Três milhões de lares brasileiros possuem televisão por assinatura clandestina

Pesquisa divulgada nesta quinta (30) destacou o volume de pirataria e consumo clandestino para filmes e séries no Brasil.

Imagem: Canal Tech/Release

[spacer height=”20px”]

Uma reportagem do jornal O Globo revelou um dado interessante sobre o contato do brasileiro com a TV por assinatura.

De acordo com a matéria, três milhões de lares brasileiros possuem televisão por assinatura de forma clandestina, o famoso “Gatonet”. Os dados foram apresentados pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) durante o seminário “Ilegal, e daí?”, realizado nesta quinta (30) no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Os dados ainda destacam que 50% dos usuários de internet acessam conteúdos ilegais, seja por forma de streaming ou pirataria com downloads. As plataformas que disponibilizam filmes e séries de TV são as mais acessadas.

Continua após a publicidade

No fórum foi discutido a causa do grande volume de acesso ao conteúdo pirata e, dentre outros, apontou-se que o “refinamento da qualidade” destes produtos ofertados é um dos motivos para que o usuário acesse ilegalmente um conteúdo. No campo das séries de TV, por exemplo, está cade vez mais avançado a forma como os episódios piratas chegam através do espectador. Hoje, além de sites, existem aplicativos que facilitam esse acesso e que podem ser baixados nos celulares, tablets, entre outros.

Ísis Moret Valaziane, advogada e especialista em direito autoral, destacou na matéria que o boom das séries de TV contribuiu para “fomentar o acesso ilegal”.

“As empresas não estão conseguindo acompanhar a velocidade da demanda do consumidor por esse tipo de conteúdo, que virou um meio de interação social. As pessoas têm a sensação de que não podem esperar para tal episódio chegar ao país via transmissão legal, porque vão ficar sem assunto com os amigos. Então, buscam esse conteúdo em sites de streaming piratas.”, disse ela na reportagem para O Globo.

No mesmo seminário, a Ancine ressaltou que na pesquisa os dados mostraram que se o usuário não tivesse acesso ao conteúdo pirata, ele não necessariamente pagaria para ter acesso.

Para rever o cenário, as operadores estão cada vez mais ofertando novas possibilidades para o usuário, como a inserção de combos com TV por assinatura + internet, ou acessos à plataformas de streaming, que junto com pacotes de canais, conseguem fisgar mais clientes.

O resultado vem em meio ao crescente mercado de serviços de streaming, e ofertas legais para assistir séries e filmes. Além da Netflix e da Amazon, agora o brasileiro poderá também assistir o conteúdo da HBO de forma legal, com a chegada do HBO Go para comercialização sem a necessidade de pacote de TV.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.