Top Gun Maverick: teoria absurda muda tudo no filme
Teoria bizarra de Top Gun Maverick transforma todo o filme. Apesar de absurda, alguns fãs defendem a ideia.
Maverick terminou Top Gun 2 com uma nota alta. Mas uma teoria de fã que muda a história sugere que ele estava realmente morto durante todo o filme. Em Top Gun: Maverick, o personagem-título de Tom Cruise fica cara a cara com sua própria mortalidade. Além disso, enfrenta o luto pela morte de Goose e Iceman e é lembrado por seu passado imprudente.
O filme começa com Maverick realizando uma tarefa de quase morte. Ele atinge Mach 10, uma velocidade que ninguém jamais voou na vida real. O personagem de Tom Cruise é, então, recrutado para liderar a nova geração de recrutas Top Gun. Trata-se de uma missão onde a morte é mais do que provável.
No final de Top Gun: Maverick, Pete Mitchell faz as pazes com Rooster (Miles Teller). E Maverick e Rooster arriscam suas próprias vidas, um pelo outro, na missão final. Enquanto isso, Maverick recomeça seu romance com Penny (Jennifer Connelly).
Com todos os erros de Maverick agora absolvidos, Top Gun: Maverick realmente deu ao personagem seu final feliz. Ele estaria cumprindo o conselho de Iceman de deixar o passado ir embora. Mas uma grande teoria dos fãs (via Vulture) afirma que o final de Top Gun 2 era bom demais para ser verdade.
Esta teoria postula que cada momento após a cena de abertura foi uma invenção da imaginação de Maverick. Se a teoria estiver correta e Maverick realmente morreu no início de Top Gun 2, alguns pontos recorrentes da trama e inconsistências também podem ser explicados. Aqui está uma análise da teoria convincente de Top Gun: Maverick.
Teoria bizarra faz sentido entre alguns fãs
A primeira vez que Pete “Maverick” Mitchell volta à tela após 36 anos, o personagem de Tom Cruise está quebrando as regras ao provar que pode atingir as velocidades Mach 9 e Mach 10. No entanto, Maverick está abusando da sorte quando atinge Mach 10. Isso porque ele continua aumentando a velocidade até o ponto em que seu avião fica fora de controle e ele precisa ejetar.
Enquanto os personagens de volta ao chão pensam que isso é uma sentença de morte para Maverick, Top Gun 2 revela que ele sobreviveu milagrosamente. Com um golpe tão perigoso, é difícil acreditar que Maverick sobreviveu a um teste fracassado de velocidade Mach 10. Mas Top Gun 2 explica isso devido aos talentos inimitáveis do personagem como piloto.
Leia também: Vai ter Top Gun 3? Ator revela conversa
Mas uma teoria sugere que Maverick realmente não sobreviveu ao seu teste de Mach 10 na cena de abertura de Top Gun 2. A abertura mostra o avião de Cruise sendo despedaçado na estratosfera, com Maverick aparecendo milagrosamente ileso momentos depois.
Para explicar isso, a teoria afirma que o resto do filme é sobre Maverick chegando a um acordo com sua mortalidade. Imaginando, então, uma vida e um futuro feliz para si mesmo e para as duas pessoas que ele mais ama e que também machucou.
O que o público viu, então, foram, na verdade, os pensamentos finais de Maverick. Quando o Homem de Gelo de Val Kilmer dá a Maverick o conselho de “deixar ir”, isso pode ter sido apenas Maverick dizendo a si mesmo que ele precisa deixar de lado seus erros para seguir em frente e morrer.
Maverick teria sentido a necessidade de esclarecer seus erros com Rooster e Penny antes de morrer. Mas essa teoria de Top Gun 2 sugere que a única maneira de fazer isso era em uma realidade imaginada.
Absurdos do filme são explicados pela teoria dos fãs
A teoria de Top Gun: Maverick também cita que o ambiente e o humor do filme são surrealmente oníricos quando o personagem retorna à ensolarada San Diego. Além disso, a missão principal de Top Gun 2 revela irrealisticamente que a única pessoa que pode realmente realizá-la é o próprio Maverick. A teoria de Top Gun 2, então, apoia o argumento, sugerindo que a imagem de Maverick de Rooster quando eles finalmente se reúnem é mais como um fantasma de Goose.
Embora isso fosse simbólico em Top Gun 2, também pode ser tomado literalmente. O sonho de morte de Tom Cruise imagina Rooster como Goose. Tal sonho conta com uma versão de bar de “Great Balls of Fire”. Isso é uma maneira dele expiar seus erros com os dois homens em um só momento.
A maioria das missões e resoluções de Top Gun 2 parecem impossíveis (de certa forma adequadas para Tom Cruise). E é por isso que elas se encaixam tão perfeitamente quanto os sonhos de um homem que imagina uma vida impossível enquanto morre queimado na estratosfera.
A quase imortalidade de Maverick é continuamente mencionada em Top Gun 2
O Maverick do primeiro filme (1986) era conhecido por sua imprudência, com o aviador se esquivando da morte a cada curva aparentemente impossível. Essa avaliação de Maverick ser capaz de escapar milagrosamente do Grim Reaper é aprimorada em Top Gun 2, que é um dos únicos filmes de ação recentes de Tom Cruise que realmente reconhece a idade do ator de 59 anos.
Leia também: O câncer e doença de Val Kilmer, o Iceman de Top Gun
Uma vez que Top Gun 2 estabelece Maverick como sendo praticamente imortal depois de sobreviver ao seu voo Mach 10 intocado, o resto do filme pode ser entendido retroativamente como Maverick se convencendo de sua imortalidade. Em sua própria mente, Maverick se recusa a morrer até que ele alcance seu final feliz e possa fazer as pazes com Rooster e Penny.
Teoria explicaria o problema da idade do galo
Um dos maiores detalhes de Top Gun: Maverick foram as inconsistências com a idade do Rooster. Quando Rooster aparece em Top Gun (1986) para a cena “Great Balls of Fire”, ele parece ter de 4 a 5 anos, o que o faria ter cerca de 40 anos em Top Gun: Maverick.
Esse problema de Rooster supostamente parecer mais jovem do que deveria ser no segundo filme pode ser explicado pela teoria do sonho de morte de Maverick. Maverick e Rooster agem como se não se vissem há anos, devido ao personagem de Tom Cruise ter puxado seus papéis de admissão. Então se Maverick estivesse morto em Top Gun 2, ele imaginaria Rooster parecido com ele na última vez que se viram.
Por que Top Gun 2 deve ser o fim de Maverick
A teoria de Top Gun: Maverick sobre o personagem titular estar realmente morto é apenas especulativa, mas ecoa em como a sequência deu ao personagem icônico de Cruise a despedida perfeita, além de apresentar vários novos pilotos de Top Gun que podem substituir tanto o Homem de Gelo de Kilmer quanto Maverick em quaisquer filmes futuros.
Não há melhor momento para acabar com o reinado de Maverick do que este segundo filme. E seu papel inevitável em Top Gun 3 deve ser limitado e não deve ser o foco da história.
Embora Cruise seja uma das principais forças motrizes por trás da franquia de bilhões de dólares, até ele sabe que forçar a história de Maverick além de seu ponto final emocionalmente ressonante é uma ótima maneira de manchar seu legado.