Crítica: 15×18 de Supernatural trouxe uma bomba!
Crítica do décimo oitavo episódio da décima quinta temporada de Supernatural, exibido nos EUA pela CW, intitulado "Despair".
Episódio surpreendente
Agora parece que Supernatural pegou um ritmo melhor. Também pudera, não é mesmo? O final da série está aí! Era agora ou nunca! Sobre o presente episódio, eu queria destacar dois personagens muito importantes: Castiel e Dean.
Mas, primeiro, vamos recapitular alguns pontos interessantes que ocorreram. O Chuck ordenou que o Jack morresse e sumiu de novo, exatamente como fez no final da décima quarta temporada. Então, Sam, Dean e Cas levam o nefelim para a sala e tentam fazer algo para ajudá-lo. Porém, não conseguem pensar em nada.
Eis que aparece a Billie e manda o Jack para o Vazio, alegando que esse era o único lugar que poderia absolver o impacto da explosão do nefelim. Eu comecei a pensar: acabou para o Jack chato! Aleluia!
No entanto, a Billie logo apresentou a possibilidade de que o nefelim pudesse estar vivo após a explosão e, que nesse caso, o Vazio não deixaria que isso ocorresse por muito tempo. Esperta, ela quer trocar o Jack pelo Livro da Morte de Chuck.
Após relutar um pouco, Sam o entrega. A Morte o folheia e, assim, descobre que o nefelim ainda lhe seria útil. Ela o resgata e faz menção de levá-lo embora.
Dean ataca a Morte
No entanto, Dean impede a partida de Jack, atingindo Billie com a sua própria arma!
Depois disso, eis que surge um novo problema: graças a Charlie, descobrimos que as pessoas próximas dos Whinchesters começam a desaparecer. Em vez de pensar que isso poderia ser um plano do Chuck, que está livre, leve e solto, Sam e Dean vão pelo caminho errado e acreditam que a Billie é a responsável pelos desaparecimentos.
Devo dizer que eles foram burros, porque a Billie só faria isso de restaurar a ordem natural das coisas quando assumisse o poder, ou seja, após as mortes de Chuck e de Amara – o que não aconteceu (ainda). E esse erro, nesse ponto da história, foi fatal!
Descobrimos que a Eileen também desapareceu e, apesar de não gostar muito desse casal, fiquei com pena do Sam, que decide que o melhor é reunir todos os hunters que pudessem em um só lugar e cercar esse local com todos os tipos de proteção que eles conhecem.
Enquanto isso, Dean resolve que o melhor é ir atrás da Billie e matá-la. Castiel vai junto – por quê, Cas? Por quê?
Quando a dupla encontra a Morte, ela revela que é Chuck que está por trás dos desaparecimentos e que o golpe que Dean lhe desferiu lhe foi fatal. Temos, então, a frase poderosa que apareceu no vídeo da promo: Billie dizendo que, antes de morrer, queria matar o Dean. Um adendo: o Whinchester matou não uma, mas duas Mortes! DUAS!
A caçada começa e, obviamente, a Morte os encurrala.
O adeus de Castiel
Dean se lamenta, porque ele levou os dois para um beco sem saída e blá blá blá. Nesse momento, o anjo se lembra de que o único que poderia deter a Billie era o Vazio. Então, ele resolve se sacrificar para salvar Dean. (AFFFF!!!)
Ele faz um discurso sobre como Dean o mudou, como ele passou a se importar com o mundo por causa do Dean e diz que o ama. Os fãs de Destiel foram à loucura nessa hora, porque os roteiristas fizeram de propósito, de deixar essa ambiguidade no discurso, para que cada um interprete de um jeito. Eu não duvido que o Cas tenha falado no sentido romântico, não. Mesmo porque, Jensen Ackles e Misha Collins já disseram que Destiel não é fruto da imaginação dos fãs apenas.
Achei bem ruim que o Cas foi super fofo, altruísta, corajoso e verdadeiro com o Dean e ele não retribuiu em nada (como sempre, não é)? Há quanto tempo o Dean vem se comportando super mal com o Castiel? Nem quando o anjo se sacrificou por conta da burrice dele, o Whinchester foi capaz de, pelo menos, demonstrar um pouco mais de afeto pelo Cas, o mesmo Cas que o Dean disse ser da família.
Mas, se o Dean trata mal o próprio Sam, como faria diferente com o Castiel, não é mesmo?
Eu fiquei ainda mais decepcionada com o Dean depois disso tudo. Chorar e espernear quando a pessoa já está ausente, na minha opinião, não adianta de nada.
Achei ruim o Cas se sacrificar por alguém que não merecia o afeto dele, por alguém que se importava tão pouco com ele. Muito triste um personagem importante como o Castiel ser reduzido à sombra do Dean. E a forma como ele enxerga o Dean chega a ser irritante, pois o próprio Dean reconhece o embuste que é, mas o Cas, não!
O problema não foi ele morrer, mas, sim, por quem ele morreu. Se o Chuck tivesse matado o Cas, na minha opinião, seria melhor.
No final, o Vazio aparece e leva Billie e Cas embora.
Todo mundo desapareceu
Por outro lado, temos um acontecimento interessante envolvendo o Jack, pois, pelo que parece, ele será a nova Morte. Será mesmo?
Após todos o hunters que Sam havia convocado desaparecerem diante dos olhos dele e de Jack, eles saem do esconderijo e acabam descobrindo que todos desapareceram.
Leia também: 15×17 de Supernatural foi sensacional
Confesso que estou ansiosa pelo próximo episódio! E vocês? O que acharam de tudo isso? Gostaram da morte de Castiel? Deixem nos comentários e continuem acompanhando as novidades das séries aqui no Mix de Séries.