Crítica: Final de WandaVision trouxe grande batalha e novo visual de Wanda

Crítica: Season Finale de WandaVision encerrou com grande batalha e novo visual de Wanda

A Feiticeira Escarlate finalmente chegou no MCU. Além disso, o destino de todos os personagens permaneceram em aberto para o futuro.

WandaVision certamente trouxe em seu último episódio muita hype entre os fãs de Marvel (incluindo eu mesmo, claro) devido as inúmeras teorias que foram feitas ao longo dos oito episódios anteriores. Entretanto, a maioria delas ficaram apenas em nossa mente, mas não diminuiu em nada a qualidade do que foi apresentado.

Continua após as recomendações

Wanda vs Agatha / Visão vs Visão Branco

Para proteger seus filhos, Wanda (Elizabeth Olsen) já partiu para o ataque contra Agatha (Kathryn Hahn) ao mesmo tempo em que Visão Branco aparece para cumprir a missão de interceptar a moça e matar o Visão (Paul Bettany) daquela realidade.

O fato é que Wanda não tem tanta vantagem em batalha por não saber conjurar magia, ao passo que Agatha absorve todos os ataques da protagonista, a deixando mais fraca e velha. Não bastando isso, a bruxa ainda libertou todos os moradores de WestView do controle mental de Wanda.

Continua após a publicidade

Sentindo-se culpada pelo mal que causou, Wanda abre o hex para que a população fuja, mas presenciou sua família sendo desfeita, o que a fez recuar imediatamente e continuar o ataque contra a bruxa má. No entanto, a SWORD aproveitou a oportunidade perfeita para entrar na cidade e cumprir sua missão contra Wanda.

Monica e os gêmeos também ajudaram

Enquanto isso, Monica (Teyonah Parris) permanecia presa no porão/quarto do Fake Pietro, ou Ralph (Evan Peters), como foi descoberto pela moça. Com esse fato descobrimos duas coisas: a teoria do Pietro da Fox ter vindo para o MCU não se concretizou e o marido que Agatha tanto falou durante a série na verdade ela ele mesmo.

Ela o libertou do controle mental de Agatha e conseguiu fugir a tempo de proteger os gêmeos Maximoff dos tiros de Hayward (Josh Stamberg). Aliás, foi uma bela demonstração de poderes não só dela, como de Tommy (Jett Klyne) e Billy (Julian Hilliard) também. Darcy (Kat Dennings) também fechou com chave de outro após prender Hayward.

Confesso que esperava bem mais desse núcleo de personagens, especialmente a Monica que, de certa forma, a série também girou em torno de sua história. Mas voltarei a falar dela mais tarde, afinal de contas, uma das duas cenas pós-créditos é sobre ela.

O acesso às memórias

Após uma longa batalha, Visão Branco acabou entrando em conflito após escutar que o Visão que estava tentando matar não era o verdadeiro. Os dois então começaram a discutir diversas teorias, citando o Navio de Teseu, inclusive.

Além disso, Visão conseguiu trazer as memórias do outro sintezoide de volta, o que o fez relembrar de todos os momentos ao lado de Wanda. Como o Visão Branco não possui mais sentimentos, ele decidiu abandonar a batalha e ir embora. Talvez o veremos em um outro momento na Marvel, mas não mais em WandaVision.

Com uma batalha ganha, o Visão dessa realidade apenas retornou para junto de seus filhos e assistiu de camarote a batalha final entre as duas bruxas mais poderosas dali. Aproveitando um momento de vulnerabilidade de Agatha, Wanda a colocou em um feitiço de controle mental, assim como fez com Tony Stark em Era de Ultron.

A verdadeira Feiticeira Escarlate

Crítica: Season Finale de WandaVision encerrou com grande batalha e novo visual de Wanda

Imagem: Marvel Studios / Divulgação

Agatha revisitou seu passado em Salem, porém mesmo assim conseguiu colocar as bruxas contra Wanda, fazendo-a entender que ela é uma bruxa também. Em fúria, Wanda decidiu acabar de uma vez por todas com sua inimiga, saindo do controle mental e distribuindo poderes contra ela.

Os efeitos especiais ficaram todos para essa batalha. Wanda propositalmente entregou seus poderes para Agatha ao mesmo tempo em que criava as mesmas runas de proteção que havia aprendido com a vilã. Quando Agatha se deu conta, o hex inteiro serviu para prender seus poderes e liberar os da protagonista.

Em uma das cenas mais incríveis do MCU, Wanda então se tornou a Feiticeira Escarlate, aceitando a origem de seus poderes e a visão que teve da Joia da Mente – E a roupa ficou sensacional! Derrotada, Agatha terminou presa como o papel que desempenhava: a vizinha enxerida.

A despedida

Então Wanda entendeu o que precisava ser feito e que mais uma vez seria ela quem mais perderia ali. Sua família voltou para casa, ela se despediu dos filhos e, em uma emocionante conversa com Visão, contou quem ele realmente é: uma memória dela mesma. Segundo eles, os dois dirão olá outra vez.

O domo foi desfeito e, junto com ele, sua casa e sua família. A opinião pública também mudou, agora a odeiam muito mais do que na época do incidente em Lagos. Contudo, Monica permaneceu leal à ela e ainda disse que faria o mesmo para trazer sua mãe de volta.

Wanda então decidiu ir embora para aprender mais sobre seus poderes e Monica permaneceu em WestView para cuidar dos estragos causados principalmente pela SWORD. Neste ponto temos o final de WandaVision, com um pontapé para a fase 4 da Marvel.

As cenas extras

A primeira das cenas extras de WandaVision se trata de Monica, que recebeu um chamado diretamente dos Skrulls para uma missão no espaço, assim como ela sempre sonhou quando criança. Isso é um passo importantíssimo para um possível Capitã Marvel 2 ou até mesmo para Invasão Secreta.

Já a segunda cena mostrou Wanda, sozinha em meio a um chalé, desfrutando da paz de espírito que finalmente encontrou. Porém, durante este tempo aprendeu a criar sua projeção astral e, ao mesmo tempo em que cuidava de si mesma, estudava justamente o Darkhold, que contém as magias mais poderosas e um capítulo destinado à ela.

A Feiticeira ainda escutou o pedido de socorro de seus filhos, o que leva a entender que Billy e Tommy reaparecerão em breve. O que sabemos é que Wanda estará em Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, então podemos esperar muito mais dela para o ano que vem.

O veredito

Acredito que WandaVision criou uma nova fórmula de se fazer séries e iniciou a fase 4 com maestria. Desenvolveu perfeitamente a Feiticeira Escarlate e abriu um leque de opções para as próximas produções da Marvel. O único ponto fraco está em Evan Peters, que foi desperdiçado apenas para criar um hype tremendo entre os fãs.

Mas e você, o que achou do último episódio e do desfecho dos personagens? Conte suas impressões e suas expectativas para o futuro, além de continuar aqui, de olho no Mix de Séries!

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Nota do Episódio9.5
Review do nono episódio de WandaVision, da Marvel Studios, intitulado "O Grande Final". Toda a temporada está disponível no Disney+.
9.5