Crítica: 6×02 de Fear The Walking Dead eleva nível de Strand
Review do segundo episódio da sexta temporada de Fear The Walking Dead, da AMC, intitulado "Welcome to the Club". Exibido pela AMC Brasil.
O lado egoísta de Victor Strand (Colman Domingo) falou mais alto assim que o personagem obteve uma posição de destaque
Finalmente em Fear The Walking Dead pudemos entender como as coisas funcionam na comunidade de Virginia (Colby Minifie) e, principalmente, sobre o paradeiro dos sobreviventes. Neste episódio, Strand e Alicia (Alycia Debnam-Carey) foram colocados para limpar as latrinas.
Quando o rapaz enfrentou um de seus “superiores”, os dois foram mandados em uma missão suicida propositalmente pela líder. Durante um diálogo entre os três, Victor e Alicia foram surpreendidos com a presença de um desmemoriado Daniel (Rubén Blades) que apenas obedecia as ordens de Ginny.
Um novo rosto em meio aos antigos
Neste episódio também conhecemos Dakota (Zoe Margaret Colletti), irmã mais nova de Virginia e que, aparentemente, não concorda com o estilo de vida ditador da irmã. A dupla interagiu brevemente com a garota e foram enviados para outra área onde aqueles que não se encaixavam estavam.
Coincidentemente, Charlie (Alexa Nisenson) e Janis (Holly Curran) também estavam entre os trabalhadores. Uma vez lá, Strand foi apresentado a Sanjay (Satya Nikhil Polisetti), que explicou como os últimos que tentaram executar a função foram mortos pela inúmera quantidade de zumbis presos atrás do portão.
Então, tomando uma posição de liderança, Victor traçou um plano usando cercas, carroças e tudo o que pudessem utilizar para criar um caminho fixo e assim controlarem os zumbis. Por trás dos panos, no entanto, tentou convencer Alicia a atacar os patrulheiros de Ginny e tomar conta do local como retaliação.
Claro que sua amiga não aprovou a ideia dele. Contudo, Dakota os seguiu e indicou que atrás do portão haveriam armas que poderiam utilizar contra Virginia. Confiando na menina, os sobreviventes executam sua função com muita dificuldade.
Uma batalha complicada
No processo ocorreram algumas baixas – dois patrulheiros – e quase que Charlie passa dessa para melhor. Aliás, pela maneira como a personagem ficou em choque após o ocorrido, me deu a impressão de que ela poderia ter sido mordida. Ela disse a Alicia que não, mas nunca se sabe, né...
Strand então se viu obrigado a tomar uma atitude para que Alicia e Janis pudessem eliminar os mortos: esfaqueou o covarde Sanjay e o sacrificou friamente. Contudo, as armas não estavam lá, colocando em prova a possível fidelidade de Dakota.
No fim, ao contrário do que Victor esperava, o que Virginia fez foi promovê-lo a membro importante da comunidade, ganhando uma chave e a chance de delegar funções aos outros. Exatamente o que ele fez com Alicia e seus amigos, alegando que, num mundo como aquele, era necessário atitudes como a que ele tomou. Ele não deseja que sua amiga faça parte daquilo.
O poder pode corromper um homem
Não bastando a conclusão desse arco, tivemos ainda Daniel encontrando Morgan (Lennie James) e deixando claro que sua falta de memória é apenas um truque para algo maior. Um episódio muito interessante em diversas perspectivas, mas em especial Strand, que trouxe sua dualidade à tona mais uma vez, em um contexto diferente.
Leia também: 6×01 de Fear The Walking Dead trouxe “novo Morgan”
Como sempre em The Walking Dead estamos acostumados a ver os personagens abordarem o tema moralidade, mas sempre em prol de uma boa decisão. No caso de Victor foi o contrário, seu conflito está em ser o vigarista de antes do apocalipse, com sede de poder. E isso é exatamente o que ganha de Virginia. Um excelente episódio, em destaque por Lennie James na direção, pela primeira vez.
Será que possivelmente teremos um Strand mudando de lado (outra vez?) Nos conte o que achou do episódio e fique de olho em Fear The Walking Dead aqui, no Mix de Séries!