5×14 de Riverdale traz Halloween fora de época | Review

Review do décimo quarto episódio da quinta temporada de Riverdale, exibido pela CW, intitulado "Chapter Ninety: The Night Gallery".

Imagem: CW/Divulgação

Por mais que o tema central do episódio de Riverdale não tenha sido esse, podemos dizer que os traumas e medos se fizeram presentes. Ainda estou tentando interpretar a dinâmica do episódio, contudo, posso dizer que compreendi as razões. Acredito que essa divisão de três plots principais foi crucial para endireitar a série, ainda que tenha ficado um pouco solto.

Aquela famosa situação onde devemos dar dois passos para trás e depois seguir em diante. Uma pena que Verônica não foi mencionada no episódio. Todavia, a história dela é tão real que não precisa dessas explicações bizarras como vimos por aqui.

O amadurecimento dos plots em Riverdale

Na última semana, comentei sobre a abordagem feita pela série com o tema do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Acho que é um ponto extremamente positivo de ser colocado em evidência. A história de Archie dos últimos sete anos ajuda nesse processo. Ainda que muito do que foi mostrado tenha sido bem lúdico, é bem comum que a doença possa evoluir com certos níveis de alucinações. Contudo, a série preferiu desviar o assunto culpando a mina de Palladium para os sintomas.

PUBLICIDADE
Imagem: CW/Divulgação

Será que Dark Betty vem aí?

Nas primeiras temporadas de Riverdale, Betty usava uma peruca para mudar sua personalidade e fazer pequenos truques para expor pessoas pela cidade. Os anos se passaram e agora ela troca a peruca pela serra elétrica. Fiquei bem impressionado com a forma que ela conduziu o interrogatório do possível assassino de sua irmã. Principalmente após o flashback com o Trash Bag Killer.

Leia também: 5×13 de Riverdale finalmente estabilizou a série

Será que a situação com o TBK foi algo completamente de sua cabeça e personalidade assassina? Fica aí uma possibilidade bem macabra de questionamento…

Imagem: CW/Divulgação

Sério que ainda estão investindo em Jughead?

Acho que Riverdale precisa urgente rever seus conceitos perante o personagem. A cada semana que passa eu fico mais perdido dentro de seus plots. Agora eu já entendi que o ideal é passar uma mensagem sobre uso de álcool e drogas. Suas alucinações tem essa vertente relacionada ao abuso de substâncias. Todavia, poderia ter sido feito de tantas formas diferentes… Um personagem que já teve um destaque tão importante nas últimas temporadas resolvendo mistérios. Hoje não passa de alguém que atingiu o fundo do poço e traz tédio aos espectadores.

Sinceramente, não sei nem o que falar…

Antes de tudo, não podemos negar como o episódio foi raso. Mesmo que o intuito tenha sido direcionar os diversos plots que a série apresenta, ainda não teve aquela sensação de continuidade. Eu sei que sempre que falo das promos acabo me enchendo de esperanças para com o próximo capítulo. Dessa vez não será diferente, uma vez que teremos um excelente e merecido retorno para a série. Por fim, deixo você com o vídeo abaixo e te aguardo aqui para a próxima semana.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.