Confusão da série de O Senhor dos Anéis pode ser resolvida

Após fãs criarem confusão com série de O Senhor dos Anéis no Amazon, o título oficial pode oferecer alguma luz para as dúvidas.

O Senhor dos Anéis erro

O projeto da série de O Senhor dos Anéis do Amazon Studios está sendo manida nos bastidores pelo que parece ser uma eternidade. A empresa comprou os direitos dos livros em 2017 (via Deadline), originalmente esperando encontrar uma data de estreia para 2021. Com o tempo, essa data de lançamento se transformou em setembro de 2022, conforme o Amazon anunciou no ano passado.

Com a série ainda a meses de distância, ninguém estava à procura de muita coisa substancial durante o início de 2022, faltando ainda nove longos meses para a atração estrear.

Então, quando os fãs menos esperavam, o Prime Vídeo surpreendeu a todos lançando um teaser surpresa em seu perfil do Twitter na quarta-feira, 19 de janeiro. O anúncio foi projetado principalmente para revelar o título oficial da série, que é “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder.”. É um título bacana que combina com os temas focados no anel de “O Hobbit“, mas mais ainda na trama de O Senhor dos Anéis.

PUBLICIDADE

No entanto, o título também oferece uma pequena visão de outro fator que estava gerando confusão entre os fãs: quanto tempo de uma era a série poderia cobrir.

A confusão sobre o período de tempo da série de O Senhor dos Anéis tem estado sempre presente

Até a revelação do título oficial, os fãs estavam brigando para descobrir exatamente qual período de tempo a série cobriria. A linha do tempo para as duas trilogias do diretor-escritor Peter Jackson – “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” – foi fácil. Cada série de filmes se desenrolou principalmente ao longo de meses, mesmo que tenham como pano de fundo uma rica história que remonta a dezenas de milhares de anos.

Leia também: O Senhor dos Anéis, série no Amazon pode arrumar erro dos filmes

No caso da série do Amazon, porém, a história acontecerá bem no meio dessa rica e longa história. Até agora, o estúdio apenas expressou oficialmente (via Twitter e, em seguida, uma sinopse vazada ainda confirmada) que a série se passa durante a história da Segunda Era da Terra-média. Isso é muito bom, mas a Segunda Era tem quase 3.500 anos. Isso é muito tempo para tentar cobrir em apenas algumas temporadas.

O Senhor dos Anéis erro
Imagem: Divulgação.

Para complicar ainda mais as coisas, a primeira imagem da série parecia vir de antes da Primeira Era – ou seja, muitas centenas ou até milhares de anos atrás na história da Terra-média. Muito cedo no processo de produção, sites como TheOneRing (via Twitter) relataram rumores de que a série também poderia incluir uma versão mais jovem de Aragorn, que vive 3.000 anos na Terceira Era.

Embora a maior parte disso tenha sido especulação, tudo levou a um conjunto muito complicado e confuso de suposições sobre quando a série acontecerá. Cobrirá toda a Segunda Era? Terá flashbacks antes dessa era? Será que se conectará à Terceira Era, milhares de anos depois? Só para deixar isso bem claro, ainda não sabemos quando a série vai começar ou terminar ou o que vai cobrir no meio. No entanto, a revelação do título nos ajuda a diminuir potencialmente essa janela, pelo menos um pouco.

A data de criação dos Anéis de Poder é uma grande pista

O mais recente teaser da Amazon revelou oficialmente que a série se chamará “Os Anéis do Poder”. Isso está claramente se referindo ao conjunto de anéis mágicos que dominam tanto o período posterior do mundo de Tolkien. Todos estão familiarizados com o Um Anel, e os Cavaleiros Negros têm os Nove Anéis. Há também Sete Anéis para os Senhores Anões, a maioria dos quais são perdidos, que Dragões devoraram, ou recuperados por Sauron. E depois há os Três Anéis para os reis élficos. Estes nunca são tocados pelo Lorde das Trevas, e os Elfos os mantêm seguros até o final de O Senhor dos Anéis .

Leia também: As 13 novas séries mais aguardadas de 2022

Ao todo, essas vinte bugigangas superpoderosas formam o que é conhecido como “Anéis de Poder“. Eles são uma parte essencial da ascensão de Sauron – e adivinhem? Eles foram feitos durante a Segunda Era. De fato, no apêndice de J.R.R. “O Retorno do Rei“, de Tolkien, afirma explicitamente que cerca de 1.500 anos na Segunda Era “os ferreiros élficos instruídos por Sauron atingem o auge de sua habilidade. Eles começam a forjar os Anéis de Poder“. Em outras palavras, os Anéis de Poder são forjados na metade da era.

O Senhor dos Anéis erro
Imagem: Divulgação.

Os lugares que a série pode ir

Agora, para ser justo, o evento da criação dos Anéis de Poder é a culminação de três séculos de planejamento tortuoso de Sauron. Na verdade, ele começa a seduzir os Elfos e a ensinar-lhes sua habilidade por volta de 1.200 anos na Segunda Era. Afinal, isso não é muito longo em um mundo de imortais onde tudo se move a passo de caracol.

O Senhor dos Anéis erro
Imagem: Divulgação.

Independentemente disso, há uma boa chance de que, se a série de O Senhor dos Anéis se concentrar nos Anéis do Poder, não passará muito tempo no início da Segunda Era. Ele precisará avançar pelo menos até o ano 1.500 se quiser que os Anéis de Poder façam parte da história. Claro, isso não significa que eles não poderiam incluir muitos flashbacks e coisas do tipo. Eles também têm pelo menos cinco temporadas para trabalhar, então a primeira ou segunda temporadas podem construir a história dos Anéis do Poder.

No entanto, se o Amazon quiser fazer uma série sobre os Anéis do Poder, há uma boa chance de que isso aconteça na parte do meio para o final da Segunda Era. Este ainda é um período de tempo que cobre quase 2.000 anos, mas é muito mais curto do que o expansivo pedaço de tempo de mais de 7.000 anos entre a história da Terra Média e a Terceira Era que os fãs especulam há anos.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.