As vezes em que La Casa de Papel se “inspirou” em Prison Break

Confira as vezes em que La Casa de Papel pareceu se inspirar em Prison Break. Seria esse o grande segredo do sucesso? Entenda.

La Casa de Papel se inspirou em Prison Break

La Casa de Papel se inspirou na trama de Michael Scofield?

La Casa de Papel vem sendo um sucesso na Netflix, não há quem possa negar! Esse sucesso se deve tanto por seus personagens marcantes, como também, pela envolvente trama do seriado. Mas ela, certamente, busca inspirações em outras produções já existentes, e não tem como não lembrar de um outro grande sucesso que teve um ritmo bem parecido com La Casa de Papel: trata-se de Prison Break.

Para provar tal inspiração, o Mix de Séries selecionou 5 fatos da série que nos lembrou de Prison Break. Aquela mesmo, que o personagem principal realiza um crime apenas para entrar na cadeia para resgatar seu irmão. Confira abaixo:

[spacer height=”10px”]

PUBLICIDADE

ATENÇÃO: ESSE POST PODE CONTER SPOILERS DE AMBAS AS SÉRIES

 1 – Sara Tancredi x Raquel Murillo – O Amor inesperado

Imagem: Fox Reprodução/Antena3 Reprodução

Em Prison Break, Michael Scofield estuda a dedo a médica da cadeia, aproximando-se aos poucos da doutora para usá-la em seu plano de fuga. Porém, ao fim, Scofield acaba se apaixonando por Tancredi. Já em La Casa de Papel, o professor se aproxima de Raquel, a inspetora encarregada por capturar os criminosos, como estratégia para ficar próximo da polícia. No entanto, como em PB, o que o professor não imaginava era que iria se apaixonar pela pessoa que poderia colocá-lo atrás das grades.

[spacer height=”10px”]

2 – Pessoas extras no plano

Imagem: Fox Reprodução/Antena3 Reprodução

Inicialmente, o plano de Scofield era usar Abruzzi por conta do avião, Westmoreland pelo dinheiro, Sucre por dividirem a mesma cela e, claro, Lincoln. Mas os planos mudaram ao decorrer da série e eles acabaram incluindo mais pessoas. Em La Casa de Papel foi apenas uma: Monica Gaztambide. Levar a secretaria do banco não estava nos planos dos criminosos, mas depois de diversos acontecimentos, o grupo decidiu levá-la com eles para fora.

[spacer height=”10px”]

3 – Mortes em momentos importantes dos planos

Imagem: Fox Reprodução/Antena3 Reprodução

Westmoreland era uma peça chave para o plano de Scofield para quando eles fugissem da cadeia, porém no momento da fuga, Charles morre com um corte na barriga, após uma luta com o policial para salvar o restante do plano. Já em La Casa de Papel, a perda é também significativa: Moscou, a pessoa encarregada por cavar o túnel para a fuga do grupo. Devemos lembrar que ele, assim como Charles, também morreu por um trauma na barriga. E  também foi causado pela policia, após ajudar no resgate de uma das principais  peças do plano.

[spacer height=”10px”]

4 – Professor x Scofield

Imagem: Fox Reprodução/Antena3 Reprodução

Devo lembrar a esse ponto da leitura, que esse texto não é uma comparação. Apenas mostramos fatos que nos remetem uma série à outra. Logo que os personagens foram introduzidos ao público, ficou claro que a genialidade do professor era algo incrível. A maneira que ele sempre tinha uma carta na manga, a postura do personagem, a inquietude… Scofield nos mostrou em 4 temporadas essas características marcantes e essa excêntrica performance. Assim como Scofield, o professor ficará marcado como um dos personagens mais incríveis que já tivemos na TV.

5 – Berlím x T-Bag – O caso de amor e ódio 

As vezes em que La Casa de Papel pareceu inspirar Prison Break
Imagem: Fox Reprodução/Antena3 Reprodução

Esses criminosos são a linha tênue entre o amor e ódio, diante de apresentações notáveis dos personagens, nos pegamos em questionamentos com nos mesmo: Devo ou não gostar dele? Nosso eterno T-Bag tinha tudo para ser odiado; seus crimes são repugnantes e o personagem faz cagada atrás de cagada, porém a carisma e diálogos risíveis do mesmo, nos faz torcer e simpatizar por ele. Berlím segue a mesma linha: em alguns momentos com discursos machistas e inconveniente, a figura nos presenteia com uma apresentação impecável e até mesmo, amável em alguns momentos. Há quem jure que os dois personagens são detestáveis, porém, se não fosse T-Bag e sua sala na 4ª temporada, Scofield nunca teria conseguido Silla; e sem a postura de Berlím na Casa da Moeda, o plano certamente não teria vingado.

6 – Mudança de cenário

Tanto Prison Break quanto La Casa de Papel duraram mais do que deviam (ou foram além do planejado). Então, para se manter viva e atraente, ambas as séries precisaram mudar o cenário da premissa original, inserindo novos elementos que lembravam do anterior. Portanto, em Prison Break, fomos de Fox River para Sona. Já no caso de La Casa de Papel, fomos da Casa da Moeda da Espanha para o Banco da Espanha. Em ambas ocasiões, locais que faziam referência ao grande cenário anterior.

As vezes em que La Casa de Papel se inspirou em Prison Break
Imagem: Netflix/FOX/Divulgação

Igualmente, acrescento que as duas séries são incríveis e dignas de maratonas.

E você, lembra de mais algum momento em que La Casa de Papel pareceu ter sido inspirado em Prison Break? Portanto, deixe nos comentários. Além disso, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.