A verdade não contada de Arcane
Arcane é um surpreendente sucesso na Netflix. Inspirado nos jogos de League of Legends, a animação tem conquistado crítica e público.
Não é nenhum segredo que Hollywood tem um histórico péssimo quando se trata de adaptação de videogames para a tela. De “Super Mario Bros.” (eleita a pior adaptação de videogame já feita) e “Mortal Kombat a Assassin’s Creed e Hitman“, vimos alguns filmes de videogame verdadeiramente terríveis ao longo dos anos. Os programas de TV se saíram um pouco melhor, embora agradar os jogadores e espectadores regulares de uma só vez tenha se mostrado desafiador demais para estúdios e streamers. Todos esperavam que The Witcher fosse a série que finalmente quebrasse a maldição da adaptação de videogame. Mas a primeira temporada da tão aguardada série da Netflix foi recebida com críticas mornas. Arcane seria a oferta da Netflix que finalmente deu conta do recado.
Baseado no popular jogo de arena de batalha League of Legends, Arcane parecia ter surgido do nada, embora na verdade tenha levado seis anos para ser criada. Os fãs do jogo online começaram a seguir seu progresso com entusiasmo, depois que ela foi oficialmente anunciado. Mas até eles ficaram surpresos com o quão bom Arcane acabou sendo. Os criadores de LoL, Riot Games, agora têm um fenômeno global em potencial em suas mãos, mas como eles fizeram isso? Esta é a verdade não contada de Arcane.
A Riot Games manteve a série fora das mãos de Hollywood
A Riot Games tentou fazer parceria com produtores estabelecidos de Hollywood. Ficou muito claro, entretanto, que, para ficar do jeito que eles queriam, precisariam fazer a série por conta própria. Os cofundadores da Riot, Brandon Beck e Marc Merrill, se preocupam profundamente com League e sua comunidade de jogadores. Então, a última coisa que eles queriam era que seu valioso produto caísse nas mãos de pessoas que não entendiam o jogo. A dupla finalmente decidiu entregar as rédeas a Christian Linke e Alex Yee. Ele são dois antigos membros da equipe da Riot que vivem e respiram League of Legends.
“Concluímos que ninguém vai se importar com o mesmo grau que Rioters. Essa é uma parte fundamental da equação.” A curva de aprendizado foi íngreme, mas o produto final provou que a abordagem faça-você-mesmo era a certa. Merrill disse: “Podemos acrescentar as grandes capacidades que outros criadores podem ter. Mas não podemos sacrificar o amor, a atenção aos detalhes e o conhecimento histórico e perspectiva que os Rioters têm.“.
A verdadeira razão pela qual a Riot Games decidiu fazer parceria com a Netflix
A Riot Games levou a sério a ideia de fazer incursões em Hollywood no final de 2020, quando a empresa nomeou a veterana executiva da Netflix, Shauna Spenley, como seu novo presidente global de entretenimento. “O histórico comprovado de Shauna em desenvolvimento criativo, design de produto, formação de equipe e experiência em marketing será essencial para ajudar a Riot a cumprir sua missão“, disse, então, Marc Merrill à Deadline na época. É fácil presumir que a história de Spenley com o gigante do streaming é o motivo pelo qual Arcane acabou na Netflix. No entanto, a decisão teve mais a ver com o fato de League of Legends ter uma audiência global do que qualquer outra coisa. Em declarações à Screen Rant, Christian Linke explicou por que a Netflix era a casa ideal para a série.
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“Acho que muitos de nós, especialmente quando você cresceu em um lugar como a Europa, você meio que se acostumou com a experiência de ‘Oh, meu programa, filme ou jogo favorito será lançado primeiro nos Estados Unidos, e talvez um dia eu consiga assistir também’”, disse o homem da Riot. Hoje, contudo, o jogo mudou. Graças a plataformas como a Netflix, novos filmes e séries podem ser vistas no mundo todo ao mesmo tempo. Nada de esperar meses para curtir o novo lançamento. Hoje, tudo chega no mesmo minuto a milhares de casas ao redor do planeta.
Mais de 300 animadores trabalharam no show
A casa de animação francesa Fortiche Production tinha uma equipe de menos de 20 animadores quando fez os videoclipes-base de League of Legends que levaram à criação de Arcane. Eles precisavam, contudo, aumentar suas fileiras significativamente para tornar a ambiciosa série uma realidade. Desta forma, dezenas e dezenas de novos funcionários subiram a bordo – mais de 300 indivíduos talentosos se juntaram para criar a primeira temporada de nove episódios.
