Audiência – Análise de 16/03 a 22/03: Billions, 9-1-1, Pretty Little Liars: The Perfectionists e muito mais

Na semana que contou com o início da March Madness, temos análise especiais sobre o retorno de Billions e 9-1-1, assim como a chegada de The Village e mais.

Audiência, Análise de Audiência, Billions, The Village, 9-1-1, Pretty Little Liars_ The Perfectionists
Imagem: Freeform/Divulgação; FOX/Divulgação; Showtime/Divulgação; NBC/Divulgação;

[spacer height=”10px”]

Na semana que contou com o início da March Madness (e não estamos falando de Brasília ou de Washington), nossos maiores destaques ficaram com a TV a Cabo. Vimos o retorno de Billions, que apesar da audiência vacilante continua como uma das principais séries no catálogo da Showtime, sem contar com o prolífico acordo que a CBS Corp. tem de distribuição internacional com a Netflix.

Além disso, assistimos a Series Premiere de Pretty Little Liars: The Perfectionists (leia crítica aqui), que foi um tanto frustrante do ponto de vista de audiência. Longe, muito longe da sua antecessora. Por fim, também temos uma análise especial do desempenho de 9-1-1, assim como a estreia de The Village e muito mais.

PUBLICIDADE

Então conto com a sua companhia, assim como seu comentário. Afinal de contas, é a única forma de continuarmos melhorando sempre.

[spacer height=”20px”]

ABC

Imagem: ABC/Divulgação

No sábado (16), a emissora transmitiu o jogo do Golden State Warriors contra o Oklahoma City Thunder, cujo demográfico alvo foi de 0.6. Tais números representam uma queda de 0.2 em relação a partida da semana anterior. No dia seguinte (17), o canal ganhou seu terceiro domingo consecutivo desde o retorno de American Idol. É verdade que o reality show apresenta uma queda considerável de 27.7% se compararmos com os números de exatamente um ano atrás (1.3 x 1.8), mas uma vitória é uma vitória. Em seguida, Shark Tank subiu 0.1 para sólidos 0.9 no demo.

Na segunda-feira (18), a estreia de American Idol no seu horário oficial trouxe números razoáveis. O programa fez 1.2 no demo, uma queda de 0.1 em relação ao que foi feito na noite anterior. Mais tarde, a estreia de The Fix foi frustrante. O drama fez apenas 0.7 no demo, uma queda de 0.6 do que The Good Doctor fez na sua Season Finale. É verdade que a líder do horário não fez algo surpreendente, mas mesmo assim são números desanimadores.

Enquanto uns choram, os outros….

Apesar do crossover que teve com American IdolAmerican Housewife despencou. A comédia caiu 0.2 em relação há três semanas atrás, indo para 0.8. Em seguida, The Kids Are Alright (0.7) quanto black-ish (0.6) caíram 0.1 e 0.2, respectivamente, em comparação com a semana anterior. Splitting Up Together ficou estável com miúdos 0.6, enquanto The Rookie também caiu 0.1 para 0.7.

Na quarta-feira (20), The Goldbergs subiu 0.1 para 1.2, mas todas as outras comédias – Schooled (0.9); Modern Family (1.1) e Single Parents (0.7) caíram 0.1. Em seguida, Whiskey Cavalier ficou estável com 0.6 no demo. Curiosamente, o drama está com praticamente a mesma média (0.70) de Designated Survivor quando esta foi cancelada em 2018. Na quinta-feira, Grey’s Anatomy venceu a noite dentre os roteirizados com um demo estável de 1.4, enquanto Station 19 subiu 0.1 para 0.9, ao mesmo tempo que For The People ficou estável com 0.5.

Fresh Off The Boat ficou estável com 0.6 na sexta-feira (22), enquanto Speechless subiu 0.1 para 0.5 e 20/20 subiu 0.2 para 0.9. Relembrando que em virtude desse claro sucesso, a emissora está considerando investir mais no jornalístico para a próxima temporada.

NBC

Imagem: NBC/Divulgação

No domingo (17), World of Dance ficou estável com 0.8 no demo, enquanto Good Girls caiu novamente. Desta vez o drama foi de 0.6 para medonhos 0.5. Como o The Wrap sintetizou muito bem, a situação da série não é boa com esses números. Na noite seguinte, o The Voice despencou 0.3 da semana anterior para ainda fortes 1.7. Em seguida, The Enemy Withtin perdeu 0.1 para 0.8, que foram suficientes para vencer o horário.

