Vikings Valhalla, final explicado e resumo: Liv morre?

Vikings Valhalla é a continuação da popular série do History: eis os spoilers, resumo e detalhes do final da primeira temporada.

Vikings Valhalla série

Servindo de continuação da popular série do History Channel, Vikings, a série Vikings Valhalla é um drama histórico de ação e aventura ambientada em um período crucial da história escandinava e britânica. Cem anos após os dias de Ragnar Lothbrok, Lagertha e Bjorn Ironside, a antiga fé pagã está gradualmente morrendo e sendo substituída pelo cristianismo. (via CinemaHolic)

A série segue as aventuras de Leif Eriksson (Sam Corlett), Freydis Eriksdotter (Frida Gustavsson), Harald Hardrada (Leo Suter) e outros nos dias crepusculares da Era Viking. Historicamente, muitos dos personagens do programa nunca se encontram, e o tempo de certas coisas parece errado, mas esse é o aspecto fictício da série. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final da primeira temporada de Vikings Valhalla.

Resumo da primeira temporada de Vikings Valhalla

No século 11, muitas pessoas do Norte da Europa deixaram suas terras nativas e se estabeleceram em outras regiões do continente. Vários assentamentos surgiram na Inglaterra, incluindo um chamado Danelaw, não muito longe de Londres. A existência desses assentamentos deixa a população saxã local desconfortável, e o Rei Aethelred II da Inglaterra é convencido por seus nobres a lidar com o “problema viking”.

Os saxões massacram os moradores de Danelaw no dia de Saint Brice. Harald, que esteve visitando seu irmão, mal consegue escapar com vida. Ele volta e ajuda o Rei Canuto da Dinamarca a reunir um enorme exército para uma invasão da Inglaterra.

Enquanto isso, Leif, sua irmã Freydis e seus amigos enfrentam uma tempestade para chegar a Kattegat, vindos da Groenlândia. Como o exército que se reúne em torno deles, eles também estão procurando vingança, mas de um tipo diferente. Algum tempo atrás, um homem cristão estuprou Freydis e deixou uma marca de uma cruz em suas costas.

Inicialmente, entendemos que o responsável é Olaf Haraldsson (Jóhannes Haukur Jóhannesson), meio-irmão de Harald. Como Olaf ajudou Aethelred a construir as defesas de Londres, ele deve desempenhar um papel importante na invasão de Canuto. Em última análise, um assessor próximo de Olaf, Gunnar Magnusson, é revelado como o estuprador.

Vikings Valhalla série
Imagem: Divulgação.

Freydis mata Gunnar no salão principal de Jarl Haakon (Caroline Henderson), uma grande guerreira viking de ascendência africana. Harald, que desenvolve sentimentos românticos por Freydis, convence Jarl Haakon e Canuto a fazer Leif lutar pela causa Viking para que sua irmã possa viver, salvando Freydis de uma execução certa.

Harald sabe que Leif pilotou seu navio com sucesso em meio a uma tempestade tumultuada e é um lutador excepcional. Sua adição ao exército viking só pode ser uma coisa boa. E ele está provavelmente certo.

Leia também: Vikings Valhalla poderá revelar mistério sobre Ubbe

Quando os vikings chegam às costas inglesas, Aethelred está no leito de morte e deve ser sucedido por seu jovem filho inexperiente, Edmund. A rainha de Aethelred, Emma da Normandia (Laura Berlin), se encarrega das defesas inglesas.

Ajudando-a está Godwin, um conselheiro confiável e ambicioso de Aethelred. Leif quase morre durante uma escaramuça. E ele tem uma visão de uma jovem colocando uma cruz em suas mãos, enquanto ele está à beira da morte. Logo, Harald chega e salva sua vida. Mas depois desse ocorrido, uma transição começa a acontecer na fé de Leif.

Pouco depois da morte de Aethelred, Londres cai nas mãos dos vikings. Leif desempenha um papel fundamental na vitória de seu povo e é saudado como um herói. É quando Canuto revela seus planos reais. Ele se declara rei da Inglaterra! Então, ele diz ao seu povo que governará ao lado de Edmund e começa um caso com Emma.

Enquanto isso, Olaf retorna ao Norte e informa Ælfgifu (Pollyanna McIntosh), a primeira esposa de Canuto, sobre o que está acontecendo. Isso leva o Rei Canuto a se casar com Emma e voltar para a Dinamarca. Em sua ausência, seu pai, Sweyn Forkbeard, assume a Inglaterra. Enquanto seu irmão está ocupado lutando nas terras inglesas, Freydis visita o famoso templo em Uppsala. Lá, ela conhece um misterioso Vidente, que lhe diz que ela será “a última”, possivelmente implicando que ela será a última dos vikings.

