a Garota Maravilha fique com a ARGUS depois que ela visitar Dawn.

Veremos mais de todos na 4ª temporada.

A terceira temporada de Titans é sobre segundas chances

No cerne de tudo isso, a terceira temporada de Titans é sobre segundas chances. Vários personagens ganham uma, pois são trazidos de volta dos mortos. Lá está Donna, que morre abruptamente no final da 2ª temporada, mas encontra Tim e Hank na vida após a morte. Então, ela volta à vida para ser a líder que deveria ser. Além disso, Blackfire começa como uma inimiga de sua irmã, mas recebe uma segunda chance ao se juntar aos Titãs. E isso cura seu relacionamento e a coloca em um caminho melhor.

Titans
Imagem: Divulgação.

Dick falha várias vezes ao longo da temporada, por causa de sua tendência de fazer as coisas por conta própria, mas então ele morre e volta à vida. Ele reúne os Titãs, e com todos eles trabalhando juntos, eles finalmente conseguem uma vitória.

Bruce, entretanto, não achava que poderia voltar depois de matar o Coringa, então ele tentou tirar sua própria vida, mas foi salvo pela Garota Maravilha. Jason, depois de ferir as pessoas como Capuz Vermelho, teme que nem Dick nem Bruce lhe deem uma segunda chance. No entanto, porque ambos passaram por sua própria escuridão e voltaram dela, eles dão a ele outra chance de provar a si mesmo.

Embora o medo seja um obstáculo para todos eles, essa segunda chance de superá-lo é crucial. Titans diz que as pessoas merecem ser capazes de falhar e tentar novamente, mas se falharem em fazer bom uso da segunda rodada, você acabará sendo alimentado à força com os pesadelos de outras pessoas.