Ellen’s Game of Games ficou estável com 1.2 em relação há sua última exibição, mostrando o porquê os canais continuam apostando em não roteirizados. São baratos de produzir e rendem bons números. Em seguida, This Is Us caiu 0.1 para 1.7, abrindo espaço para estreia de The Village com modestos 0.87 no demo.

A série apresentou uma retenção do seu lead in de apenas 47%, ou seja um sangramento grandioso de 53%. Vale lembrar que tais índices estão praticamente estáveis com o que New Amsterdam fez na semana passada (1.0), assim como a média de Law & Order: True Crime (1.0), que ocupou esse horário em 2017.

Na quinta-feira (21), Superstore (0.9) e AP Bio (0.5) ficaram estáveis em relação há semana anterior, enquanto Brooklyn Nine-Nine (0.6) caiu 0.1, Will & Grace (0.7) subiu 0.1 e Law & Order: SVU (0.8) também oscilou positivamente 0.1. Blindspot (0.4) caiu 0.1, ao mesmo tempo que The Blacklist subiu 0.1 para 0.6 e Dateline ficou estável com 0.5.

FOX

Imagem: FOX/Divulgação

Na noite de domingo (17), a emissora trouxe apenas três originais. Enquanto Os Simpsons ficou estável com 0.8 no demo, Bob’s Burgers subiu 0.1 para 0.9. Mas Family Guy encerrou a noite caindo 0.1 para 0.8. Na segunda-feira, (18) The Resident retornou com estáveis e sólidos 0.9 no demo, enquanto 9-1-1 voltou de umas longas férias caindo 0.2 para 1.2.

Na terça-feira (19), MasterChef Junior ficou estável com 0.8, enquanto Mental Samurai foi lançado com modestos 0.7. Na noite seguinte (20), Empire desviou de um Series Low marcando estáveis 1.2 no demo. Em seguida, Star caiu 0.1 para 1.0. Retornando de uma semana de folga, tanto Gotham (0.6) quanto The Orville (0.6) ficaram estáveis com medianos 0.6 no demo.

Na sexta-feira (22), que curiosamente é uma das melhores noites do canal para audiência, Last Man Standing (0.9), The Cool Kids (0.7) e Proven Innocent (0.4) ficaram estáveis em relação às suas últimas exibições.

CBS

Imagem: CBS/Divulgação

No sábado (16), o drama Ransom trouxe um pequeno tropeço. O drama oscilou 0.1, caindo de 0.3 para ainda mais irrelevantes 0.2. Na noite seguinte (17), 60 Minutes cresceu 0.3 para 1.1, em grande parte graças a força do início da loucura de marco com o NCAA. Em seguida, God Friended Me também capitalizou no esporte e pulou 0.2 para 0.8.

Mais tarde, NCIS: Los Angeles ficou estável com 0.9 no demo, enquanto Madam Secretary apresentou uma nova queda de 0.1 para 0.5. As duas duas originais da noite de segunda-feira foi Man with a Plan com uma subida de 0.1 para 0.9, enquanto Bull voltou com uma queda para 0.7.

Na quarta-feira (20), um episódio duplo de Survivor despencou 0.2 em relação à semana anterior, marcando 1.3 no demo. Mais tarde, Seal Team retornou de um longo hiatus para 0.7 no demo. Na primeira noite da NCCA Tournament trouxe 0.9/1.2 no demo, uma queda gigantesca dos 1.7/1.4 do ano anterior. Enquanto na sexta-feira, a transmissão dos jogos foi bem melhor do que o ano passado – 1.9/1.3/1.1 contra 1.2/1.2/1.1 de 2018.

É claro que na próxima semana teremos uma cobertura bonitinha e redondinha da NCCA Tournament, assim como uma análise especial explicando o que o campeonato representa e o porquê seus números são tão bons.

CW

Imagem: CW/Divulgação

No domingo (17), tudo suave na nave com Supergirl (0.3) e Charmed (0.2) estáveis em comparação com a semana anterior. Na segunda-feira (18), Arrow ficou estável com 0.3, enquanto a Season Finale de Black Lightning também estabilizou em 0.2. No dia seguinte, The Flash manteve-se no seu Series Low com 0.5 no demo, enquanto Roswell, New Mexico cresceu 0.1 para 0.3.

Já na quarta-feira (20), tanto Riverdale (0.3) quanto a Season Finale de All American (0.2) ficaram estáveis em relação às semanas anteriores. Na quinta-feira (21), tanto Supernatural (0.4) quanto Legacies (0.3) ficaram estáveis em relação há semana anterior. Encerrando a semana, Dynasty subiu 0.1 para 0.2, enquanto Crazy Ex-Girlfriend ficou estável com 0.1 no demo.

