Crítica: Episódio 2×02 de Star Trek Discovery explora potencial da franquia

O segundo episódio de Star Trek: Discovery mostra o que a franquia tem de melhor!

Ciência e Religião

Embora a franquia Star Trek seja comumente lembrada pelo seu lado científico, ela nunca deixou de mergulhar na mitologia e cultura dos povos.

No segundo episódio, a frota estelar encontrou uma sociedade humana diferente daquela que estão acostumados. Ao invés de avançar, eles retroagiram. Montaram uma comunidade sem tecnologia e onde a maior garantia de um futuro melhor estava depositada na fé.

No futuro de Star Trek é comum que muitos da frota não possuam religião e, mesmo aqueles que acreditam em algo, não seguem exatamente as mesmas religiões dos tempos atuais. Ao mostrar essa sociedade “perdida” há um choque natural entre o futuro e o passado.

Por mais que a Ordem Geral Um pareça um tanto quanto rígida demais, ela é fundamental para o estabelecimento do universo de Star Trek. Afinal, é graças a ela que cada civilização pode evoluir no seu tempo e a sua maneira. Sem que haja imposição, dá-se maior liberdade aos diferentes povos, garantindo-se a não existência de um grupo supra-planetar autoritário e soberano.

Diferente da polarização da primeira temporada, espero que a atual aborde e se aprofunde mais nas diferentes sociedades e culturas desse vasto universo futurístico.

O Aprofundamento de Tilly

Como já havia comentado na review passada, é bem interessante acompanhar o desenvolvimento dos personagens secundários. Certamente, Tilly é a que mais vem se destacando nesse início de temporada. Além de trazer o humor, a personagem também demonstra todo o seu espírito de iniciativa para ajudar a frota em situações difíceis. Mesmo parecendo egoísmo e nem sempre levando as melhores tomadas de decisão, a personagem parece estar se preparando bem.

O Luto de Stamets

Ainda em luto e sofrendo pela morte de Hugh, Stamets teve participação importante no episódio. Para minha surpresa, o personagem voltou a se oferecer para o uso do motor de esporos. Não acreditava que voltariam a arriscar tão cedo. Mas, ao que parece, o personagem não deve mais chegar naquele nível de esgotamento.

Continue acompanhando as notícias e reviews da série aqui no Mix de Séries. Abaixo a promo do próximo episódio.

Avatar

Matheus Ronconi

Paulista, nerd, viciado em séries e fã do Rei Leão e do Homem-Aranha. No Mix escrevo sobre The Big Bang Theory e Star Trek: Discovery.

No comments

Add yours