Black Mirror: a verdade não dita sobre a série
Black Mirror é mais parecido com a vida real do que suspeitamos. E isso pode ser assustador. Aqui estão duras verdades sobre a série.
Hoje em dia, o mundo em que vivemos está cada vez mais interligado com a tecnologia. Os humanos passaram rapidamente de depender ocasionalmente de telecomunicações básicas e tecnologia de computador para viver em um mundo completamente conectado. E com esses avanços impressionantes em inovação, também nos deparamos com questões morais e éticas complexas relacionadas a como essa tecnologia se relaciona com nossas vidas. Essa interseção moralmente obscura é a principal ocupação de Black Mirror da Netflix. Trata-se de uma antologia de ficção especulativa que se propõe a explorar o lado sombrio dessas ferramentas que desenvolvemos para melhorar nossas vidas.
Assim, ao longo de sua jornada, a série criou uma versão desenvolvida da realidade para explorar essas questões. À medida que a humanidade se envolve em uma corrida armamentista de IA e rápidos avanços na edição de genes, as questões colocadas por Black Mirror são tão relevantes quanto sempre foram. Portanto, se você é tão fã da visão sombria de Charlie Brooker quanto nós, prepare-se para a verdade não contada de Black Mirror.
Não é para ser anti-tecnologia.
Cada episódio de Black Mirror se concentra em uma tecnologia diferente. Apresentando, assim, o lado sombrio de como os seres humanos e a sociedade como um todo interagem com a tecnologia. Embora seja ficção científica, muitas das tecnologias apresentadas na série não são muito diferentes do que existe ou está em desenvolvimento agora. Isso dá ao programa, então, uma qualidade estranha que ajuda a enfatizar seus alertas sobre nosso envolvimento com a ciência e a tecnologia.
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Isso porque eles são inspirados por tecnologias do mundo real, como o robô Boston Dynamics BigDog, que inspirou o cão robô militar de Metalhead. Ou as tecnologias de rastreamento de animais de estimação e crianças que influenciaram o controle parental extremo de Arkangel. Quando contrastado com as aplicações otimistas da tecnologia apresentadas em Star Trek, Black Mirror parece apresentar uma visão francamente sombria da tecnologia.
Mas, de acordo com o criador Charlie Brooker, a série não é um alerta contra a tecnologia. Mas contra o potencial da natureza humana de usá-la mal. Em entrevista ao Rotten Tomatoes, Brooker enfatizou: “Adoro jogos, tecnologia e todas essas coisas. Sou um dos primeiros a adotar tudo.” No mundo de Black Mirror como na vida real, a tecnologia é apenas uma ferramenta. De acordo com Brooker, a tecnologia serve apenas como um veículo para que indivíduos defeituosos causem danos a outros e a si mesmos. “Nós compartilhamos demais? Não temos mais nenhum senso de privacidade? Nós somos os perpetradores.“
O caso do porco era real
Indiscutivelmente uma das histórias mais perturbadoras do programa, National Anthem coloca o fictício primeiro-ministro britânico Michael Callow (Rory Kinnear) em uma posição difícil. Bem na interseção volátil das mídias sociais, notícias 24 horas e política. Quando uma princesa britânica é sequestrada, o sequestrador tem uma exigência distorcida. Nela, o Primeiro Ministro deveria fazer sexo com um porco ao vivo na televisão.
A luta que se segue explora como a informação ganha vida própria na era digital e o impacto tóxico desse compartilhamento ilimitado na tomada de decisões políticas. Embora as circunstâncias fossem bem diferentes, o episódio se mostraria estranhamente presciente quando mais tarde foi revelado que o então Primeiro Ministro David Cameron estava supostamente envolvido em um escândalo representado em tons semelhantes.
Apelidada de “Piggate”, a acusação foi revelada em “Call Me Dave“, uma biografia não autorizada escrita por Lord Michael Ashcroft e Isabel Oakeshott em 2015. De acordo com os autores, Cameron realizou o ato grosseiro com um porco morto durante a iniciação no Piers Gaveston Society, um clube social com reputação de hedonismo e libertinagem. Como parte de seu processo de trote, Cameron teria colocado seu presunto no bacon, apesar de negar o contrário. Como em Black Mirror, a história explodiu nas redes sociais e nos noticiários. Aconteceu tão perto de sua própria visão distópica que Brooker disse mais tarde ao The Guardian: “Por um momento, genuinamente me perguntei se a realidade era uma simulação, se ela existe apenas para me enganar.”
Hated in the Nation foi baseado nas experiências reais de Charlie Brooker.
Em nosso clima moderno, é muito fácil esquentar a cabeça ou lançar um tweet raivoso. Mas também é mais fácil do que a maioria de nós imagina acabar do lado errado de uma multidão enfurecida da internet, algo que Charlie Brooker aprendeu em primeira mão em 2004, quando se viu na berlinda digital. Felizmente para os fãs de ficção científica distópica, Brooker conseguiu se inspirar na experiência, eventualmente escrevendo o episódio Hated in the Nation.
