13 Reasons Why, spoiler do final da 4ª temporada: quem morre?

13 Reasons Why final explicado spoiler

O que acontece no final de 13 Reasons Why?

Após três temporadas de reviravoltas, 13 Reasons Why chega ao fim com a quarta e última temporada.

A trama se concentra em Clay e seus amigos, enquanto eles lidam com as consequências da morte de Monty e as investigações subsequentes.

Seu foco principal é Clay, cuja saúde mental se deteriora progressivamente e atinge seu ponto de ruptura no episódio final. Uma morte chocante também dá peso emocional ao final. Se você ainda não assistiu aos episódios, corra para a Netflix e assista.

Ou então, continue nesta matéria para saber o final…

Continua após a publicidade

O enredo

Clay luta com a morte de Monty, achando-se responsável por isso. À medida que sua saúde piora, ele decide não compartilhar com seus amigos, para que não pensem que ele é fraco. Ele quer estar lá para eles, mas não entende que antes de ajudá-los, ele precisa se ajudar.

Winston se transfere de Hillcrest para Liberty High para descobrir o verdadeiro assassino de Bryce Walker e limpar o nome de Monty. Enquanto isso, Clay começa uma briga com os atletas, que decidem retaliar com força total. Tensões surgem entre Jessica e Justin, e Alex descobre um lado diferente de si mesmo.

Como a temporada final construiu sua história?

Depois de voltar ao baile, os estudantes de Liberty High estão com clima de comemoração. No entanto, o alto astral é arruinado quando Justin fica doente. Clay, que estava melhorando depois que descobriu seu problema de dissociação, mais uma vez, cai no poço da dor e do trauma e quase se mata.

Winston descobre o que estava procurando, mas expor a verdade acaba sendo mais complicado do que ele imaginava.

Nas temporadas anteriores, todos os finais levaram à revelação de algum mistério abrangente que criou mais perguntas para uma temporada subsequente. Isso significava que, toda vez, uma reviravolta era mostrada no final. Desta vez, no entanto, a série encerra tudo, respondendo ao destino de todos os personagens com uma certeza otimista.

A temporada começou com a ameaça de Winston pairando sobre Clay e seus amigos. Ele foi inflexível em descobrir o que realmente aconteceu com Bryce Walker, para poder limpar o nome de Monty, que ele sabe que foi incriminado simplesmente por ser a opção mais óbvia. Ele foi acompanhado nessa busca pelo time de futebol que decidiu fazer Clay sofrer após uma briga com ele na cantina.

Não importa o que Monty tenha feito para Tyler ou qualquer outra pessoa, para seus amigos, ele era uma boa pessoa que não merecia sofrer por um assassinato com o qual não tinha nada a ver e depois morrer por causa disso.

Todos estavam focados em Clay, que também era o principal suspeito da polícia antes que a investigação fosse direcionada a Monty. Mesmo que ele não tenha matado Bryce, eles imaginaram que ele conhecia a pessoa que tinha e isso o fez cúmplice.

Quem morre?

Os episódios da quarta temporada foram reservados com mais um funeral para um membro misterioso da comunidade escolar. Embora possa haver pistas para os fãs antes mesmo da temporada ser lançada, a resposta não ficou aparente até os momentos finais do penúltimo episódio.

Como alguns previram, Justin não sai da série vivo. No episódio final, somos informados de que ele está em terapia intensiva após complicações do HIV, que ele contraiu durante seu tempo nas ruas entre as temporadas 1 e 2, mas que não havia sido diagnosticado.

Do ponto desta revelação, não há reviravoltas – Justin morre com uma morte lenta e dolorosa enquanto seus amigos e familiares choram.

Spoilers: o que acontece no fim de 13 Reasons Why?

No final, no entanto, as pessoas mais curiosas em descobrir a verdade sobre o assassinato da temporada anterior se apaixonam pelas pessoas que procuravam. Para entrar no grupo, Winston inicia uma amizade com Tyler, que se estende a Alex. Na época, ele não sabia que Alex foi o único a empurrar Bryce para a morte e se apaixona por ele. Enquanto isso, Diego expressa sua atração por Jess, que decide estar com ele para descobrir o que sabe e desviá-lo da verdade.

Diego descobre o envolvimento de Jessica durante o protesto na escola. Ela está na linha de frente, mas Justin a puxa de volta, dizendo que ela não pode ser presa. Diego decifra o significado disso, e porque ele está apaixonado por Jess, ele acha difícil aceitar que ela é a responsável pelo que aconteceu com Monty. Winston também deduz, embora por engano, que Jessica matou Bryce. Ela tinha o motivo e sua raiva não era segredo para ninguém. No entanto, antes que ele pudesse compartilhar essa teoria com a polícia, Alex se adiantou e o jogou em outro dilema. Winston queria se vingar de Monty porque o amava, mas quando descobre o que aconteceu, ele também se apaixona por Alex, a quem ele não quer mais machucar.

Outra pessoa que não teve certeza da verdade sobre a morte de Bryce foi o policial Diaz. Ele não conseguiu comprar a situação com Monty e o fato de o policial Standall não registrar os interrogatórios também o incomoda. Em um ponto, ele até pensa em reabrir a investigação, mas, eventualmente, decide ir contra. Isso significa que não há mais ninguém investigando a morte de Bryce. O segredo fica seguro, e quase não há chance dele entregar Alex ou Jessica.

Isso também dá um novo começo aos personagens, juntamente com o momento da faculdade. Eles irão para lugares diferentes, deixando para trás toda a bagagem em sua cidade natal e fazendo novos amigos e relacionamentos em novos lugares.

Clay continuará trabalhando em seus problemas. Ele melhorou com o tempo, mas o fato de ainda ver pessoas mortas significa que ele ainda não abandonou completamente todo o trauma que teve que testemunhar desde a morte de Hannah. Ele tem muito trabalho a fazer, mas há esperança.

Outra pessoa a ser assombrada por fantasmas do passado era Jessica. Ela começou a ver Bryce desde que ela queimou a fita que ele havia deixado para ela. Ele apareceria para ela nas situações mais inoportunas piorando o peso de qualquer tragédia que ela estivesse passando na época. O que realmente a incomoda é a sensação de que ele ainda pode, de alguma forma, controlar sua vida, o que significa que ele venceu.

No final, no entanto, ela decide que já teve o suficiente dele. Ela se despede dele, dizendo que ele nunca pode vencer. Ela superou as coisas que a estavam segurando e está pronta para sair para o mundo. O mesmo vale para Tyler e Alex, pois ambos concordaram com algumas coisas importantes em suas vidas e, mais importante, perdoaram a si mesmos por suas transgressões passadas.

Assim, a série termina com um novo começo corajoso para todos eles.

E você, o que achou do final de 13 Reasons Why? Deixe nos comentários e continue acompanhando todas as novidades das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (Instagram, Twitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

Post a new comment