Crítica: Arrow foca em personagens femininas em 7×18 “Lost Canary”

Review do décimo oitavo episódio da sétima temporada de Arrow, da The CW, intitulado "Lost Canary"

Imagem: The CW/Divulgação

Arrow está se aproximando do clímax de sua sétima temporada

Mas quando parecia que seu foco havia sido definido, quase um mês após um cansativo último hiato, a série volta com um episódio mais desligado a trama central. Como vem acontecendo nos últimos episódios, chegou a hora de nos despedirmos de mais uma personagem de seu elenco.

Desde o começo da série, Arrow apresentou um diverso leque de personagens femininas fortes. “Lost Canary” veio para homenagear esse incrível grupo, reunindo velhas e novas caras. Além de grandes referências, seja a um futuro grupo de Canários, ou mesmo das incríveis “Birds of Prey”, o episódio ainda foi uma homage a Katie Cassidy e suas personagens.

Girl Power

Apesar de tudo, o mote dessa reunião não foi tão bom quando poderia ter sido. Fazer Laurel vilã de novo, mesmo que por menos de um episódio, para depois fazê-la mudar de lado novamente foi um grande erro. Tornou toda a trama extremamente rasa. Uma pena já que essa talvez tenha sido a despedida da personagem em Arrow. Acredito que ela ainda possa voltar na última temporada para um desfecho. Mas talvez não voltemos a vê-la tão presente no team Arrow como vínhamos acompanhando.

PUBLICIDADE

Por outro lado, a personagem ao menos ganhou sua redenção, com direito a receber o uniforme e título de Canário Negro na Terra 2. Outro ótimo momento para a personagem foi sua aparição nos flashfowards, mesmo que rapidamente.

Como era de se esperar, a participação de Caity Lotz foi uma grande adição ao episódio. Suas cenas com Katie Cassidy trouxeram não só uma boa nostalgia, como um sentimento especial a esse reencontro. Já a Shadow Thief de Carmel Amit não mostrou garra o suficiente para carregar o peso de vilã do episódio. Muito menos uma boa conexão com a Laurel.

Reta final em Arrow

Lost Canary” acabou sendo decepcionante, mesmo que contenha alguns bons momentos aqui e ali. A escolha do episódio como retorno pós-hiato talvez não tenha sido uma boa ideia. Começo a achar que talvez o Nono Círculo seja apenas apresentado nesta temporada e ganhe destaque como antagonista da oitava e última temporada de Arrow. Se assim o for, que seja de forma grandiosa. Mas até lá, ainda é preciso fechar esta sétima temporada a altura. Ainda será possível?

Imagem: The CW/Divulgação

CURIOSIDADES:

– Após Felicity, Laurel, Sara e Dinah escaparem da explosão, Felicity se refere às quatro como “Birds of Justice”, ao que Sara responde “algo assim”. Esta é uma referência a “Birds of Prey” (Aves de Rapina), grupo formado apenas por heroínas, geralmente tendo Canário Negro, Caçadora e Oráculo como membros.

– Nos quadrinhos, Shadow Thief é um nome usado por três vilões diferentes. Arrow se baseou na terceira e última, a Ladra das Sombras, dos Novos 52. Aviva Metula é uma ex-agente da Mossad que usa um uniforme chamado Shadow Skin que lhe dá poderes de intangibilidade, voo, metamorfose limitada e teletransporte.

Sobre o autor

Álefe Cintra

Redação

Álefe Cintra é jornalista e apaixonado por séries. Criador de conteúdo para mídias sociais, é especialista em redação para SEO. No Mix de Séries atua como redator desde 2018, tendo passado pelas mais diversas áreas. Por cinco anos, cobriu as séries do "Arrowverso", resenhando produções como Arrow, The Flash, Supergirl, entre outras. Atualmente é o responsável por cobrir áreas relacionadas a DC Comics e super-herois no portal.Bacharel em Comunicação Social pela UniSEB COC em 2010, desde 2022 é estudante de Marketing Digital pela Universidade de Illinois. Atualmente, reside fora do Brasil, estando em Almada, Portugal. Álefe, além disso, é um redator com experiência em produção de conteúdo digital, reportagem e conteúdo jornalístico, crítica de entretenimento e produção editorial.No Mix de Séries, através de sua trajetória de mais de seis anos, aprendeu diversas técnicas de escritas para internet, e se especializou na cobertura de eventos, lançamentos e redação sobre séries de TV, com foco na cobertura de produções voltada para o público geek e nerd. Também atua como copywriter freelancer em outros projetos.