Parcialmente inspirado no livro de Jon Ronson, So You’ve Been Publicly Shamed, que traça a história da humilhação pública até o renascimento da era da internet, Hated in the Nation explora a ética dos trolls da internet obtendo seus castigos. No episódio, quem recebe mais menções com a hashtag #DeathTo a cada dia acaba morto por drones autônomos hackeados (ADI).
O próprio desentendimento de Brooker com o ódio na Internet ocorreu quando ele escrevia uma coluna de TV para o The Guardian. Revendo um debate presidencial de 2004 entre John Kerry e George W. Bush, Brooker lamentou: “Lee Harvey Oswald, John Hinckley Jr. – onde você está agora que precisamos de você?” Seu comentário encontrou tanta reação que ele se desculpou, com Brooker escrevendo mais tarde no The Guardian: “Minha caixa de entrada transbordou com ameaças de morte de gelar o sangue.“
Nosedive está realmente acontecendo na China.
Nosedive, estrelado por Bryce Dallas Howard, deu início à terceira temporada de Black Mirror com uma mensagem que atingiu muitos telespectadores. Entre as cenas sonhadoras filtradas pelo Instagram, uma imagem assustadora começa a emergir de um mundo onde a posição online de todos tem consequências muito reais para sua capacidade de trabalhar ou garantir moradia.
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Embora se possa argumentar que isso já está acontecendo até certo ponto, a China na verdade usa um sistema de classificação de pontos sociais não muito diferente daquele visto em Nosedive. De acordo com um documento do governo que traça o plano do sistema, a classificação social é considerada essencial para a estrutura econômica do país. De acordo com o MIT Technology Review, estão em andamento planos para unificar e formalizar ainda mais o sistema, o que, segundo o Review, pode afetar a capacidade dos cidadãos de viajar ou enviar seus filhos para determinadas escolas.
O tom é parcialmente perdido no público dos EUA
Como qualquer um que tenha visto as versões americana e britânica de programas como Ghosts ou The Office saberá, a comédia do outro lado do oceano tende a ser um pouco mais sutil do que o humor nos Estados Unidos. O humor seco e sardônico é uma segunda língua para muitos britânicos e, para muitos telespectadores americanos, algumas coisas simplesmente se perdem no caminho. De acordo com Charlie Brooker, essas diferenças culturais podem significar como o público percebe que Black Mirror é um tanto geograficamente dependente.
Para Brooker, aquele humor britânico caracteristicamente seco sempre foi parte integrante de sua escrita. Muito antes de ser conhecido pelo público americano, o criador de Black Mirror fez seu nome no Reino Unido escrevendo para séries de comédia britânicas como Nathan Barley, Brass Eye e The 11 O’Clock Show. Embora frequentemente sombrio, sua série de ficção científica ainda é infundida com aquele humor com o qual ele construiu sua marca.
Os produtores gostaram tanto de um fã artista que o contrataram.
Uma das maneiras pelas quais os fãs se envolvem com seus programas favoritos é por meio da criação de arte inspirada nas histórias e personagens que eles amam. Embora os criadores às vezes tenham problemas para navegar pelas leis de direitos autorais dos EUA, a arte criada por fãs para as franquias da cultura pop sempre prevalecerão, pois se envolverão com mundos fictícios e participarão da conversa em andamento.
Não é sempre que os criadores de um programa encontram fan art que amam tanto que encontram uma maneira de torná-la canônica. Mas foi exatamente o que aconteceu quando Charlie Brooker se deparou com o trabalho do artista e designer gráfico brasileiro Butcher Billy. Com sua arte de rua e influências de quadrinhos antigos, o trabalho de Butcher Billy se tornou viral por mais de uma década. Ele ganhou atenção pela primeira vez por seus Super Amigos do Post-Punk/New Wave. As artes imaginavam nomes como Billy Idol e Robert Smith como heróis antigos de quadrinhos. Assim, ele passou a provocar alguma controvérsia com seu projeto Legião da Perdição para Supervilões da Vida Real. Nela, acabou apresentando figuras do mundo real como Osama Bin Laden, Adolph Hitler e Charles Manson.
Depois que o artista decidiu criar uma série chamada Dark Tales From the Black Mirror, Charlie Brooker se deparou com a obra e se tornou um fã instantâneo. Ele adorou tanto que contratou o artista para criar uma série de quadrinhos para uso nos episódios da 4ª temporada U.S.S. Callister e Black Museum.
Houve quase uma série de livros da série
Quando os fãs não se cansam de uma série de TV ou filme, às vezes eles têm a sorte de conseguir livros que os acompanham. Star Wars e Star Trek geraram centenas de romances oficiais ao longo dos anos, e os fãs de programas como Buffy the Vampire Slayer, Xena: Warrior Princess e Charmed podem encontrar leituras canônicas para preencher o vazio deixado quando sua série foi cancelada. Black Mirror, então, chegou perto de ter sua própria série de livros em 2017, quando a Penguin anunciou que três volumes seriam lançados em 2018 e 2019.
