Audiência – Análise de 18/01 a 24/01: 9-1-1: Lone Star, Station 19, A Dona do Pedaço e muito mais

Com a estreia de 9-1-1: Lone Star na FOX, também vimos A Dona do Pedaço bater recorde em Portugal, assim como o retorno de Station 19 e muito mais.

Audiência, Análise de Audiência, 9-1-1_ Lone Star, A Dona do Pedaço, Station 19, Awkwafina Is Nora From Queens
Imagem: Divulgação (04)

Antes de mais nada, preciso me defender. Não, este que vos escreve não bebeu durante o desenvolvimento desta coluna. E sim, A Dona do Pedaço é um dos nossos destaques da semana. Isso porque a novela, que é exibida pela SIC em Portugal, bateu um novo recorde de audiência na semana que passou. Com o capítulo que mostrou a prisão de Régis (Reynaldo Gianecchini), o folhetim de Walcyr Carrasco deixou a concorrência (bem) para trás. Temos os números e muito mais destaques internacionais pra você. 9-1-1: Lone Star.

Além disso, temos novidades na televisão americana. Com janeiro entrando na sua reta final, os canais estão finalmente tirando do banco de reserva as últimas séries que estavam de férias. Me refiro, claro, ao bloco de dramas da ABC da quinta-feira. Station 19 voltou super bem, assim como Grey’s Anatomy A Million Little Things. A FOX estreou seu principal drama da temporada, 9-1-1: Lone Star, que é o nosso destaque da semana. Por fim, também temos números da TV a Cabo, com destaque para a estreia de Awkwafina Is Nora From Queens e os números do julgamento de Donald Trump no Senado. Ufa!

Então, te convido para ler e lembro que estou esperando seu comentário. Afinal, é a única forma de continuarmos melhorando sempre.

[spacer height=”20px”]

ABC

ABC, Audiência
Imagem: Divulgação

No domingo (19), America’s Funniest Home Videos caiu 0.2 para 0.5, assim como Kids Say The Darndest Things, que oscilou negativamente para 0.4. Em seguida, Shark Tank segurou firme contra a forte concorrência do futebol com sólidos 0.5 no demo. Em seguida, tivemos The Bachelor mostrando sua força na segunda-feira (20). Após sofrer (e muito) com o futebol na semana passada, o reality show recuperou seus números e voltou a marcar um Season High de 1.9, vencendo com muita facilidade a competição. Em seguida, The Good Doctor também subiu e marcou respeitáveis 0.9 no demo.

Após um longo período com reprises e tapa buracos, a terça-feira (21) foi de programação completa e normal. The Conners retornou com uma queda de 0.1 para 1.0, ao mesmo tempo que Bless This Mess ficou estável (0.6). Mais tarde, mixed-ish teve uma queda considerável de 0.2 para 0.5, enquanto black-ish (0.5)e Emergence (0.3) repetiram seus números da semana passada.

É sucesso que você quer? Então vamos correndo para quinta-feira (23). Sabiamente, a ABC decidiu lançar a nova temporada de Station 19 com um crossover com sua série-mãe. Sendo assim, o drama retornou com ótimos 1.2 no demográfico alvo.

Tais números são superiores a Season Premiere do ano anterior, assim como maiores que a média da segunda temporada (0.95). Em seguida, Grey’s Anatomy voltou com sólidos 1.4 no demo, os mesmos da sua última exibição em 2019. Mais tarde, A Million Little Things (0.8) voltou da folga repetindo sua performance.

Grande noite para o canal também na sexta-feira (24). American Housewife (0.6) e Fresh Off The Boat operaram em alta de 0.1 em comparação com a semana anterior, assim como 20/20 que anotou 0.6.

NBC

NBC, Audiência
Imagem: Divulgação

Em segundo lugar na segunda-feira (20), America’s Got Talent: The Champions registrou 1.1 no demo nas suas duas horas de exibição, uma subida de 0.1 em comparação com a semana anterior. Mais tarde, Manifest ficou ‘firme’ nos seus 0.7 da semana passada. This Is Us venceu a terça-feira (21) com certa facilidade, embora tenha caído 0.1 em comparação com a semana anterior.

O mesmo caminho foi feito por New Amsterdam (0.7), ao mesmo tempo que Ellen’s Game of Games ficou estável às 20h. Três comédias conseguiram operar uma subida: Superstore (0.7), The Good Place (0.6) e Will & Grace (0.5) na quinta-feira (23). Perfect Harmony, contudo, que exibiu sua Season (ou Series?) Finale, ficou estável com 0.3.

