5×05 de S.W.A.T. teve Sanchez na cola de Hondo
Cada vez mais em perigo Hondo precisa agir para que não seja forçado a sair da S.W.A.T. enquanto lida com os casos diários.
O episódio dessa semana de S.W.A.T. deixou um pouco de lado as tramas pessoais de parte dos personagens e desenrolou a briga Sanchez vs. Hondo. Ao mesmo tempo em que um fantasma do passado ainda assombra o comandante Hicks, a equipe corre contra o tempo para que o pior não ocorra no caso do dia.
Acontece que S.W.A.T. tem mostrado que sabe usar muito bem as nuances do nosso cotidiano ao abordar a internet, famosos e haters. Então, isso a deixa muito atual e ao mesmo tempo próxima da realidade.
Um trote que quase acaba mal
Logo no início, a equipe atende um chamado de invasão à propriedade que pode ter escalado para uma situação com reféns.
A equipe de S.W.A.T. é recebida a tiros e rapidamente resolve a situação. Mas fica claro que aquilo foi muito mais que apenas um trote para a polícia.
Leia também: 5×04 de S.W.A.T. revelou a verdadeira face do inimigo
Um famoso ex-jogador de futebol americano é o alvo, e existe algo maior por trás de toda situação. Então, a equipe precisa descobrir o que, antes que aconteça o pior com a vítima.
Hicks e seus fantasmas
Ao mesmo tempo, em paralelo com a história de fundo, Hicks recebe um telefonema e Deac percebe que algo abalou um pouco seu comandante. Assim que pôde, ele procura para saber se pode ajudar em algo e, então, Hicks se abre para ele ao contar de seu tempo de detetive.
Leia também: 5×03 de S.W.A.T. teve novo líder
Conforme o capitão conta, é mostrado para nós uma versão do lado humano dele, que parece muito pouco explorado na série.
Tudo isso envolve um caso em aberto de uma desconhecida e que, após 20 anos de investigação, ainda não encontraram a família dela. E muito menos seu nome. Portanto, isso é uma promessa não cumprida à sua filha.
Sanchez VS Hondo em S.W.A.T.
Sanchez é muito cínico ao manter o sorriso no rosto e dizer claramente que espera que Hondo saia o quanto antes da S.W.A.T.. Em contrapartida, Hondo diz que pagará para ver o quanto o alto escalão ficará incomodado com o atual líder ao não cumprir sua missão.
Nesse ponto, a série acerta em cheio com outro tema não tão atual. Mas que sempre está presente em nossa sociedade. O assédio moral em ambiente de trabalho. Quantos de nós já não passamos por isso e vemos muitos casos assim. Isso incluso no cenário policial, tanto dos EUA, quanto aqui.
E os produtores de S.W.A.T. não têm medo de colocar o dedo na ferida, principalmente em temas polêmicos.
O desfecho do caso do dia
Focado muito no episódio do dia, as tramas pessoais não fluíram essa semana. Chris e Street só apareceram em serviço e, fora o caso do Hicks, também todos foram mantidos assim. O então jogador aposentado é vitima de sua própria conduta, quando é traído pela sua sua esposa, que arma para ele um golpe junto com seu amante.
Leia também: 5×02 de S.W.A.T. revelou os motivos de Hondo deixar LA
Hondo percebe a jogada e contraria Sanchez mais uma vez. Mas, ao final, o amante acaba morto e a esposa presa pelo crime.
Hicks finalmente em paz
Deac não consegue engolir que está limitado a métodos arcaicos da L.A.P.D. nas investigações e busca por meios próprios achar a família da vítima. Depois que a primeira tentativa não dá certo, ele continua mesmo com Hicks desanimado com o resultado, e logo temos uma resposta sobre a família da desconhecida.
Claramente Deac ficou comovido quando Hicks contou o motivo da promessa e o quanto os anos na polícia afastou ele da própria família.
Como resultado final, fica um gosto agridoce, pois, ao mesmo tempo que descobre sobre quem é e sua família, é visto que já não há ninguém mais vivo para ter a “boa” notícia.
A equipe de S.W.A.T. está unida
Finalmente Luca e Deac resolvem contar ao resto da equipe o real motivo de Sanchez estar na S.W.A.T., e Hondo chega no exato momento. Vemos, então, que a lealdade e respeito a ele permanece inalterado por parte da equipe.
A equipe toma a decisão de dar um fim a essa palhaçada de Sanchez. E agora nos resta aguardar de que maneira irão agir para colocar um ponto final nas aspirações do atual líder.
Nota: 3,5/5.