Não foi apenas um jogo de números, no entanto. De acordo com Yee, a Fortiche fez o possível para trazer as melhores pessoas para o trabalho. “Eles selecionaram a dedo algumas pessoas que eles pensaram que realmente poderiam fazer tudo“, disse o funcionário de longa data da Riot. “O cara que é o líder da pintura fosca, da animação e do storyboard, suas impressões digitais estão realmente na série.“. Yee continuou dizendo que o planejamento meticuloso envolve tudo, desde os ângulos usados até as cenas de luta únicas – e muitas vezes brutais. “Quando você está falando sobre as opções de câmeras e coisas assim, temos um departamento de layout robusto“, disse ele. “Mesmo nas pranchas, já há muita reflexão sobre como encontrar uma nova maneira de mostrar uma briga.”
Encontrar os dubladores certos foi complicado
Conseguir a animação certa foi crucial, mas simplesmente não teria funcionado sem os dubladores certos. Quando os produtores Christian Linke e Alex Yee se sentaram para uma entrevista conjunta com a Screen Rant, eles revelaram que o processo de escalação causou grandes dores de cabeça, especialmente quando se tratava de Jinx, uma personagem extremamente popular na comunidade de League of Legends.
“Jinx era o mais assustador“, admitiu Yee. “Nós sabíamos desde o início que [Jinx] seria um dos papéis mais difíceis de se acertar. Ela é tão grande e tudo é exteriorizado no jogo. Mas é claro, sabíamos que queríamos que a série conseguisse espiar abaixo dessa camada e encontrar o tipo de sutileza e nuance para o personagem.” No final, Ella Purnell conseguiu o emprego e Yee não poderia ter ficado mais feliz com sua performance.
Ella Purnell ligou o modo “louco” para interpretar Jinx
Sua performance de voz entusiasmada foi elogiada pelos criadores de Arcane, mas na verdade Ella Purnell demorou um pouco para entrar no ritmo de Jinx. Falando com Looper em uma entrevista exclusiva, a atriz discutiu como os showrunners Christian Linke e Alex Yee a encorajaram a aumentar a loucura. “Este foi meu primeiro trabalho de dublagem“, disse ela. “Então, eu realmente não sabia o que estava fazendo. E, inicialmente, eu comecei a interpretá-la como direta, naturalista e normal, e eles falaram comigo sobre isso, e nós colaboramos.”.
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Purnell revelou que Linke e Yee deram a ela um curso intensivo sobre a tradição de League e a história de sua personagem, um dos lutadores mais populares e conhecidos do jogo. “Eles me mostraram alguns vídeos e fotos de quem ela era e explicaram o mundo de ‘League of Legends’ ainda mais, e a visão de Arcane“. Os produtores reconheceram que ela estava dando 100% na cabine de dublagem, mas queriam que ela “chegasse aos 150“.
Jinx foi inspirada em Harley Quinn e Bellatrix Lestrange
Jinx compartilha uma série de características com Harley Quinn (os fãs de League of Legends têm teorizado sobre quem venceria uma luta há anos). E Ella Purnell se voltou para a anti-heroína da DC em busca de inspiração. Falando exclusivamente para Looper, a atriz disse que “Harley Quinn foi definitivamente um ótimo ponto de partida” quando ela estava trabalhando em sua performance, chamando-a de “praticamente a mais famosa vilã violenta“. Então ela acrescentou: “Acho que o que Harley Quinn tem que eu amo é apenas um caos puro. É como se ela não se importasse. Assim, ninguém fica no caminho dela. É como uma energia anárquica caótica e violenta. E nós vemos isso muito com os homens, e não vemos isso frequentemente com as mulheres.“
Além disso, outra personagem feminina famosa que emite essas vibrações é Bellatrix Lestrange, a Comensal da Morte de cabelos grossos e olhos selvagens da franquia Harry Potter. Purnell nos disse que ela “sempre foi uma grande fã de Helena Bonham Carter“, que brilhantemente trouxe a personagem à vida nos filmes. “Eu sempre observei com muita atenção essas atrizes de personagens extremamente talentosas, corajosas e ferozes“, disse ela. “Helena Bonham Carter sempre foi uma grande influência para mim. Então, talvez tenha havido pequenas vibrações disso também.“
A abordagem anti-Disney
O cofundador da Riot Games, Marc Merrill, foi direto em dizer sobre o fato de que vê a Pixar como uma inspiração (ele a chamou de “a única empresa que conseguiu sustentar a excelência criativa por um longo período de tempo”). Mas a última coisa que ele deseja é que a Riot se torne mais um braço da Disney. Na verdade, os criadores de Arcane seguiram um caminho muito anti-Disney, enquanto montavam a série.
