Conselho de pais quer atrasar a estreia da 2ª temporada de 13 Reasons Why

Imagem: Netflix

Conselho não quer esperar a estreia da nova temporada para criar polêmicas…

De acordo com o Hollywood Reporter, o Parents Television Council, criado para certificar as produções de TV que são direcionados à adolescentes e crianças, está querendo atrasar a estreia da segunda temporada de 13 Reasons Why na Netflix.

O grupo conservador e publicamente financiado, pediu na quarta-feira (5) à gigante do streaming que adie o drama de suicídio escrito por Brian Yorkey até que “especialistas da comunidade científica determinem que ele seja seguro para consumo por um público que é composto por crianças e adolescentes“.

PUBLICIDADE

Depois de se tornar um fenômeno instantâneo, 13 Reasons Why se viu em uma polêmica global sobre como alguns de seus assuntos eram tratados na série, especificamente a representação gráfica do suicídio da adolescente Hannah Baker (Katherine Langford).

A série gira em torno do suicídio inexplicável de Hannah – que foi mostrado de perto – e das 13 fitas de áudio que ela deixou para seus colegas de classe decifrar e, finalmente, entender por que ela tirou a própria vida.

Netflix está tentando minimizar a situação!

Em resposta às reações adversas, a Netflix adicionou cartões de alerta antes dos episódios da primeira temporada e, no mês passado, divulgou as descobertas de um estudo global encomendado pelo Centro de Mídia e Desenvolvimento Humano da Northwestern University, “Explorando a Adolescência e os Pais”.

Em resposta ao estudo, a streamer anunciou uma onda de mudanças que incluiu uma apresentação personalizada de cada temporada do elenco sobre a natureza do programa, um centro on-line de recursos no 13ReasonsWhy.Info que inclui um guia de discussão para download criado com o Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio e um programa para continuar a conversa com os membros do elenco, especialistas e produtores sobre alguns tópicos difíceis da série.

Crítica do Conselho de Pais…

Na quarta-feira, o PTC elogiou a Netflix pelas novas proteções ao telespectador, mas pediu que a gigante do streaming adicionasse mais proteções.

O impacto da primeira temporada de 13 Reasons Why, que culminou com uma cena gráfica de suicídio de uma personagem do ensino médio, foi poderoso e intenso: milhares de crianças assistiram; o termo de pesquisa do Google sobre como cometer suicídio aumentou 26%; e houve notícias de crianças literalmente tirando suas próprias vidas depois que a série foi lançada”, disse o presidente do PTC, Tim Winter.

Talvez nunca saibamos a extensão da gravidade da influência, mas sabemos que foi suficiente para a Netflix encomendar um relatório de pesquisa sobre como o programa impactou a vida de seus espectadores – especialmente os jovens espectadores – de maneira positiva.

A Netflix ainda não divulgou a data de estreia, mas sabe-se que as gravações já foram encerradas.

Leia mais: Segunda temporada de 13 Reasons Why será ainda mais polêmica

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.