[spacer height=”10px”]

Destaques da TV a Cabo

Canais a Cabo
Imagem: Divulgação (06)

No domingo (17), a CNN lançou mais um bloco de originais. A minissérie documental Tricky Dick, que como o nome sugere é sobre o ex-presidente Richard Nixon, estreou com força. Além dos primeiro lugar, a produção também venceu em vários demográficos importantes. Foram 0.25 em 25 a 54 anos; 0.03 no difícil de agradar 18 a 34 anos, além de atrair 1.13 milhão de telespectadores.

Na AMC, The Walking Dead pediu 0.11 para ainda sólidos e vitoriosos 1.66 no demo. Enquanto isso na HBO, a Season Finale da recente renovada High Maintenance perdeu força 0.02 para 0.07. Na Showtime, a subvalorizada Billions retornou com um demo de 0.18, uma queda de 0.08 da Season Premiere de 2018, assim como de 0.05 da Season Finale do ano anterior.

Black Monday ficou estável com 0.08; The Circus encerrou mais uma temporada com 0.08 (+0.03). Encerrando os destaques do final de semana, American Gods continua longe da potência da temporada anterior com uma queda de 0.05 para 0.10. Na segunda-feira (18), American Dad perdeu fôlego para 0.04. Já o altamente recomendável documentário da HBO, The Inventor: Out For Blood In Silicon Valley fez saudáveis 0.16.

Na terça-feira (19), The Habe and Have Nots subiu 0.02 para 0.39, enquanto a Season Premiere de If Loving You Is Wrong fez modestos 0.28. Miracle Workers subiu 0.02 para ainda modestos 0.29. Encerrando os destaques da noite, Good Trouble conseguiu operar uma pequena subida para 0.15. Na noite seguinte (20), Pretty Little Liars: The Perfectionists estreou com números desanimadores – 0.18 no demo, indicando que, provavelmente, a audiência cresceu.

Encerrando os destaques da semana, RuPaul’s Drag Race ganhou 0.02 para interessantes 0.28 no demo. Enquanto no Bravo, Project Runway caiu para 0.23, ao mesmo tempo que Million Dollar Listing ficou estável com 0.22.

Notas do Acúmulo:

Meet The Press: com a campanha de 2020 começando com força total (e que Deus nos ajude por isso), o programa político apresentado por Chuck Todd aos domingos ganhou mais uma na última semana (17). A atração foi a mais assistida pela sexta semana consecutiva, além de registrar a maior audiência do mercado de Washington D.C. pelo quarto ano consecutivo. Vencendo seu principal concorrente (Face The Nation, da CBS) com entrevistas com os candidatos Amy Klobuchar (D-Minn.) e Beto O’Rourke, assim como uma entrevista com o Senador Pat Toomey (R-Pa.).

Live with Kelly and Ryan: mantendo seus ótimos números com principal demográfico do período diurno da televisão americana – mulheres de 25 a 54 anos, a atração matutina venceu seu horário mais uma vez. O programa vem crescendo semana após semana no demo, crescendo em 10% em comparação com a semana anterior (1.1 x 1.0), marcando uma Season High.

Jimmy Kimmel Live!: o talk show da ABC pode não ser o primeiro que se pensa quando se fala em números de audiência grandiosos. Contudo, na semana que começou no dia 11 de março, o programa cresceu 12% em relação a semana anterior (518,000 vs. 461,000), registrando seu melhor resultado em quatro meses no venerado demográfico de 18 a 49 anos.

Internacionais

Imagem: Divulgação (06)

Na Bélgica, o início da segunda temporada de 9-1-1 continua bem. O segundo episódio do novo ano subiu de forma impressionante. No Season Premiere, 396.7 mil pessoas assistiram ao episódio, mas desta vez 411.6 mil telespectadores conferiram, um crescimento de 3.75%. Ainda no domingo (17), a abertura da temporada 2019 da Fórmula 1 trouxe números modestos na Austrália, o país sede. Foram 649 mil pessoas assistindo, deixando a transmissão no sexto lugar geral, atrás do 60 Minutes (689 mil) e do peso pesado Married At First Sight (1.47 milhão).

Encerrando os destaques do final de semana, MasterChef Chile marcou seus piores números desta temporada. Foram infelizes 11.2 pontos, uma forte queda dos 14.2 pontos da semana anterior. Na segunda-feira (18), a versão francesa da série Red Band Society retornou ao ar para o restante da sua segunda temporada com um episódio duplo. A audiência média foi de 4.76 milhões de telespectadores. O share foi de 21.9% com indivíduos maiores de quatro anos e 31.2% com mulheres acima de 50 anos.

