Critica: Elseworlds apresenta Smallville em primeira parte do crossover em The Flash

Elseworlds apresenta Smallville. Review do nono episódio da quinta temporada de The Flash, da The CW, intitulado "Elseworlds".

Imagem: The CW/Divulgação
Imagem: The CW/Divulgação

[spacer height=”10px”]

A melhor época do ano para os fãs do Arrowverso enfim chegou: o grande crossover. Onde os personagens se encontram, novos heróis e vilões são introduzidos, tudo isso envolto de uma trama grandiosa dividida em várias partes. Elseworlds pode não ser o maior crossover dessas séries, mas pode ter sido o mais importante de todos até aqui. Isto porque ela foi responsável por introduzir uns dos personagens e cenários mais importantes da DC.

A trilogia Elseworlds

Esta primeira parte foi responsável por apresentar o grande problema que os heróis terão que enfrentar. De forma descontraída, o episódio mesclou bem o humor, o drama e principalmente a ação. O humor durante a primeira metade do episódio foi absolutamente engraçado. Barry surtando ao imaginar Oliver e Íris na mesma cama, e Oliver agindo como Barry foram os pontos altos. Mais divertido ainda vendo Stephen Amell imitar com perfeição os trejeitos e modo de falar de Grant Gustin. E olha que se tratando se Stephen, criticado por sua pouca versatilidade na atuação, é uma grande surpresa. Também foi muito divertido acompanhar Grant tendo que agir em alguns momentos mais sério e até de forma mais bruta.

PUBLICIDADE

Ademais, a trilogia parece que foi dividida para apresentar um herói/cidade/mundo em cada parte. Nesta primeira em The Flash o foco esteve em Superman, Smallville e a Terra 38. Nada foi mais incrível que vermos o elenco reunido na fazenda Kent de Smallville ao som da incrível “Save Me”. O estúdio fez essa grande homenagem a série que foi precursora do Arrowverso. Uma imensa nostalgia aos fãs de Smallville. Além de apresentar o Superman para o restante dos personagens das séries fora de Supergirl, fomos apresentados enfim a Lois Lane. Tyler Hoechlin e Elizabeth Tulloch mostraram muita química em cena e nos deixaram querendo mais aparições de ambos em Supergirl.

Pré-Crise?

Além disso, Elseworlds também inseriu um personagem muito importante da DC que introduzirá em breve um dos arcos mais importantes dos quadrinhos na televisão. O Monitor e a origem do Doutor Destino são os responsáveis pela trama de Elseworlds acontecer. Ambos tem um papel muito importante na construção do que virá a ser a Crise nas Terras Infinitas no Arrowverso. Por mais que o Dr. John Deegan e Mar Novu pareçam cartunescos, suas aparições foram bem apresentáveis para a adaptação. Já o androide Amazo foi o ápice dessa primeira parte. Sua aparição na série foi quase uma surpresa e trouxe uma sequência de ação envolvendo os super-heróis de nos deixar grudados na tela. Ver o Superman aliado ao Flash, Arqueiro Verde e Supergirl foi empolgante demais.

No entanto, é preciso notar que o episódio teve suas falhas. O roteiro mostra um furo vez ou outra ao longo do episódio. Seja Oliver e Barry adivinhando que Kara estava em Smallville, Amazo reconhecendo Superman e Supergirl como meta-humanos, entre outros. Mas nada que tire toda a diversão dessa primeira parte do que promete ser uma aventura épica para The Flash, Arrow e Supergirl. E que venha Gotham City.

Imagem: The CW/DivulgaçãoThe Flash

DOS QUADRINHOS:

– Nos quadrinhos, Amazo é uma entidade robótica capaz de duplicar todos os poderes dos membros da Liga da Justiça. O androide foi criado por Anthony Ivo, com quem Oliver já cruzou em Arrow na segunda temporada durante sua estadia em Lian Yu. Lá o personagem estava em busca do soro Mirakuru, citado neste episódio. Mas o design, mecanismo e acrônimo do personagem neste episódio são similares ao do personagem no universo animado da DC.

– Nos quadrinhos, Monitor é um ser poderoso que existe para observar e registrar a matéria positiva do Multiverso. Surgiu na lua sem vida de Oa em resposta ao desequilíbrio cósmico causado pelo experimento de Krona, que criou os universos da matéria e antimatéria. Ficou em guerra contra seu inimigo Anti-Matéria durante um milhão de anos, terminando em empate. Mas após nove bilhões de anos inconscientes, ressurgiram com a Crise nas Terras Infinistas.

– Nos quadrinhos, Dr. John Deegan é o Doutor Destino, um cientista inimigo da Liga da Justiça. Originalmente um simples gênio que inventou aparelhos para cometer crimes, sua carreira mudou para sempre quando criou o Materioptikon. Este dispositivo lhe permite distorcer a realidade com base no tecido dos sonhos, tornando-o inimaginavelmente poderoso.

CURIOSIDADES:

– Os super-heróis identificados na cena inicial do episódio na Terra 90 são: Flash, Monitor, Arqueiro Verde, Gavião Negro, Mulher-Gavião, Nuclear, Sideral (Stargirl), Manto Negro, Caçadora, Ray, Capitão Frio e Jesse Quick.

– O episódio faz uma grande homenagem a série Smallville. Ao apresentar a cidade, a música tema da série, “Save Me” do Remy Zero, é tocada. Lois também chama Clark de “Smallville”. Além disso, na cena de abertura que se passa na Terra 90 vemos um Arqueiro Verde caído com o mesmo uniforme do personagem de Smallville.

– Em uma cena, Ralph diz “alguma coisa estranha está acontecendo, e ainda nem é terça-feira”. A brincadeira de deve ao fato do episódio ter ido ao ar no domingo, trocando de lugar com Supergirl.

– Referências Nerds:

  1. Sexta-feira Muito Louca (Freaky, Friday, 2003).
  2. Contra Tempos (Quantum Leap, 1989).
  3. Stranger Things (2016)
  4. O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015)
  5. O Dia em que a Terra Parou (1951)
  6. Superman: o Filme (1978)

Confira as outras reviews do crossoverParte 2; Parte 3.

Sobre o autor

Álefe Cintra

Redação

Álefe Cintra é jornalista e apaixonado por séries. Criador de conteúdo para mídias sociais, é especialista em redação para SEO. No Mix de Séries atua como redator desde 2018, tendo passado pelas mais diversas áreas. Por cinco anos, cobriu as séries do "Arrowverso", resenhando produções como Arrow, The Flash, Supergirl, entre outras. Atualmente é o responsável por cobrir áreas relacionadas a DC Comics e super-herois no portal.Bacharel em Comunicação Social pela UniSEB COC em 2010, desde 2022 é estudante de Marketing Digital pela Universidade de Illinois. Atualmente, reside fora do Brasil, estando em Almada, Portugal. Álefe, além disso, é um redator com experiência em produção de conteúdo digital, reportagem e conteúdo jornalístico, crítica de entretenimento e produção editorial.No Mix de Séries, através de sua trajetória de mais de seis anos, aprendeu diversas técnicas de escritas para internet, e se especializou na cobertura de eventos, lançamentos e redação sobre séries de TV, com foco na cobertura de produções voltada para o público geek e nerd. Também atua como copywriter freelancer em outros projetos.