Crítica: Good Girls teve ótimo final com episódios 4×15/16

A conclusão de Good Girls

Crítica Good Girls final

Infelizmente, Good Girls acabou sendo cancelada. Terminar uma série é sempre complicado, pois é impossível agradar todos os fãs. Porém, quando o show acaba sendo cancelado, sua mentalidade olhando para o que acontece no episódio acaba sendo diferente, já que nenhuma história vai ser concluída satisfatoriamente.

Continua após publicidade

Tendo isso em mente, Good Girls fez um final de temporada interessante e até certo nível concluiu pelo menos os plots iniciados na temporada.

Continua após a publicidade

Vance

Um dos “vilões” da temporada e o que ajudou a movimentar essa finale foi Vance, o líder do culto/esquema pirâmide. Como era de se esperar, sua vida doméstica é horrível e ele acaba projetando isso em Beth. Típico de todo homem machista e inseguro. Até quando ele revela seu plano, acaba sendo algo ridículo. Ele nunca foi capaz de colocar Beth atrás das grades. Tudo o que ele queria era forçá-la a vender os produtos, levando em consideração ela ser mãe e conhecer um grupo de pessoas que poderia comprar.

Continua após publicidade

Nunca gostei de Vance e seu papel na série. No fim, ele acabou sendo um exemplo de como um homem machista se comporta e como poderíamos impedi-lo, se prestássemos atenção aos detalhes. Porém, todo o caminho até chegar nesse ponto, em minha opinião, foi malfeito e em diversos momentos o personagem passava apenas por um machista mal escrito, e isso atrapalhava muito a série.

Leia também: 4×14 de Good Girls focou em campanha eleitoral

Annie e Kevin

Outro plot explorado nos episódios foi a relação de Annie e Kevin. Primeiro com Annie não querendo colocar nenhum tipo de rótulo por estar como medo de acabar se machucando ou machucando Kevin. Para piorar a situação, durante a execução do plano de Beth, Kevin acaba encontrando Annie em um falso jantar com o assistente de Nick. Porém, ela não pode explicar o que está acontecendo e a única opção é deixar Kevin partir.

Continua após publicidade

Enfim, Annie foi a personagem que teve a melhor conclusão na finale, como já falei em textos anteriores. Existiram vários momentos durante a temporada que mostraram a mudança da personagem e tudo o que ela fez no episódio apenas solidificou ainda mais o que havia sido dito.

Dean e Stan

Cumprindo os requisitos mínimos, os dois percebem como fizeram a escolha errada ao entrar para o culto. Eles até tentam parar Vance, mas nem isso são capazes de fazer e, mais uma vez, as meninas precisam solucionar o problema.

Como já falei sobre Vance, existe uma maneira de fazer personagens frustrados com o sistema patriarcal que foi ensinado desde criança. Porém, em vários momentos, a série não soube fazer isso, e os dois acabaram parecendo apenas dois homens que não conseguiam ouvir “não”.

A queda de Nick

Continuando na corrida ao cargo público, Beth precisa de provas para colocar Nick atrás das grades e se livrar de pelo menos esse problema. Então, Beth descobre que Nick vai usar o projeto de um grande complexo para “lavar” dinheiro e outras coisas ilegais.

A primeira parte do plano é invadir o escritório de dele. Mas não conseguem da primeira vez, o que leva ao falso encontro de Annie e o assistente. Para piorar a situação, Nick sabe que as meninas tentaram encontrar provas contra ele.

Imagem: Divulgação.

Nick claramente não está acostumado com alguém indo de frente contra ele e, inocentemente, oferece as provas para Beth. Porém, ele não sabe que as meninas estão recebendo apoio do serviço secreto. Nick tinha a polícia local no seu bolso. Após se incriminar, Donnegan fala que ele pode ir para cadeia ou a avó dele, já que uma das contas que desviava dinheiro estava no nome dela.

Claro que os documentos não foram o bastante. Com a ajuda de Nick, Beth ganhou a eleição e agora, em uma situação de poder, Rio estava mais seguro em derrubar seu primo/irmão.

Usando várias coisas que foram citadas ou mostradas durante a temporada, fez sentido a decisão de Nick de tomar o lugar da avó. E até a maneira como as provas foram apresentadas foi coerente. O que pessoalmente admiro.

Livres do crime em Good Girls

Tudo estava dando certo para Beth, ganhando a eleição, qualquer chantagem de Vance seria em vão. E sem Nick seus contatos na nova carreira iriam ajudar bastante. Mas nem tudo são flores. O capanga de Rio aparece na casa de Beth e acaba atirando nela.

Felizmente ela sobrevive e, após isso, vemos como a vida das meninas continuou. Beth cuidando da sua família; Ruby e Stan abrindo um próprio negócio; Annie reconquistando Kevin e viajando pelo país em um trailer moderno.

Entretanto, a alegria não dura. Beth está claramente entediada. O corpo de Sarah começa a rejeitar o rim e Ben está sofrendo transfobia na escola. Sem o dinheiro para facilitar a vida delas, as três decidem roubar um mercado, onde Beth acaba sendo baleada outra vez… E acaba sendo revelado que essa vida pós-crime foi um sonho de Beth.

Good Girls final
Imagem: Divulgação.

Foi muito interessante ver essa possível vida que elas poderiam ter vivido. Sem embelezar a vida do crime e sim mostrando como certas concessões e dinheiro poderiam facilitar. Seja com a medicação cara de Sarah, ou uma escola particular para Ben onde a transfobia não iria acontecer. É uma questão de: não cometer crimes, mas, se acabar se envolvendo, por que não tirar proveito?

Plots” interrompidos de Good Girls

Todavia, infelizmente, alguns plots foram deixados sem conclusões para uma possível temporada 5. A pior parte é que todos eles mostravam como a série iria crescer e até tomar um rumo mais sombrio. Nick tendo certeza de incriminar Annie, e ela indo para a prisão. A família de Ruby indo embora, já que ela sempre colocava Beth em primeiro lugar, e até Beth que agora seria chefe de Rio.

Fico muito triste da série não ter tido uma conclusão, mas ainda há esperança de algum serviço de streaming salvá-la.

Enfim, Good Girls foi uma ótima série, com uma ótima mensagem. Vou sentir falta de Annie, Beth e Ruby!

E então, o que vocês acharam do fim de Good Girls? Deixe aqui nos comentários do Mix de Séries.

Nota: 4/5