Os livros deveriam ser editados por Charlie Brooker e escritos por vários autores, incluindo Catherine Webb, Cory Doctorow e Sylvain Neuvel. Mas, à medida que os romances começaram a progredir, Brooker e a produtora executiva Annabel Jones acharam o projeto muito mais complicado do que o esperado. Assim, perceberam que deveriam descartá-lo por um futuro indefinido. Falando ao Digital Spy, Brooker atribuiu o problema às complexidades de ter autores externos escrevendo sobre sua série “idiossincrática”. “Temos todos os tipos de regras sobre como o universo de ‘Black Mirror’ funciona, das quais provavelmente não estamos cientes, até que alguém esteja fazendo coisas para ele.“
Bandersnatch conseguiu intimidar Will Poulter no Twitter.
Em mais um exemplo de um evento do mundo real que espelha o conteúdo de Black Mirror, uma das estrelas do programa se viu alvo da ira de uma multidão enfurecida na web. O drama surgiu depois que a série lançou seu filme experimental de 2018 Black Mirror: Bandersnatch. Esta era uma história interativa escrita por Charlie Brooker e dirigida por David Slade. A alucinante meta-história tratou do assunto do livre-arbítrio por meio de uma história sobre um programador de computador projetando seu próprio videogame do tipo escolha sua própria aventura em 1984.
Embora a abordagem inovadora do episódio para contar histórias rendeu aos criadores um par de Emmys, alguns fãs sentiram que a forma complexa afetou a qualidade de seu conteúdo, com críticos como Keith A. Spencer do Salon lamentando-o como tediosamente auto-referencial e desnecessariamente clichê. Alguns dos fãs menos perspicazes do programa, entretanto, começaram a intimidar suas estrelas no Twitter. Para Will Poulter, por exemplo, que apareceu como desenvolvedor de jogos Colin Ritman, a negatividade era demais para engolir. Citando sua saúde mental, Poulter decidiu, enfim, que era hora de se afastar da plataforma, assinando com um tweet anunciando: “Este não é o fim. Considere um caminho alternativo.“
O show tem alguns escritores surpreendentes.
Como o criador de Black Mirror, Charlie Brooker escreveu muitos dos episódios da série. Mas alguns dos melhores episódios foram escritos ou co-escritos por escritores convidados. Konnie Huq, o apresentador mais antigo do programa infantil britânico Blue Peter, co-escreveu Fifteen Million Merits estrelado por Daniel Kaluuya e Jessica Brown Findlay. Jesse Armstrong, que criou Succession, por exemplo, escreveu The Entire History of You.
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Mas muitos espectadores podem se surpreender ao saber que Nosedive foi co-escrito por Rashida Jones e Michael Shur de Parks and Recreation. Como Jones disse ao AV Club, “Bem, nós dois éramos fãs gigantes do Black Mirror e eu me intrometi na vida de Charlie [Brooker].” E eles não são os únicos escritores surpreendentes por trás de Black Mirror.
A primeira história apresentada em Black Museum foi baseada em um conto escrito por Penn Jillette de Penn & Teller. A história, intitulada The Pain Addict, foi inspirada na internação de Jillette em 1981 em um hospital espanhol. Com a barreira do idioma retardando seu diagnóstico, Jillette imaginou um futuro em que os médicos pudessem usar um dispositivo para sentir a dor de seus pacientes. Ele, então, escreveu a história no início de sua carreira, com a intenção de publicá-la no primeiro livro de Penn e Teller. Mas o editor a rejeitou, considerando-a muito sombria.
Robert Downey Jr. quase fez um filme baseado em um episódio de Black Mirror
Estrelado por Toby Kebbell e Jodie Whittaker, o episódio da primeira temporada de Black Mirror, The Entire History of You, oferece uma análise sombria dos relacionamentos em um mundo onde a maioria de nossas vidas é gravada ou vigiada. E em uma época em que todos os dias de nossas vidas são de alguma forma registrados ou rastreados pela história contada por meio de nossos dados telefônicos e mídias sociais, isso parece cada vez mais relevante. Talvez essa seja uma das razões, então, pelas quais Robert Downey Jr. e George Clooney estavam dispostos a entrar em uma guerra de lances pelos direitos de adaptar o episódio para um longa-metragem em 2013.
O escritor Jesse Armstrong reservou o direito de escolher o episódio quando o escreveu. Depois que RDJ venceu a guerra de lances, o escritor tinha planos de avançar com a produção em uma escala muito maior do que o episódio de Black Mirror. Ele disse ao The Independent, enfim, que seria desenvolvido como uma “história totalmente nova“. O projeto, entretanto, nunca avançou e, em 2018, Armstrong disse ao Yahoo Filmes que estava em um “inferno de desenvolvimento” e “não progredindo“. Apesar da falta de progresso, contudo, o escritor ainda tem esperança de que um eventual filme ainda esteja por vir.