5×04 de S.W.A.T. revela a verdadeira face do inimigo

O episódio de S.W.A.T. traz uma grande perda para um dos membros e uma grande reviravolta final, sem medo da realidade.

S.W.A.T. 5x04
Logo no início deste episódio de S.W.A.T., o caso do dia se apresentou. E nele vimos o quão perigoso pode ser bancar o policial, mesmo sem ser um. Ademais, a série usou como pano de fundo um aplicativo que sinaliza quando alguém pode estar em perigo.Street e Luca fazem a contenção e, em seguida, temos o trio Deac, Luca e Hondo para lidar com o real problema da equipe. Agora que o plano de Sànchez é conhecido por quase todos, Hondo diz que já está planejando algo. Mas que, por enquanto, manterão apenas entre eles. A ideia é descobrir o que ele realmente quer fazer para derrubar o ex-líder de vez da S.W.A.T..Já o Capitão Hicks chama Street de maneira urgente, que recebe uma bomba logo de cara: sua mãe faleceu. E, cá entre nós, convenhamos que já tinha dado o tempo dela na narrativa. Dessa forma, se ficasse mais um ano assim, iria arrastar a trama demais. Para não dizer se tornar repetitiva. Agora, vamos ver se isso afeta Street de alguma maneira, dentro e fora do trabalho.

O aplicativo do perigo

Bem como S.W.A.T. o apresentou, o aplicativo colocou pessoas em perigo em nome de tentar ajudar outras. Então, uma gangue causa problemas a uma vizinha que resolveu se defender por conta própria. A corrida agora é contra o tempo, para achar os suspeitos, antes que a população o faça.

Leia também: 5×03 de S.W.A.T. veio com um novo líder, mas a mesma equipe?

A caçada começa quando a cabeça de um dos integrantes da gangue é colocada a prêmio pelo CEO do aplicativo. Nada mais emocionante que uma possível caça, literalmente falando, ao tesouro.Enquanto isso, Hondo tenta intervir para que Sanchez coloque Street de folga para processar o luto. Mas este nega e alega que não é seu dever guiar os comandados.
DIVULGAÇÃO

Dados importantes e falta de representatividade em S.W.A.T.

“Ajudar” a policial. Eis a premissa em que o aplicativo foi criado, tentando tirar o fardo da polícia em ter que fazer tudo sozinha. E entramos nas grandes questões da humanidade: justiça com as próprias mãos ou esperar alguém para te salvar. Assim, o episódio traz essa dialética muito bem exemplificada, a qual todo mundo vai atrás do cara mal.Por outro lado, temos Chris questionando Deac sobre a falta de mulheres inscritas para a S.W.A.T.. E ele se mostra a par do assunto, buscando maneiras de resolver essa situação.Isso nos mostra que a série busca manter acesa a chama da representatividade. Desde a morte de Erica e a saída da Cortez, Chris tem sido quase exclusivamente o núcleo feminino da série.

A busca por igualdade

Desde o começo da série, a igualdade é uma constante. E é só relembrarmos das temporadas anteriores em que tivemos S.W.A.T. discutindo alguns tabus. Incluindo su*cídio policial, racismo, desigualdade entre os sexos e o uso não letal da força que a cada temporada fica mais evidente.E, neste momento, Fowler reaparece. Juro que não lembrava dela. E vemos que ela, no passado, não se sentiu bem aceita por Chris. Aliás, ele demonstra também que ela não estava bem receptiva na época.Então, a discussão gira em torno dos índices que, de alguma maneira, sempre beneficiam os Cadetes homens. E como esse fator levou a moça a se retirar da concorrência. É nítido que ela não vai arriscar a carreira por uma lesão na tentativa de entrar para a S.W.A.T..

As escolhas de Hondo tiveram um preço em S.W.A.T.

No momento em que a ação diminui, Hondo parte para conversar com Street, que o lembra de quando ele resolveu ir para o México e ignorou a todos. Dessa forma, ele fez uma escolha, e família não se abandona assim.Street está ressentido e até certo ponto com razão, pois ele esperava muito mais de Hondo. Então, Sanchez vê a cena e sente o cheiro de sangue na água, igual a um tubarão. Será que o “calcanhar de Aquiles” será Street?Hondo não cumpre as ordens de Sanchez, ao liberar que derrubassem o último membro da gangue, ele age com o coração. Só que sabemos que isso irá pesar ainda mais contra ele. De fato, ele só se lasca por buscar fazer a coisa certa, de novo.Ademais, o impressionante neste episódio é a forma física que Deac se encontra. Principalmente da maneira em que captura os dois integrantes da gangue. E até Tan teve destaque, quando reverte de maneira astuta o prêmio pela captura dos Hernandez em bonificação para a filha de um deles, que era o motivo dos assaltos praticados.

As coisas esfriam e esquentam ao mesmo tempo

Finalmente chegamos ao clímax do episódio, quando Street, de luto, recebe a visita de Chris. E, em certo momento, questiona até quando eles ficarão assim. Bem, sejamos sinceros ou vai ou racha. Isso porque estão há temporadas nessa enrolação…Então, Hondo vai até a sala de Hicks, onde Sanchez o acusa de não acatar as ordens, e é aí que as coisas pegam fogo. Toda a verdade é colocada à mesa, de quem e por que querem a cabeça do ex-líder. E coitado do Hicks, “perdidinho” na cena tentando entender tudo que ocorre naquele momento. O verdadeiro inimigo da equipe é o alto comando!O final de S.W.A.T. fez o episódio valer a pena, com certeza!Nota: 4/5
Sobre o autor

Helder Sauer

Head de Marketing, atuando com estratégias de mercado e de posicionamento de marcas e produtos. Em minha bagagem, há mais de 15 anos de atendimento ao público de diversos segmentos. Após tanto tempo de conhecimento adquirido em atendimento ao público a migração para o mercado digital aconteceu da forma mais natural possível. Dessa maneira minhas habilidades em escrita proporcionam a elaboração de anúncios que convertem. Além disso o know how de vivência dentro das empresas me fez perceber que nem sempre é tudo tão fácil de se aplicar sem a mínima estrutura para atender a demanda do mercado. Contudo hoje consigo ajudar empresas de pequeno e médio porte a se encaixar no mercado digital de forma saudável e planejada. No Mix de Séries desde 2022, é responsável por produzir críticas e notícias voltadas para séries policias, de investigação, além da produção de conteúdo de streaming.