Criadores de Stranger Things são acusados de plágio pela série

Imagem: Netflix/Divulgação
Imagem: Netflix/Divulgação

História teria sido “copiada” de um curta metragem…

O diretor de “Montauk”, um filme de seis minutos sobre um incidente em uma praia em Long Island, entrou com uma ação nesta terça-feira (03) acusando os criadores de Stranger Things de se apropriarem da ideia.

Charlie Kessler diz que fez o curta-metragem em 2012 como um teaser para um filme a ser chamado de “The Montauk Project”. Ele alega que mostrou a ideia para Matt e Ross Duffer, os co-criadores do sucesso de ficção científica da Netflix, quando se conheceram no Festival de Cinema de Tribeca em 2014.

Kessler diz que a ideia não chegou a lugar nenhum na época, mas os irmãos Duffer usaram como a semente para o que veio se transformar em Stranger Things, que estreou em 2016.

PUBLICIDADE

Tramas iguais?

O curta-metragem usa imagens encontradas para contar uma história sobre fenômenos paranormais nas proximidades de uma instalação do governo. Stranger Things, curiosamente, foi vendida originalmente para a Netflix sob o título “Montauk”, destacando fenômenos sobrenaturais em torno de um laboratório do governo. O cenário da série foi, posteriormente, transferido para Indiana.

Mas a verdade é que nenhum dos projetos originou a ideia sobre acontecimentos misteriosos em torno de uma instalação do governo em Long Island. Um livro chamado “O Projeto Montauk: Experimentos no Tempo“, publicado em 1992, fala de memórias reprimidas de experimentos secretos do governo no Acampamento de Montauk.

Versões da história circularam em sites de conspiração por muitos anos. Alguns membros do elenco de Stranger Things aludiram à conexão, dizendo em uma entrevista da Wired que o show foi baseado em histórias sobre o Camp Hero.

A Netflix não quis comentar a recente acusação de plágio.

Leia mais: Stranger Things – terceira temporada vai explorar romance entre Mike e Eleven

 

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.