Crítica: Mom estreia 8ª temporada com novos ares – sem Christy
Review do primeiro episódio da oitava temporada da série Mom, do canal CBS, intitulado "Sex Bucket and the Grammar Police".
Mom e suas mudanças na nova temporada
A espera acabou para os fãs de Mom. Na última quinta-feira (5), finalmente foi ao ar nos Estados Unidos a estreia da oitava temporada da série. Como noticiamos aqui no Mix de Séries, Anna Faris não faz mais parte do elenco. O acontecimento caiu como uma bomba aos fãs da série, que não esperavam por isso.
Sinceramente, fiquei bem receoso de como a saída de Christy seria abordada, afinal estamos falando de uma criação de Chuck Lorre. Contudo, como temos Gemma Baker como roteirista, seria muito difícil de um piano cair na cabeça da protagonista (alô, alô, Two And a Half Men).
Eu pensei que a premiere seria toda focada na ausência da personagem, mas me enganei bonito. Foi bacana terem dado um “final feliz” a Christy, uma vez que ela já passou por vários altos e baixos nos últimos sete anos de Mom. O plot da bolsa de estudo foi bons frutos de um progresso incrível que ela vinha tendo no decorrer da série, sem contar que esse “desfecho” deixa as portas caso Anna decida retornar algum dia à comédia, ou até mesmo uma participação especial no series finale.
Como ficam as coisas sem a Christy?
Desde quando soube que Christy não retornaria para a oitava temporada, isso em setembro, questionei sobre como funcionaria o dinamismo da série. Entretanto, uma coisa que sempre foi notória desde o piloto, Allison Janney roubou a cena desde sua primeira cena. Mom tinha a premissa de ser uma história sobre Christy, mas Bonnie foi ganhando espaço, tanto que sua intérprete deixou de concorrer às categorias coadjuvantes e, assim, passando a disputar nas principais.
Queira você, caro leitor, ou não, Bonnie definitivamente tornou-se a verdadeira protagonista de Mom há muito tempo. Por conta disso, acredito que teremos mais camadas da personagem a serem abordadas, e até mesmo um novo dinamismo que pode funcionar muito bem.
Não é desmerecendo Anna Faris, muito pelo contrário, pois eu a amo, mas agora com a Allison totalmente no controle talvez Mom possa ganhar novos ares que a série estava precisando.
Destaques nas demais personagens
Uma coisa que já venho curtindo na série desde a quinta temporada, mas agora isso com certeza será mais intenso, é a ascensão das demais personagens. Jill, Marjorie, Wendy e agora Thammy não só cresceram nesses últimos anos, como agora podemos dizer sim que elas também são protagonistas. Há espaço para todas!
A prova clara disso é que o foco dessa premiere foi totalmente em Thammy. A personagem fez aniversário, e soubemos mais um pouco a seu respeito, como o fato de seu pai ligar todos os anos na data. Durante o evento, finalmente soubemos mais também sobre Wendy, e acredito que finalmente vamos poder explorar ainda mais a história da personagem.
Em contrapartida, como cereja do bolo, foi descoberto que Marjorie está com um problema no coração, o que mexeu com seu emocional nesse episódio de estreia. Vamos torcer para que não façam disso algo grave, pelo amor de Deus. É claro que isso foi tratado com o humor ácido da Bonnie, e quando ela diz às demais bem baixinho “she is dying!”, juro a vocês que dei um berro aqui.
Quem só não teve tanto destaque assim nessa premiere foi Jill, mas pelo que já andei lendo, o seu relacionamento terão novas camadas a serem abordadas nessa temporada.
O que esperar da oitava temporada de Mom?
Sem Christy na jogada, como mencionei acima, esse é o momento de explorar mais as demais personagens, que acabaram tornando-se também protagonistas da série. Com certeza a série poderá ter mais foco no relacionamento de Bonnie e Adam, assim como suas sessões de terapia (sim, por favor).
Os roteiristas estão com a faca e o queijo na mão, para dar uma renovada em Mom, e assim trazendo novos ares que a série estava precisando.
Mas e vocês, o que acharam desse episódio? Deixem nos comentários…