FOX

FOX (logo), Audiência
Imagem: Divulgação

Antes de começarmos, lembro aos leitores que uma análise especial sobre a estreia de 9-1-1: Lone Star, encontra-se um pouquinho mais abaixo. Dito isso, vamos aos demais destaques. Na segunda-feira (20), tivemos o lançamento regular de 9-1-1: Lone Star após grandiosos números pós-NFC Championship Game.

O resultado foi bastante modesto. A série entregou apenas 1.0 no demo, o que é um tanto aquém da média da 3ª temporada de 9-1-1 (1.4), mas suficiente para vencer a CBS no horário e brigar com a NBC pelo segundo lugar. Em seguida, Prodigal Son retornou do hiato com estáveis (e ótimos) 0.7 no demo. The Resident (0.7) e 24 Hours to Hell and Back (0.6) ficaram estáveis em comparação com a semana anterior na terça (21).

Last Man Standing continua fazendo bonito na FOX ao manter seus 0.8, apesar da forte competição da ABC na quinta (23). Isso acontece, logicamente, porque uma audiência é composta de mais homens, enquanto a outra é por mais mulheres. Tal solidez ajudou no lançamento de Outmatched.

A comédia fez 0.7 no demo, bem diferente dos 1.5 que The Cool Kids fez no pós-Last Man na temporada passada. Contudo ficou praticamente estável com a média final (0.83) da produção já cancelada. Além disso, a série fez os mesmos números de Deputy em 02 de janeiro com os mesmos números do seu lead-in.

Falando nele, a decadência continua. O drama estrelado por Stephen Dorff caiu mais um pouquinho ao oscilar de 0.6 para preocupantes 0.5 no demo. Mas cá entre nós? Não há muito o que se esperar de uma série policial que sucede um bloco de comédias (?‍♂). Mostrando seu desempenho aquém do esperado, WWE SmackDown caiu 0.1 para 0.7 no demo, liderando a noite por décimos à frente de American Housewife.

CBS

Audiência, CBS (logo)
Imagem: Divulgação

Sem o futebol da NFL exibido mais cedo, como teve na semana anterior, um especial do 60 Minutes caiu 0.5 para ainda sólidos 1.0. O restante da noite de domingo (19) foi composta por reprises. Após uma breve folga em virtude do futebol na semana anterior,  The Neighborhood (0.9) e Bob ❤️Abishola (0.7) retornaram apresentando uma estabilidade e queda de 0.1, respectivamente. Enquanto All Rise subiu 0.1 para 0.6 e Bull ficou estável com 0.6. Marcando a maior audiência da noite no canal, tanto em demo quanto no total de telespectadores, NCIS ficou estável com 1.0. Depois, FBI subiu 0.1 para 0.9, mas não segurou FBI: Most Wanted que caiu 0.1 para 0.7.

CW

CW (logo), Audiência
Imagem: Divulgação

Exibidas pela primeira vez desde 1º de dezembro, sem ser um episódio crossover, tanto Batwoman (0.2) quanto Supergirl (0.2) mantiveram seus números da semana anterior. Segunda-feira (20), trouxe All American (0.2) e Black Lightning (0.2) super estáveis no retorno de férias. Sem nenhuma surpresa, tanto Arrow (0.3) quanto DC’s Legends of Tomorrow (0.2) apresentaram quedas de 0.1 em comparação com seus episódios do crossover. Na quinta-feira (23), Supernatural teve uma pequena queda em relação a semana anterior, caindo de 0.3 para 0.2. Mais tarde, Legacies continuou estável com 0.2. Na sexta-feira (24), por fim, Charmed ficou estável com seus 0.2, assim como Dynasty com 0.1.

[spacer height=”10px”]

Destaques da TV a Cabo

TV a Cabo (logo)
Imagem: Divulgação (06)

No sábado (18), Say Yes To The Dress ficou estável com 0.14/0.11. Já na noite seguinte (19), muitas novidades. Na Showtime, Ray Donovan despediu-se da sua temporada com 0.12, uma queda de 0.10 em comparação com o ano anterior. Mais tarde, Shameless caiu um pouquinho para 0.22, enquanto The L Word: Generation Q ficou estável com 0.05. The Outsider fez 0.19, uma subida dos 0.18/0.15 da semana passada ao mesmo tempo que Avenue 5 fez 0.16 na sua Series Premiere. Por fim, na HBO, o retorno de Curb Your Enthusiasm fez apenas 0.22.

