A verdade sobre Peaky Blinders que os fãs não sabiam

Winston Churchill tem importante significado para Peaky Blinders, e deve crescer na última temporada, assim como o papel de 2ª Guerra.

Peaky Blinders

Winston Churchill é um dos poucos personagens de Peaky Blinders que é baseado em uma figura histórica. E ele é uma parte essencial de como a série explora seu cenário. O programa apresenta Churchill no primeiro episódio da 1ª temporada, e ele foi interpretado por três atores até agora. Peaky Blinders tem interesse em manter a relevância do personagem. Embora suas aparições sejam breves, elas são importantes para o desenvolvimento do enredo da série.

Peaky Blinders começa no rescaldo da Primeira Guerra Mundial. Neste período, Churchill trabalhou em vários cargos parlamentares, incluindo o de Secretário de Estado da Guerra. Ele é, no entanto, mais famoso por sua liderança durante a guerra. Ele ainda serviu como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. O trailer da sexta temporada de Peaky Blinders provoca um cenário no prelúdio da Segunda Guerra Mundial. E o papel de Churchill no programa, portanto, parece destinado a continuar.

Churchill de Peaky Blinders é essencial para retratar uma sociedade pós-guerra

O personagem de Churchill é essencial para retratar uma sociedade que está se recuperando da guerra e destinada a outra. Churchill lutou na Primeira Guerra Mundial e é retratado em Peaky Blinders como paralelo a Tommy Shelby (Cillian Murphy), embora com status social invertido. Ele serve como uma personificação eficaz de como a união de Tommy entre vida de gangue e política é inesperada e fantástica. Mas representa, também, a área cinzenta da política em um período tumultuado da história.

PUBLICIDADE

Leia também: 6ª temporada de Peaky Blinders tem sentença de morte para Tommy

Churchill é apresentado ao programa como supervisor da investigação do Inspetor Chester Campbell (Sam Neill). Eles investigam uma caixa de armas desaparecida, que está na posse dos Peaky Blinders. Tommy, então, apela a Churchill com seu louvável histórico militar da Primeira Guerra Mundial. Ele sabe que o próprio Churchill deixou sua posição ministerial para servir na Guerra. Churchill acaba, então, favorecendo Tommy.

Aliados de guerra – e além dela

Os Peaky Blinders são uma gangue formada pelos irmãos Shelby após seu retorno da guerra. As produções do gênero gangster são muitas vezes fantásticas, mas Peaky Blinders retrata a vida das gangues de uma maneira mais fundamentada. Parece compreensível que os soldados mantenham um estilo de vida e uma forma de emprego com severidade e violência semelhantes à guerra. As cenas de Churchill iluminam a influência inabalável da guerra nas perspectivas sociais. E sua familiaridade com Tommy Shelby, portanto, retrata os efeitos da guerra como universalmente significativos.

Leia também: Autor de Peaky Blinders muda tudo para final na Netflix

Peaky Blinders desenvolve esse tema com Tommy tendo sido escavador durante a guerra. À medida que Tommy começa a desenvolver uma carreira como membro do Parlamento, então, algumas de suas travessuras como mafioso tornam-se mais políticas. Na 5ª temporada, Tommy e Churchill expressam reservas sobre o fascista Oswald Mosley (Sam Claflin). Tommy decide, então, planejar seu assassinato. O trabalho de Tommy como político-gangster reflete a natureza de seu trabalho na guerra: fazer o “trabalho sujo” para um bem maior. Churchill, então, reconhece isso ao falar de seus esforços coletivos durante o conflito, com Tommy sob o solo e ele mesmo acima dele. Churchill declara: “estamos na mesma situação exata aqui em Westminster”. Então, sobre seu cinismo em relação a Mosley, ele continua: “faça o que você tem que fazer, Sr. Shelby”.

Prenúncio de guerra

Cenas como essa são imaginativas por causa do enredo de Peaky Blinders. E a representação sinistra de Winston Churchill, logo, serve como um espelho para Tommy. Tommy e Churchill experimentaram a mesma guerra, mas com vidas muito diferentes. Churchill pode retornar ao trabalho político após a guerra. Tommy decide buscar uma fortuna para sua família por meios violentos e ilegais, ainda afetado por memórias traumáticas da guerra. Tommy é eleito para a Câmara dos Comuns como Churchill, mas ele continua lutando com suas guerras no subsolo, nas camadas inferiores.

Leia também: Vikings Valhalla: data de estreia, trailer e mais detalhes

Churchill diz: “quando ouço aquele homem Mosley falar, vejo os brotos verdes de outra guerra crescendo em torno de seus pés”. Enquanto a família Shelby é avessa às visões antissemitas de Mosley, Churchill entende que a União Britânica de Fascistas de Mosley pode causar grandes problemas.

Peaky Blinders filme

Churchill é uma espécie de anti-herói real

A abertura de Tommy com Churchill e sua promessa de que removerá a influência de Mosley por meios ilegais é notável ao retratar Churchill como um personagem confiável. Tommy é, afinal, um personagem misterioso. Muitas vezes sua família não tem conhecimento de seus planos exatos. Sua fé única em Churchill é um momento memorável no final da 5ª temporada. Serve, também, como reconhecimento de uma causa maior, prenunciando a Segunda Guerra Mundial.

Leia também: The Crown: 8 fatos da série confirmados pela Princesa Diana

A popularidade e o significado histórico de Churchill fizeram dele uma escolha óbvia para encadear uma história. Começando com as consequências da Primeira Guerra Mundial até o prelúdio da Segunda Guerra Mundial. No entanto, a personalidade do ex-primeiro-ministro é um elemento-chave adicional para o motivo pelo qual ele aparece em Peaky Blinders. Suas políticas em relação à fome de Bengala são um assunto notável de críticas, assim como as opiniões controversas que ele mantinha em relação à raça.

Polêmicas rondam poderosa figura de Churchill

Historiadores debatem até hoje alguns pontos de vista de Churchill. Embora ele continue sendo uma figura significativa na história britânica, há reservas em relação a ele. Alguns de seus pontos de vista, especialmente sobre raça, são considerados depreciativos nas perspectivas políticas modernas. Tommy, por sua vez, não é retratado apenas como um anti-herói; ele retrata as tensões da moralidade em uma sociedade injusta. Suas ações ao longo do programa foram dignas de vilões. A corrupção no serviço policial e a malevolência no parlamento, contudo, removem qualquer senso de moralidade objetiva para condenar respectivamente as ações de Tommy.

Leia também: Todos os lançamentos da Netflix em 2022 para séries

Apesar das críticas significativas a Churchill, ele continua como uma figura histórica popular. Tudo graças a sua liderança na Segunda Guerra Mundial e sua oposição a ascensão do fascismo europeu. Seu papel em Peaky Blinders talvez seja um lembrete da importância da perspectiva nos julgamentos de caráter. Tommy é um personagem adorado pelos telespectadores do programa. Embora isso tenha um nível de dilema ético associado a ele, talvez seja uma das principais visões do programa – refletindo sobre a escuridão em torno da guerra e a subjetividade da moralidade em tais contextos.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.