Crítica: 5×01 de Blindspot veio com promessa de vingança e morte importante

Crítica do primeiro episódio da quinta temporada de Blindspot, intitulado "I Came to Sleigh", exibido nos EUA pelo canal NBC.

Critica Blindspot 5x01

A temporada final de Ponto Cego tem início eletrizante e promissor

Queridos fãs de Blindspot, estamos de volta para a última temporada da série. Após 5 anos de missões secretas, tatuagens enigmáticas, perdas de memórias, reviravoltas e conspirações, é chegada a hora de acompanhar as últimas surpresas da série. A quarta temporada apresentou um final dramático e surpreendente deixando toda a equipe de Jane em perigo, e a estreia da quinta temporada revelou tudo o que aconteceu logo depois do ataque de drone ao esconderijo.

Mas o roteiro não entregou de cara essa informação. O episódio começa dois meses depois do ataque, os sobreviventes ficaram esse tempo separados, sem contato e escondidos. No entanto, uma pessoa anônima projeta a tatuagem do pássaro de Jane nos telões da Times Square. Só eu lembrei de Jogos Vorazes vendo o pássaro com faíscas de fogo?

Após essa mensagem a equipe se reúne para decidir o que fazer, e é nesse reencontro que notamos a ausência de um deles. A imagem do pássaro leva a equipe a um antigo inimigo que odeia a CIA, e é a única chance de localizar a prisão onde Rich está. Mesmo sem trabalhar em alguma missão, a equipe provou que ainda está em forma. 

PUBLICIDADE

Morte de personagem terá grande impacto na trama

Quando a cabana foi atingida por um drone, todos os fãs da série torceram para que a equipe inteira tivesse sobrevivido, no entanto não foi bem assim. A série arriscou e matou um dos personagens principais, algo que eu nunca acreditei que fosse acontecer. De fato, havia uma esconderijo subterrâneo na cabana, Weitz conseguiu alertar a equipe sobre o ataque de Madeline, porém, Reade ficou muito ferido na fuga e para salvar a vida de Zapata se sacrificou sendo esmagado pelos escombros.

O flashback mostrando como tudo aconteceu trouxe cenas fortes e um ótimo trabalho do elenco. A morte de Reade atinge cada um deles de uma forma diferente, mas Zapata é a mais abalada por motivos óbvios. Eles não tiveram a chance de viver o amor que sentiam. Além disso, a perda de Reade traz um motivo a mais no plano de vingança contra Madeline Burke. Mas, segundo o showrunner Martin Gero, Reade ainda será visto na temporada final através de flashbacks.

Temporada final reserva grandes surpresas

Blindspot trouxe informações valiosas em seu episódio de estreia. Weitz tem apenas uma aliada dentro do FBI, Afreen, a agente que assumiu o cargo de Patterson. Os dois estão determinados a ajudar a equipe de Kurt. Alguém, possivelmente alguma organização sabia que os agentes estavam escondidos e enviou uma mensagem. O pássaro pode ser a primeira de uma série de imagens com informações para ajudar os fugitivos do FBI.

Um bunker em Praga será o esconderijo da equipe. E Madeline está tão focada em matar o restante da equipe que fechou uma nova parceria perigosa e tem um novo projeto misterioso.

Portanto, sabemos que uma temporada final significa o fim de uma era, o encerramento de vários ciclos. Talvez a morte de Reade seja só a primeira nesta temporada que promete ser a mais caótica e dramática da série. Retornar a Times Square onde toda história começou foi nostálgico, resgatar as tatuagens com uma nova abordagem foi empolgante.

É o início do fim da jornada de Kurt, Jane, Patterson, Zapata e Rich, os riscos são maiores e tudo pode acontecer nos últimos episódios.

A quinta e última temporada de Blindspot terá 11 episódios, e resenharemos todos eles, aqui no Mix de Séries. E então, o que você achou da estreia? Deixe nos comentários. 

Confira o teaser do próximo episódio aqui:

Sobre o autor
Yuri Moraes

Yuri Moraes

Redação

Yuri Moraes é formado em Direito e Marketing Digital e atualmente cursa Produção Cultural. Morador do Rio de Janeiro, sempre foi um grande apaixonado por conteúdo audiovisual e o universo da cultura pop. Um cinéfilo declarado, um seriador nato. Formado em teatro, descobriu sua paixão pela escrita e desde então vem estudando e se capacitando como escritor. Redator do Mix de Séries desde 2016, se desenvolveu como profissional da área e já colaborou com diversos textos em formato de críticas, reviews semanais e notícias. Através de seus textos busca sempre apresentar uma análise pessoal, técnica e sincera das produções que assiste, sem deixar o bom humor de lado. Sempre atualizado nos assuntos do momento, faz cobertura de diversos eventos representando o site. Outra paixão que caminha lado a lado é produção de eventos. Colecionando em seu currículo experiências em grandes eventos, possui verdadeira paixão em fazer parte do processo de construção e execução de eventos culturais. Com isso, equilibra seu trabalho de departamento pessoal com o ofício de escritor e produtor cultural.