Audiência – Análise de 08/06 a 14/06: Big Little Lies, Pose, The Tony Awards e muito mais

Audiência, Análise de Audiência, Pose, The Tony Awards, Claws, Big Little Lies-2

Como já é de costume na Summer Season na televisão americana, temos mais destaques na televisão a cabo do que na aberta. As maiores audiências nas quatro grandes redes foram esportes, seja a NBA ou a NHL, mas é importante lembrar que também vimos The Bachelorette America’s Got Talent, os principais programas enquanto Big Brother não estreia. Contudo, vamos analisar também a nova aposta para a ABC nesta temporada: mais game shows. Será que o telespectador que assistir mesmo?

Na TV a Cabo, temos o retorno de Big Little LiesPose Claws. Séries premiadas que mesmo sem grandes números, conseguiram ganhar mais atenção durante esse hiato. Além disso, como está o desempenho de outrora grandes sucessos, como Animal Kingdom Queen of the South? Vamos falar sobre isso também e muito mais. Por fim, uma análise especial sobre os números do Tony Awards.

Então, conto com a sua leitura, assim como seu comentário. Afinal de contas, é a única forma de continuarmos melhorando sempre.

ABC

Imagem: Divulgação

O domingo (09) trouxe o retorno da vitoriosa (e sólida) programação dos game shows. A noite começou com Celebrity Family Feud despencando 0.8 em relação a Season Premiere da temporada passada para ainda bons 1.0 no demo. The $100,000 Pyramid caiu 0.3 para ainda decentes 0.9. Já To Tell The Truth ficou estável com 0.8. As finais da NBA empurraram The Bachelorette para terça-feira, onde o reality show teve uma forte queda de 0.2 para 1.3 no demo. Em seguida, a ABC lançou Press Your Luck com um demográfico alvo de 0.7.

Na terça-feira (11), o segundo episódio de Press Your Luck teve um crescimento surpreendente de 0.2 para 0.9, enquanto Card Sharks manteve praticamente 100% do seu lead-in com 0.8 no demo. Encerrando a noite, a Season Premiere de Match Game retornou estável com 0.8. O que parece, repito, parece que a emissora acertou mais uma vez em apostar game shows para a Summer Season. Por fim, Agents of SHIELD caiu 0.1 para 0.4 no demo, enquanto 20/20 ficou estável com 0.6.

NBC

Imagem: Divulgação

O único original da semana além das finais da Stanley Cup, America’s Got Talent sofreu com a competição com The Bachelorette e caiu 0.1 para 1.5 no demo, enquanto Songland também oscilou para baixo para 0.9.

FOX

Imagem: Divulgação

No sábado (08), o MLB Baseball teve uma pequena queda de 0.1 para 0.4 no demográfico alvo. Na segunda-feira (10), Beat Shazam (0.6), assim como So You Think You Can Dance (0.6) caíram 0.1 em relação aos números da semana passada. Após um MasterChef estável com 0.7 no demo, First Responders Live estreou com 0.5 no demo. É curioso que o programa parece não ter funcionado na TV aberta, à luz do enorme sucesso de Live PD na TV a Cabo e de 9-1-1 na própria Fox. Veremos se nas próximas semanas o efeito boca a boca fará alguma diferença.

CBS

Imagem: Divulgação

Embora tenhamos uma análise completa dos números medianos do The Tony Awards abaixo, a premiação fez 0.8, uma queda de 0.2 em relação ao ano passado. Na segunda-feira (10), The Code caiu 0.1 para 0.4. Na terça-feira (11), Blood & Treasure caiu 0.1 para 0.4 no demo, o que para um drama de enorme orçamento não é uma boa notícia. Na noite em seguida, The Amazing Race caiu 0.1 para 0.8. Os cancelados de quinta-feira (13) ficaram estáveis: Life In Pieces (0.6) e Elementary (0.5). Por fim, Whistleblower fechou a semana com uma queda de 0.1 para 0.3 no demo.

CW

Imagem: Divulgação

No domingo (09), Burden of Truth ficou estável com 0.1, embora não acredite que exista outra alternativa para série. The 100 retornou de uma semana de folga com uma estabilidade de 0.2 no demo, mesmos números que Jane The Virgin registrou na quarta-feira (12). Por fim, na quinta-feira (13) tivemos uma estabilidade para ambos dramas: iZombie (0.2) e In The Dark (0.1).

Destaques da TV a Cabo

TV a Cabo (logo)

Imagem: Divulgação (06)

No sábado (08), The Son caiu 0.05 para apenas 0.o6 no demográfico alvo. Já no domingo (09) tivemos um grande número de novidades. Na HBO, Big Little Lies retornou com 0.39. Tais números representam uma subida de 0.08 em relação à Series Premiere de 2017, mas uma queda enorme de 0.47 em comparação com a Season Finale. Claws retornou para sua terceira temporada exibida na TNT e na TBS. Foram 0.37 e 0.18 respectivamente, o que na TNT representa uma queda de 0.37.

Já na Showtime, a Season Finale de Billions fez 0.18 no demo, uma queda de 0.05 em comparação com a Season Finale de 2018. Em seguida, The Chi subiu 0.02 para 0.14. Na AMC, Fear The Walking Dead caiu 0.08 para 0.51, enquanto NOS4A2 caiu 0.06 para 0.23. No Starz, The Spanish Princess ficou estável com 0.06, enquanto Vida fez 0.02. O único destaque da segunda-feira (10) foi a Season Finale de Gentleman Jack que subiu 0.02 para 0.06.