Ainda na segunda (18), a disputa pela liderança na Espanha segue quente. Sem a competição do The Voice Espanha, Spain’s Got Talent liderou com folga. Foram 2.43 milhões de telespectadores, com uma participação de 22.2%, freando a estreia da nova aposta da Antena 3 – a série 45 Revoluciones, que chegou com boas críticas, foi vista por apenas 1.53 milhão de pessoas. Na terça-feira (19), a final do Das Große Promibacken (a versão alemã de Bake Off Celebridades) foi assistida por 2.01 milhões de pessoas, a maior audiência da Sat.1.

Na Espanha, o Bake Off Espanha ainda não mostrou a que veio. Na sua segunda semana, o reality show exibido na quarta-feira (20), atraiu apenas 970 mil telespectadores e um share pequeno de 8.2%.

La Cornisa, Maurício Macri-2
Imagem: América TV/Divulgação

Popular? Eu?

Diferentemente do que mostramos há algumas semanas atrás com a entrevista de Pedro Sánchez para um canal espanhol, Maurício Macri rendeu bons números para América TV. Na estreia da 20ª temporada do popular La Cornisa, o programa ficou no terceiro lugar geral de todo domingo (17), além de ser a atração mais vista da emissora. Foram 4.1 pontos, que mesmo abaixo dos números do retorno de 2018 (4.7), ainda sim foram bem vistos pela imprensa argentina.

[spacer height=”20px”]

Análise Especial da Semana: 9-1-1

9-1-1, FOX
Imagem: FOX/Divulgação

Depois de meses de férias para que The Passage pudesse dar certo na segunda-feira, 9-1-1 está finalmente de volta. Contudo, é importante lembrar que a última vez que a série esteve entre nós, seus números estavam bons, mas longe do fenômeno da primeira temporada. Mesmo assim, o drama continua como um dos melhores produtos que a emissora tem na sua programação haja vista seus recentes fracassos (alô, Proven Innocent), assim como a situação de outros dramas da TV aberta.

Atualmente, 9-1-1 tem a segunda melhor média de audiência dentre os roteirizados, ficando atrás apenas de Empire (claro). Além disso, a série está à frente em relação a todas as outras produções roteirizadas exibidas pela Fox às 21h. É um desempenho que está surpreendentemente acima da média, apesar das recentes quedas. Sem contar com outra grande trunfo: a capacidade de capitalizar absurdamente no acumulado de três (e principalmente) de sete dias após a exibição original.

Por esses motivos, fica fácil argumentar que 9-1-1 deverá ser renovada ao final desta temporada. Mas vale lembrar que agora que é uma propriedade da Disney e não mais da 21st Century Fox, sua rentabilidade será fundamental para mantê-la no ar. Vimos acima que a série é um grande sucesso na Bélgica, assim como no exigente mercado australiano. Além disso, também foi vendida para grande parte da América Latina, mercado que adora um procedural. Audiência boa e vendas internacionais razoáveis. Tem como ficar melhor?

Audiência dos Episódios da 2ª temporada de 9-1-1

Season Premiere: 2.56 no demográfico alvo (18-49 anos) / 9.82 milhões de telespectadores

Segundo Episódio: 1.59 no demográfico alvo (18-49 anos) / 6.60 milhões de telespectadores

Terceiro Episódio: 1.49 no demográfico alvo (18-49 anos) / 6.08 milhões de telespectadores

Quarto Episódio: 1.41 no demográfico alvo (18-49 anos) / 5.92 milhões de telespectadores

Quinto Episódio: 1.43 no demográfico alvo (18-49 anos) / 5.87 milhões de telespectadores

Sexto Episódio: 1.31 no demográfico alvo (18-49 anos) / 5.64 milhões de telespectadores

Sétimo Episódio: 1.38 no demográfico alvo (18-49 anos) / 5.63 milhões de telespectadores

Oitavo Episódio: 1.21 no demográfico alvo (18-49 anos) / 5.58 milhões de telespectadores

Nono Episódio: 1.22 no demográfico alvo (18-49 anos) / 5.15 milhões de telespectadores

Décimo Episódio: 1.39 no demográfico alvo (18-49 anos) / 6.14 milhões de telespectadores

Décimo Primeiro Episódio: 1.20 no demográfico alvo (18-49 anos) / 5.96 milhões de telespectadores

O que veremos na próxima semana: a aguardada Knightfall estreia no History Channel; Jane The Virgin finalmente retorna para sua última temporada na CW; a CBS lança sua mais nova aposta em programação não roteirizada, Million Dollar Mile; e Abby’s na NBC, será que vai dar certo?

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.