Screen Actors Guild Awards fez números (bem) inferiores àqueles registrados em 2019. Foram 0.26 na TNT e 0.16 na TBS, aquém dos 0.30 feitos em ambos os canais no ano anterior. (a lista dos vencedores, você confere aqui). The New Pope, já na segunda-feira (20), fez 0.04 no demo, repetindo os números da semana anterior. A Season Premiere de Project Blue Book fez 0.27 na terça-feira (21), uma queda dos 0.43 feitos no início do primeiro ano. Ainda na noite, The Haves and The Have Nots perdeu fôlego ao oscilar para 0.27 no OWN.

Series Premiere de Awkwafina Is Nora From Queens, uma das principais apostas da ViacomCBS para este início de 2020, teve estreia simultânea em diversos canais. A comédia, portanto, fez 0.22 no Nick At Nite, 0.18 no Comedy Central, 0.09 na MTV e 0.07 na HV1. Ainda na quarta-feira (22), Party of Five despencou 0.06 para 0.09, enquanto Good Trouble também caiu 0.03 para fracos 0.06.

Encerrando os destaques da semana na TV a Cabo, Project Runway ficou estável na quinta-feira (23) com 0.24. Na Freeform, grown-ish caiu 0.08 para ainda saudáveis 0.13, enquanto a Season Premiere de The Bold Type ficou em 0.05, aquém dos 0.09 da última Season Premiere. Por fim, Everything’s Gonna Be Ok fez 0.04, uma queda dos 0.12/0.07 feitos na Series Premiere.

Impeachment, você está aí?

Impeachment TV
Imagem: Reprodução

Para quem ainda esqueceu, lembro o leitor que Donald Trump está, neste momento, sendo julgado no Senado americano por supostos crimes de abuso de poder e obstrução da Câmara. A boa notícia é que, assim como tudo nos Estados Unidos, a transmissão é uma excelente oportunidade para fazer dinheiro e atrair anunciantes. Mas será mesmo que teve gente assistindo? De acordo com a Nielsen, em números divulgados pelo The Hollywood Reporter, o primeiro dia de deliberações (20), atraiu saudáveis 11 milhões de telespectadores.

Das 12h30 às 17h, ABC, CBS, NBC, CNN, Fox News e MSNBC derrubaram suas programações normais e exibiram o julgamento ao vivo. Sem nenhuma surpresa, a Fox News atraiu a maior audiência (2.65 milhões de telespectadores). Seguido da CBS (1.94 milhão), MSNBC (1.91 milhão), assim como ABC (1.63 milhão), CNN e NBC (1.44 milhão cada). No segundo dia, contudo, a audiência despencou. Apenas 8.9 milhões assistiram, de acordo com números divulgados pela Reuters.

Notas do Acúmulo:

La Rosa de Guadalupe: embora não tenha dado muito certo no SBT, a novela da Televisa é um sucesso enorme no restante da América Latina. De acordo com dados apresentados pela Parrot Analytics durante o Global TV Demand Awards na NATPE de Miami neste ano, o folhetim foi quem recebeu a maior demanda na região, superando The Witcher, Stranger ThingsThe Mandalorian e outros títulos. Por outro lado, One Punch Man e Peaky Blinders foram as mais buscada na Ásia e Europa, respectivamente.

Exatlon: Estados Unidos: uma da poucas versões internacionais do reality show ainda em exibição, o formato hispano-americano mostrou o porquê é uma potência. Além de vencer a Univísion no seu horário, principal competidora da Telemundo, o programa também surpreendeu em certas regiões ao redor do país. Ficou em primeiro lugar, tanto nos canais de língua espanhola quanto em inglês em Miami, o 16º maior mercado dos Estados Unidos. Lembra-se ainda que a atração consagrou-se dentre os latinos em Nova York, Filadélfia, Denver, Washington, Tampa, Boston e Charlotte.

Nightline: na semana de 13 de janeiro, o jornalístico da ABC, que se aproxima bastante do papel que Globo Repórter e Câmera Record desempenham na Globo e RecordTV, venceu seu principal concorrência, o The Late Late Show with James Corden. O pódio aconteceu nas principais métricas: adultos de 18 a 49 anos e adultos de 25 a 49 anos. Além disso, a atração registrou seu episódio mais assistido na quinta-feira (16), quando tratou sobre a crise de moradia em Los Angeles.