Na terça-feira (11), a Season Premiere de Pose trouxe números bastante estáveis. O drama registrou 0.26, uma subida de 0.02 em relação a Series Premiere, mas uma queda de 0.02 em comparação com a final do primeiro ano. A Season Finale de The Bold Type ficou estável com 0.11. Além disso, Deadliest Catch cresceu 0.08 para 0.41. Enquanto Animal Kingdom ficou estável com 0.31, apesar de um episódio explosivo.

Procura-se um sucesso

Season Premiere de Queen Sugar na quarta-feira (12) fez 0.21 no demo, uma queda de 0.08 do que o drama fez em 2018. A Season Premiere de Younger na TV Land fez 0.15, uma queda de 0.03 no demo em relação a estreia de 2018. Já a estreia do novo ano de Krypton ficou estável com 0.11, uma queda forte de 0.19 do que foi feito em 2018. Na Freeform, grown-ish caiu 0.02 para 0.20. O que é um sinal de alerta, embora a comédia esteja indo (muito) bem no L+3 (veja abaixo).

Por fim, na quinta-feira (13) tivemos a Season Finale de Project Runway no Bravo que cresceu 0.05 para 0.30. Já na USA Network, o derretimento de Queen of the South continua. Desta vez o drama caiu 0.05 para 0.27 no demo.

Notas do Acúmulo:

grown-ish: para quem leu nossa análise na semana passada, vai saber que a série da Freeform não retornou com muita força no que se refere a audiência linear. Contudo, de acordo com o canal e a Nielsen, a comédia continua forte no acumulado. Houve um crescimento no total de telespectadores (+12% – 893,000 vs. 799,000); adultos 18-34 (+16% – 245,000 vs. 211,000) e mulheres 18-34 (+7% – 162,000 vs. 152,000). Tais números tornam a estreia a melhor desde janeiro deste ano.

Internacionais

TV Internacional

Imagem: Divulgação (06)

Na França, um novo episódio de NCIS : Los Angeles fez modestos 1.51 milhão de telespectadores, uma queda considerável de 91 mil pessoas de uma semana para outra. Contudo, a série teve um pequeno crescimento no demográfico alvo (12%) em comparação com a semana anterior. Já no domingo (09), a entrega do tradicional Martín Fierro, que é o maior prêmio argentino de televisão, fez enormes 22.7 pontos para Telefe.

Por fim, e após um início anêmico, a temporada do MasterChef Chile começa a empolgar. O reality show não só cresceu de 13.5 para 14.3, como também venceu a noite. O único destaque na segunda-feira (10) foi o final da terceira temporada de Le meilleur pâtissier – Les Professionnels (ou Bake Off Profissionais da França). O programa registrou 1.89 milhão de pessoas, uma Season High, mas bem aquém do final do segundo ano, que atraiu 2.52 milhões de telespectadores.

Análise Especial da Semana: The 73nd Tony Awards

The 73nd Tony Awards

Imagem: CBS/Divulgação

Sei que estou chato em repetir a mesma ideia em todo comentário de premiações. Contudo, a forte queda que o Tony Awards, dedicado a reconhecer os melhores da temporada da Broadway, mostra que o desafio das emissoras e dos canais é ainda maior em meio ao desgaste generalizado do modo tradicional em assistir televisão. Assim como a fragmentação da audiência. É possível afirmar que este foi o ano mais popular do teatro americano desde Hamilton, em 2016. Não é a toa que a indústria viu uma arrecadação recorde de 1.83 bilhão de dólares.

Hadestown (a grande vencedora da noite), assim como Ain’t Too Proud,  NetworkTo Kill a Mockingbird The Cher Show foram grandes destaques do ano que terminou, algo raro ultimamente. Além disso, a CBS fez uma grande divulgação da premiação. O apresentador da noite, James Corden, esteve em boa parte da programação do canal, seja pela manhã ou no horário nobre. Uma das razões que explicam a queda é a competição com a Stanley Cup na NBC. O jogo tem um grande apelo com a audiência em geral, o que provavelmente indica que ele ‘roubou’ a telespectadora que seria fundamental para (pelo menos) estabilizar.

Volto a dizer que embora os Tonys estejam numa tendência, lembro que o Daytime Emmy Awards, outrora uma das premiações mais pomposas da indústria, sequer possui uma emissora para exibi-la anualmente. É improvável que isso aconteça com o Tony em virtude dos números positivos que ainda registra no mercado de Nova York, mas é sempre bom ficar de olho nas tendências.

Audiências Recentes do Tony Awards:

The 73nd Tony Awards (2019) – 0.8 no demográfico alvo (18-49 anos); 5.4 milhões de telespectadores

The 72nd Tony Awards (2018) – 1.0 no demográfico alvo (18-49 anos); 6.3 milhões de telespectadores

The 71st Tony Awards (2017) – 0.9 no demográfico alvo (18-49 anos); 06 milhões de telespectadores

The 70th Tony Awards (2016) – 1.6 no demográfico alvo (18-49 anos); 8.7 milhões de telespectadores

The 69th Tony Awards (2015) – 0.9 no demográfico alvo (18-49 anos); 6.4 milhões de telespectadores

The 68th Tony Awards (2014) – 1.1 no demográfico alvo (18-49 anos); 7.02 milhões de telespectadores

O que veremos na próxima semana: a MTV apresenta seu tradicional MTV Movie & TV Awards; a ABC tenta a sorte com Grand HotelYellowstoneThe DetourGood Trouble retornam na TV a Cabo;

Avatar

Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

No comments

Add yours

!!taboola footer2