2×04 de Law & Order Organized Crime mostrou a série coerente
No seu quarto episódio, Law & Order: Organized Crime mostra a série ainda mais focada em contar sua história e surpreender quem assiste.
Quando Dick Wolf separou a segunda temporada de Law & Order: Organized Crime em três e ainda fez referência a clássicos da máfia cinematográfica, confesso que julguei o produtor como um tanto pretensioso. Afinal, por melhor que sejam suas intenções, é bastante difícil imaginar que uma série da TV aberta chegará ao nível de “O Poderoso Chefão“, “Scarface” ou “O Gângster“.
A má notícia, de fato, é que eu estava certo. Nunca um drama como este chegará ao nível dos três longas. A boa, contudo, é que até aqui podemos caracterizar como uma boa homenagem. Já é alguma coisa, né?
Em “For a Few Lekë More“, a missão de Stabler (Chris Meloni) continua. Apesar de alguns percalços, o policial segue focado na missão de derrubar a dinastia albanesa. O problema é que, como vimos no episódio anterior, ele começa a se conectar num nível pessoal com algumas pessoas. Sabe os segredos de Albi e segue sendo cortejado por Flutura (Lolita Davidovich). Estaria Elliot brincando com fogo? Além disso, e de forma completamente involuntária, ele tropeça nos interesses de Kosta (Michael Raymond-James). É o fim da linha para o detetive e a investigação na série?
Roteiro de Law & Order: Organized Crime incrivelmente focado na missão
A determinação e foco do roteiro de Law & Order: Organized Crime me chamam atenção. Por mais que existam tentações de tratar de outras narrativas, como o romance de Olivia e Stabler, eles seguem firmes na ideia de desenvolver a proposta da máfia. Os roteiristas e o showrunner sabem o que querem fazer, onde querem chegar e não medirão esforços para acertar. O telespectador pode ficar frustrado com determinada situação, afinal, não se acerta sempre, mas o interesse é inegável. Todos queremos saber como que essa missão chegará ao fim. E conclamo os responsáveis pelos rumos criativos por manter o interesse.
Leia também: 23×04 de Law & Order SVU teve foco e firmeza
Noutro momento poderia torcer o nariz para [Spoiler Alert] Stabler deitar-se com Flutura. Nós não sabemos até aqui se é uma atração, até porque ambos estão ótimos. Ou se é uma estratégia para ganhar confiança de mais um membro da família. Mesmo assim, fiquei empolgado com essa reviravolta. É algo que normalmente não aconteceria, mas sabemos dos tempos de SVU que Elliot não é muito adepto ao manual de ética e conduta da polícia. Vamos ver onde isso vai dar, mas tenho confiança que não vão nos desapontar.
Procura-se Ellen Burstyn
Lembram quando ressaltei, no comentário da semana passada, que era preciso tratar Bernadette Stabler (Ellen Burstyn) com respeito e consideração? Pois bem, ainda vi nada disso acontecer. Minha insistência não vem pelo fato da intérprete ser uma lenda, mas sim pela proposta da personagem. Ninguém aqui imaginaria que Law & Order: Organized Crime, de todos os dramas no ar neste momento, seria um título apropriado para tratar de Alzheimer. Mesmo assim, há uma disposição para discutir o tema. Sendo assim, é preciso fazer com empatia, respeito e maturidade.
A única referência que tivemos neste episódio de Law & Order: Organized Crime foi sobre buquês de flores. É sério isso, produção? Espero, sinceramente, que haja uma correção de caminho mais para frente. Reitero meu apoio para tratarmos desse assunto, assim como acredito que há possibilidade da atriz conseguir uma indicação ao Emmy em 2022. Contudo, é preciso ter cuidado e atenção ao abordar de assuntos sérios como esse.
Em suma, Law & Order: Organized Crime impressiona pelo foco e conquista o telespectador com uma história deliciosa, cheia de ritmo. Há problemas? Sim, mas nada que um time tão qualificado como de Dick Wolf não saiba resolver.
Nota: 4/5