Internacionais

TV Internacional
Imagem: Divulgação (06)

No sábado (18), a TF1 lançou a nona temporada do The Voice França. 5.20 milhões de pessoas assistiram ao Season Premiere, além de um share de 28.7%, de acordo com dados divulgados Médiamétrie. Tais números representam a pior estreia do reality show, uma tendência observada desde a estreia do quarto ano. A boa notícia é que o canal continua continua líder absoluto no demográfico alvo (mulheres com menos de 50 anos, na França), com 42.9%.

Régis, A Dona do Pedaço
Régis é preso no capítulo de segunda (20). Imagem: Globo/SIC/Divulgação

Ainda no sábado (18), A Máscara (ou a versão portuguesa de The Masked Singer) voltou a ser líder após ter experimentado uma leve queda na semana anterior. Com uma média de 12.6 de audiência, o programa registrou uma participação de 25.9% e uma audiência total de 1.2 milhão de telespectadores. Na noite seguinte (19), o retorno de Portugal’s Got Talent anotou números muito superiores daqueles registrados por The Voice Portugal, exibido no mesmo horário pela RTP1. Registrou-se uma média de 9.1 pontos, além de um share de 17.5%.

Na Alemanha, a série de maior sucesso do país, Polizeiruf 110: Söhne Rostocks liderou com 8,79 milhões de pessoas no domingo (19). Já na segunda-feira (20), ótimas notícias para o Brasil. A Dona do Pedaço bateu recorde em Portugal. Com 6.4 pontos de média, o capítulo atraiu algo em torno de 606 mil telespectadores registrou um share de 24%, garantido a liderança isolada no horário das 23h.

Encerrando os destaques no continente, a TVE exibiu na última segunda-feira (20) a primeira entrevista de Pedro Sanchéz como chefe do governo de coalisão na Espanha. A conversa registrou um share de 11.4% e um público total de 2.04 milhões de telespectadores. De acordo com uma análise excepcional da Vertele!, foi a quarta entrevista mais assistida do mandatário desde quando assumiu o poder no país em 2018.

[spacer height=”20px”]

Análise Especial da Semana: 9-1-1: Lone Star

9-1-1_ Lone Star
Imagem: FOX/Divulgação

Percebe-se o empenho da Fox em lançar 9-1-1: Lone Star com pompa e circunstância a partir da escolha em colocar a série logo após o NFC Championship Game. Mas o que diabos é o NFC Championship Game? Ao pé da letra seria National Football Conference Championship Game, que nada mais é do que uma das semi-finais da temporada regular da NFL. Tirando o foco do Super Bowl, o maior evento do ano em termos de grandiosidade de audiência, tal partida é o ápice da emoção. Dois times em busca da chance de entrar para história. Tal comoção gera expectativa, que consequentemente gera audiência.

Sabendo disso, os canais que detém os direitos de tais jogos, uma alternância entre CBS e FOX, escolhem séries para sucederem a partida no intuito de (tentar) promover um relançamento ou coroar uma novidade. No caso deste ano, como já comentamos, 9-1-1: Lone Star foi abençoada. Mesmo que o torneio não tenha repetido os números do ano passado (12.2 x 16.3), o desempenho do novo drama foi bastante respeitável. Para efeitos de comparação, e abaixo trouxemos um recorte recente, fica claro que a série anotou números dentro dos padrões e deve cumprir o que a emissora queria: mais um sucesso e potencialmente carregar o manto da sua produção original.

Audiência das Séries Pós-NFC Championship Game

9-1-1: Lone Star (2020 – FOX): 3.1 no demográfico alvo (18-49 anos) / 11.41 milhões de telespectadores

Magnum P.I. (2019 – CBS): 2.4 no demográfico alvo (18-49 anos) / 8.7 milhões de telespectadores

The Resident (2018 – FOX): 2.6 no demográfico alvo (18-49 anos) / 8.6 milhões de telespectadores

Hunted (2017 – CBS): 4.0 no demográfico alvo (18-49 anos) / 11.84 milhões de telespectadores

Sobre o autor
Avatar

Bernardo Vieira

Meu nome é Bernardo Vieira, sou catarinense e tenho 25 anos. Sou bacharel em direito, jornalista e empreendedor digital. Escrevo no Mix de Séries desde janeiro de 2016.Sou responsável pelas colunas de audiência e Spoiler Alert, além de cuidar da editoria de premiações e participar da pauta de notícias. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!