No final da 1ª temporada de Vikings Valhalla, intitulado “The End of the Beginning“, Leif e Freydis, mais uma vez reunidos, enfrentam o ataque a Kattegat por Olaf e suas forças. Na Inglaterra, Ælfgifu ganha vantagem sobre Forkbeard e Emma, ​​de forma aparente, forçando a última a voltar para a Normandia.

Final da primeira temporada de Vikings Valhalla: Harald traiu Freydis e Kattegat?

Olaf quer ser o rei de toda a Noruega, mas a existência de um poderoso Kattegat sob Jarl Haakon prova ser um obstáculo. Ele une forças com o fanático Jarl Kåre, que destrói o templo de Uppsala e tem uma vingança contra Freydis e ataca Kattegat. Mas Harald também quer ser o rei da Noruega. Após retornar da Inglaterra, ele retoma seu relacionamento com Freydis e concorda em lutar por Kattegat.

No entanto, no penúltimo episódio da temporada de Vikings Valhalla, ele deixa Kattegat e se reúne com Olaf. Como revelado no final da temporada, foi tudo um ardil.

Leia também: A história real de Vikings Valhalla, linha do tempo, personagens e

Ele nunca pretendeu trair Leif e Freydis. Durante uma negociação, ele passa os planos de seu meio-irmão para os defensores de Kattegat. No entanto, Olaf percebeu seu ato e lhe deu informações falsas.

Vikings Valhalla série
Imagem: Divulgação.

Kattegat cai?

Sim, Kattegat cai. Olaf diz a Harald, Kåre e os outros que ele atacará Kattegat através do mar durante a lua do lobo, quando as marés altas levarão os navios sobre as defesas da cidade. Enquanto isso, Kåre atacará da terra. Juntos, eles vão esmagar Kattegat entre duas grandes forças.

No entanto, durante a batalha, Harald descobre que esse não era o plano real. Olaf descobriu que Harald não mudava de lado e encontraria uma maneira de transmitir o que aprendera a Leif e Freydis. Além disso, ele precisava se livrar de Kåre, que era bastante insana.

Leia também: As 13 novas séries mais aguardadas de 2022

Kattegat divide suas forças para lutar a guerra em ambas as frentes. Kåre e seus soldados atacam as muralhas de Kattegat. E o senhor da guerra fanático finalmente é morto por Freydis. Então, Olaf se muda depois dele e assume o controle da importante cidade, realizando seu sonho e se tornando o rei da Noruega.

No entanto, isso não foi feito para durar muito. Na Inglaterra, Emma e Forkbeard trabalham juntos e tiram o controle da marinha dinamarquesa de Ælfgifu.

Forkbeard, então, pega a frota e viaja para Kattegat para punir os traidores. Ele chega logo após Olaf e seus soldados assumirem o controle da cidade. Percebendo o que está acontecendo, os soldados de Olaf o abandonam. Logo, ele não tem escolha a não ser sair também. Seu ataque a Kattegat acaba piorando as coisas para ele. Com Canuto e sua família agora controlando Kattegat, sua aspiração de estabelecer um Império do Mar do Norte se tornou realidade, e Olaf provavelmente precisa se esconder.

Liv está morta? Leif matará o filho de Canuto, Svein?

Respondendo a pergunta, sim, Liv está morta em Vikings Valhalla. A relação entre Liv e Leif é paralela a de Harald e Freydis. Ela é a única groenlandesa que retorna da Inglaterra viva além de Leif. Ela está ciente de seu recente interesse pelo cristianismo e parece não saber como responder a isso.

Liv fica mortalmente ferida ao defender Kattegat. Ela pede a Leif que prometa que ele se juntará a ela em Valhalla, esperando que ele não abandone seus deuses. No entanto, ela morre antes que ele possa responder.

Vikings Valhalla série
Imagem: Divulgação.

A morte de Liv e o subsequente ataque de tristeza transformam Leif em um Berserker. Ele mata vários soldados inimigos que estavam tentando estuprar duas mulheres. Forkbeard trouxe dois de seus netos com ele. Um deles, Svein, vê uma mulher saindo de um galpão e vai inspecionar, encontrando Leif. Quando o episódio termina, parece que Leif matará o filho de Canuto.

Leif nunca conheceu Svein, então ele não tem ideia de quem ele é. No entanto, isso não significa que ele vai matar um menino infeliz.

Ganchos geralmente servem como um artifício para manter o público interessado na próxima parte ou temporada. A primeira temporada de Vikings Valhalla não é exceção. Na segunda temporada, Svein provavelmente sobreviverá ao encontro, e Leif poderá procurar sua irmã, que deixou o Kattegat com Harald.

Sobre o autor
Avatar

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!