Além disso, a ex-executiva da Netflix explicou que seu trabalho como presidente global de entretenimento da Riot não é fazer de filmes e programas de TV o novo foco da empresa. “Tudo isso tem a ver com jogos no centro da cultura“, disse ela. “É o inverso do que a Disney faria. Eles estão colocando seus filmes no centro da cultura. Nós realmente vemos que os jogos são o centro da cultura e eles complementam essa experiência.”.
Filmes de fantasia inspiraram Arcane
Sendo membros de longa data da família Riot Games, os mentores de Arcane Christian Linke e Alex Yee são bem versados no vasto mundo de League of Legends. Há conhecimento suficiente para um universo cinematográfico, mas, apesar da abordagem distintamente anti-Hollywood que a empresa adotou durante o desenvolvimento da série, Linke e Yee pegaram referências de uma série de franquias de fantasia existentes. Em conversa com SyFy, Yee revelou em quais universos eles buscavam inspiração.
“Você literalmente não pode passar por uma história conhecendo Christian sem obter pelo menos uma referência de ‘Senhor dos Anéis’ e pelo menos uma referência de ‘Harry Potter’”, disse Yee. Além disso, ele continuou revelando que o programa Daredevil da Marvel na Netflix foi “outra inspiração“. Enquanto isso, o editor Lawrence Gan disse à Coming Soon que Arcane também compartilha algumas semelhanças com o maior programa de TV de fantasia dos últimos tempos. “Parece que você está assistindo a um episódio de ‘Game of Thrones’. Quando você pensa que já entendeu, vem uma surpresa! Então, de repente, você está chorando.”.
Por que não vimos mais campeões de League of Legends?
Arcane apresentou àqueles não familiarizados com League of Legends alguns personagens amados do jogo, mas a série mal arranha a superfície quando se trata de campeões de League. Existem mais de 150 personagens jogáveis no momento, e os produtores Christian Linke e Alex Yee sabiam que seria um ato de equilíbrio difícil. “Nós definitivamente queríamos ter o máximo de campeões que pudéssemos na série. Sem sentir, com isso, que estávamos sacrificando a qualidade da história por qualquer um daqueles em que realmente queríamos nos concentrar“, disse Yee a SyFy. Yee continuou revelando que eles sabiam “desde o início” que, se Arcane era para ter qualquer tipo de longevidade, fazia sentido se conter durante a primeira temporada.
Arcane foi inspirada em eventos do mundo real
Todos os melhores romances, jogos, filmes e programas de TV de fantasia têm algo a dizer sobre o mundo real, não importa quão estranhos sejam o cenário e os personagens. Arcane não é diferente. Na verdade, Christian Linke foi diretamente inspirado pelos eventos mundiais que aconteceram, enquanto a série estava sendo desenvolvida. “Para mim, quando iniciamos este projeto, havia uma série de questões que sentimos que precisávamos abordar em relação a coisas, como poder e estrutura social e, nos últimos anos, vimos muitas mudanças a esse respeito acontecendo em nosso próprio mundo.”, disse Linke à Hardware Zone. “Houve muitas figuras e movimentos políticos que deixaram uma impressão em nossas vidas durante este período e, embora certamente seja diferente para todos, acho que vivemos em uma época muito definidora.”.
Enfim, um dos principais temas de Arcane, portanto, é o conflito de sistemas de crenças e valores. Com o tempo, tornou-se uma parte essencial da história, resultado da mesma coisa acontecendo no mundo real. Linke disse: “Como pessoas, vimos muitas situações em que é realmente fácil para um lado simplesmente acreditar que o outro está errado devido à ignorância, e esse conceito foi apenas algo que ficou cada vez mais alto à medida que continuamos trabalhando em Arcane.”.