Falta de sucesso no 2º trimestre de 2018 faz ações da Netflix caírem

Depois de um 1º trimestre surpreendente, a expectativa era grande para divulgação dos resultados do 2º trimestre da Netflix nesta segunda-feira (16).

Netflix, 2º trimestre, Sense8, Arrested Development, Luke Cage, 13 Reasons Why
Imagem: Netflix (04)
Netflix, 2º trimestre, Sense8, Arrested Development, Luke Cage, 13 Reasons Why
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Novo trimestre, antigos problemas

Dando início a temporada de divulgação de ganhos em Wall Street, a Netflix anunciou os resultados do segundo trimestre de 2018 nesta segunda-feira (16) após o fechado do mercado. As informações são da CNBC, Reuters, MultiChannel e Bloomberg.

Previsão do mercado, segundo a Reuters, era de um lucro de 79 centavos por ação e um rendimento de 3.94 bilhões de dólares. A estimativa era da empresa adicionar 1.2 milhão de novos assinantes nos Estados Unidos e outros 5.11 milhões ao redor do mundo.

A Netflix entregou menos. Bem menos. A receita foi de 3.91 bilhões de dólares, uma diferença de 300 milhões de dólares da estimativa; foram adicionados apenas 700 mil novos assinantes nos Estados Unidos, meio milhão a menos daquilo que o mercado esperava; internacionalmente, a empresa ganhou 4.5 milhões novos assinantes, uma diferença de 610 mil pessoas.

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Antes dos resultados, entretanto, as expectativas eram ótimas. No entanto, antes mesmo da empresa divulgar seus resultados, duas corretoras fizeram projeções negativas antes do mercado abrir na segunda-feira (16). Dentre elas, a Buckingham Research Group justificou a decisão alegando razões internas e externas para recomendar seus clientes a “vender” ações do serviço do serviço de streaming.

O conteúdo original lançado no segundo trimestre de 2018, assim como sua qualidade, foram abaixo do que se esperava, mesmo que o volume tenha sido capaz de superar a HBO em indicações ao Emmy,” disse o analista chefe do grupo, Matthew Harrigan.

“No instante que a televisão se torna capaz de ser distribuída globalmente através da internet, a Netflix em breve deve perder muito conteúdo e enfrentar grande competição. Fazendo com que tenha que aumentar significativamente sua produção original, e perdendo sua vantagem de oferecer opções aos assinantes,” conclui.

Anatomia do desastre

Mesmo parecendo pessimista, a avaliação tem base em fatos recentes. A Netflix não enfrenta competição apenas da Amazon e do Hulu, uma vez que prepara-se para encarar a agressividade da Apple na produção de conteúdo original. Da mesma forma que sofrerá com o lançamento da plataforma digital que a Disney lança em 2019, cujo conteúdo se tornará exclusivo da empresa.

Além da competição, a empresa enfrenta problemas com a sua própria estratégia. Pesquisas e estudos mostram que o tempo que assinantes passam na plataforma digital tem caído. Indicando uma dificuldade em garantir o consumidor que outrora passava horas assistido uma, ou mais, atrações.

O grande responsável pelo número baixo de novos assinantes? Falta de um grande sucesso no trimestre que passou. De todas as atrações lançadas nesse período (abaixo), a única que se destacou foi 13 Reasons Why. A última temporada de House of Cards será lançada apenas no final do ano; Orange Is The New Black volta neste mês (ou seja, próximo trimestre) e Stranger Things não retorna antes de 2019.

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Com grandes investimento no gênero dos reality shows (como Queer EyeCooking on a High Nailed It!), as apostas da Netflix para o 2ª trimestre não foram tão bem sucedidas quanto se esperava. A 2ª temporada de 13 Reasons Why foi um fracasso enorme de crítica, da mesma forma que os novos episódios de Arrested Development dividiram opiniões.

Outros destaques dos três últimos meses foram: 2ª temporada de Dear White People; 4ª temporada de Unbreakable Kimmy SchmidtSeries Finale de Sense8; 3ª temporada de The Ranch; 2ª temporada de Marvel’s Luke Cage; 2ª temporada de GLOW; estreia de Lost In Space; 2ª temporada de 3%. 

Para 2018 a expectativa é de gastar mais de 08 bilhões de dólares na produção de conteúdo original. Logo após a divulgação dos resultados, as ações da empresa despencaram 13%, o que para os padrões atuais é uma queda expressiva. Suas ações eram negociadas a 399 dólares durante todo dia, após os resultados despencou para 347 dólares.

Leia mais: Netflix bate HBO em indicações ao Emmy 2018

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.