Os bastidores da 8ª temporada de Game of Thrones: curiosidades por trás das câmeras
Nossa coluna Bastidores nessa semana é um pouquinho diferente. Temos diversas informações sobre a a 8ª temporada de Game of Thrones.
Por trás do grande sucesso da TV
Não assisti Game of Thrones assim que a série estreou. Fui tomar a decisão de uma maratona antes da sexta temporada estrear porque seria um tanto complexo da minha parte não fazer isso. Contudo, apesar de sempre ficar impressionado com a capacidade técnica da série, assim como a performance de alguns atores, o drama nunca fui um dos preferidos. Prefiro, sinceramente, ver três episódios de Veep em sequência do que esses episódios-filmes que Game of Thrones vem apresentando nos seus últimos suspiros.
Contudo seria cínico com você, leitor, em afirmar que o sucesso da série não me fascina. Afinal de contas, não são todos os anos que temos algo assim. A última vez foi com Breaking Bad, mas que não se tornou o fenômeno mundial que Game certamente é hoje. Talvez poderíamos traçar paralelos com Lost, mas a televisão e a sociedade de 2019 não são as mesmas de 2010, seja para o bem ou para o mal.
Sendo assim, o Mix de Séries decidiu construir uma coluna Bastidores bem diferente daquela que nós tradicionalmente fazemos. É claro que a falta de informações sobre os bastidores afetou na nossa decisão. Contudo, nós adoramos um desafio.
Por isso te convido a ler nosso trabalho nesta semana. Lembrando também que queremos seus comentários, críticas e sugestões para as próximas colunas.
Passe Livre
No posto de uma das séries mais populares da década, Game of Thrones também atraiu o interesse de alguns anunciantes um tanto peculiares. Tanto que antes mesmo da oitava temporada estrear, a Ashley Madison fez uma pesquisa cujo principal objetivo era descobrir quais personagens da série despertavam mais interesse dos usuários em cometer adultério. Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) foi a escolhida tanto por homens, quanto por mulheres, caso tivessem a possibilidade de pular a cerca.
A justificativa, de acordo com a empresa, é que a sexualidade da personagem foi mais explorada desde o início da série. Seja ao aparecer completamente nua, ou pelas diversas cenas de sexo. Ashley Madison ouviu 1.011 usuários brasileiros do site, em 20 e 21 de março. A companhia, vale ressaltar, é um site de namoros online que propõe seu usuário ter um caso extraconjugal.
Favoritos das mulheres:
Daenerys Targaryen: 20%
Jaime Lannister: 12%
Robb Stark: 12%
Jon Snow: 8%
Tyrion Lannister: 8%
Davos Seaworth: 8%
Cersei Lannister: 4%
Ned Stark: 4%
Khal Drogo: 4%
Favoritos dos homens:
Daenerys Targaryen: 24%
Sansa Stark: 11%
Davos Seaworth: 9%
Jon Snow: 7%
Cersei Lannister: 7%
Catelyn Stark: 6,5%
Robb Stark: 4%
Margaery Tyrell: 3,5%
Jaime Lannister: 3%
Tyrion Lannister: 2,5%
Adota-se dragões
Já parou para pensar no impacto que os dragões de Daenerys teriam no meio ambiente? O prestigiado Concurso Matemático de Modelagem (ou MCM no original), realizado por um colégio no estado de Maryland, quis responder essa pergunta. Num relatório de 23 páginas, um dos grupos começou discorrendo sobre a necessidade calórica dos dragões (que seriam na casa dos milhões por dia), assim como sua taxa de crescimento.
Em seguida, os pesquisadores identificaram a área que seria necessária para as necessidades metabólicas dos animais e se elas seriam sustentáveis. O resultado foi que um único dragão precisaria de 1789x vacas, em que x significa o número mínimo de vacas para sobreviver num único dia. Além disso, contatou-se que seriam quase oito hectares de vacas devoradas por dia.
Então, por mais bonitinhos que eles possam parecer, criar os dragões de Daenerys não parece algo sustentável.
A Voz do Povo
Com o Series Finale da série previsto para o próximo domingo, a grande pergunta que espera-se ser respondida é: quem ficará com o Trono de Ferro. Com isso, a Taboola, plataforma líder em descoberta de conteúdo, analisou dados de 7 mil páginas online durante a 7ª temporada da série (de 1 de julho de 2017 a 31 de agosto de 2017) quando o seriado estava no ar.
Constatou-se que o Brasil é um dos poucos países que tem Jon Snow como o personagem mais lido, com um total de 301,8 mil leituras no período da 7ª temporada em território nacional. O personagem lidera as leituras na Holanda, Suécia, Portugal, Dinamarca, Peru, Bélgica, Chile e Nigéria.
Nos outros 195 países que entraram na pesquisa da Taboola, Daenerys Targaryen foi a personagem que mais interessou os internautas: com mais de 30 milhões de leituras online e 80 milhões de minutos lendo sobre o tema.
10 Personagens principais mais lidos de Game of Thrones:
Daenerys Targaryen – 1,5 milhão de leituras online
Jon Snow – 1,4 milhão de leituras online
Tyrion Lannister – 691,5 mil leituras online
Cersei Lannister – 626,2 mil leituras online
Jaime Lannister – 508,2 mil leituras online
Arya Stark – 494,2 mil leituras online
Bran Stark – 398, 1 mil leituras online
Sansa Stark – 356 mil leituras online
Robert Baratheon – 220, 7 mil leituras online
Petyr “Littlefinger” Baelish – 201,3 mil leituras online
Demanda Popular
A mesma plataforma de pesquisas, a Taboola, analisou quais casas são preferidas dos telespectadores. Foram analisados dados de 7 mil páginas online durante a 7ª temporada da série (de 1 de julho de 2017 a 31 de agosto de 2017), quando o seriado estava em exibição. Identificou-se que a Casa Targaryen é, de longe, a que atraiu mais leituras online, com um total de 18,7 milhões de leituras ao redor do mundo.
A Casa dos Reis de Winterfell, Stark está logo em seguida, com 9,7 milhões de leituras online, pouco mais da metade que a primeira. Confira o ranking abaixo:
As casas mais lidas de Game of Thrones
Targaryen – 18,7 milhões de leituras online
Stark – 9,7 milhões de leituras online
Lannister – 6 milhões de leituras online
Martell – 1,9 milhão de leituras online
Baratheon – 95,4 mil leituras online
Tyrell – 74,9 mil leituras online
A caráter
Quando analisamos o sucesso de uma série, seria ingênuo pensar que sua audiência é o único fator que contribui para o lucro que determinado canal tem sobre seu produto. The Good Place continua no ar na NBC em virtude do seu enorme sucesso nas plataformas de streaming da emissora. Além disso, Nashville conseguia gerar uma margem de renda bem interessante para ABC à época, a partir das vendas das suas músicas no iTunes.
Com Game of Thrones não é diferente. De acordo com um levantamento realizado pelo Cuponomia, portal que reúne ofertas e cupons de desconto do e-commerce, mostra que no mês de abril, a procura online por camisetas da série aumentou até 105%, entre os usuários brasileiros, em comparação com o mês passado. Já as buscas por canecas com os temas do drama épico cresceram ainda mais, após o lançamento da nova temporada, com um aumento de, aproximadamente, 200% nas buscas do e-commerce.