Critica: O passado de Jane está de volta nos novos episódios de Blindspot
Review do 4x14 e 4x15 de Blindspot, intitulados “The Big Blast From The Past Episode” / “Frequently Recurring Strunggle For Existence”.
Um traidor no FBI
Blindspot não cansa de apresentar casos de bomba. Prova disso é a fala de Reade, quando toma conhecimento de mais um ataque a bomba. “Por que isso soa familiar?”. Só eu achei uma piada? Dessa vez, um ataque faz a equipe recordar um caso antigo para perceber que estão interligados.
O caso foi uma boa forma de visitar o passado dos agentes no período que a equipe estava desfeita. Enquanto Kurt estava a procura de Jane, Patterson estava trabalhando no Vale do Silício, Reade estava trabalhando com a nova diretora do FBI, Hirst e Zapata em transição para CIA.
Agora com a equipe completa, eles tiveram a chance de rever o caso e descobrir o traidor dentro do FBI. Uma terrorista surge para fazer justiça a uma pessoa que foi acusada no passado por terrorismo. Agora que Zapata voltou, seu retorno parece mexer com a dinâmica da equipe. A investigação acaba relevando que dentro do FBI existe um traidor.
Apesar de Stuart ter um papel importante no caso, Weitz manipulou toda situação. Que Weitz tem seu moral questionável isso já deu pra perceber. Mas, nesse episódio, o público pôde conhecer uma nova face. Ainda que ele seja o grande culpado da história, ele conseguiu se salvar sem precisar se entregar. Mas Kurt promete ser seu grande pesadelo.
Os jogos de Shepherd
Outro ponto de destaque foi o quebra-cabeças deixado por Shepherd. A história de Jane é marcada por quebra-cabeças e manipulação. Mesmo que sua mãe tenha morrido, parece que ela ainda não está pronta a virar a página e encerrar essa história. Ele pede ajuda a Patterson e Rich para investigar o novo “presente” que recebeu da mãe. É claro que não teria uma resposta. A investigação leva a uma chave que Jane parece conhecer muito bem e, com isso, surge um novo mistério.
Além disso, a história de Reade e Zapata voltou a ganhar espaço na trama. Com cenas do passado e do presente, os dois mostram um certo conflito. Enquanto no passado eles viviam uma crise e a possibilidade dela se juntar a CIA, no futuro ela está de volta a equipe. Mas nada é como antes, principalmente seu relacionamento com Reade. Ele a quer por perto, mas ao mesmo tempo está em conflito emocional. Talvez nem tudo esteja perdido para o casal.
Passado está de volta e quer vingança em Blindspot
No episódio 4×15, Jane confronta seu passado, enquanto a equipe se apressa em manter uma arma mortal fora do alcance de um terrorista. O passado e o presente de Jane estão sempre interligados. A chave que Patterson encontrou no episódio passado era na verdade de um abrigo abandonado da Sandstorm, com vários itens da vida de Jane. Talvez o objetivo fosse torturar Jane ou ajudar Remi a recuperar suas memórias.
O caso da semana envolvendo o roubo de plutônio para construir uma bomba nuclear fez Jane encontrar alguém de seu passado, Cameron Gibbs. Um homem que ela manipulou e preparou para ser um assassino da Sandstorm. A missão se tornou mais complicada por isso. E, quando ela precisou revelar que foi ela (Remi) que destruiu a vida de dela e o transformou em quem ele é, Gibbs surtou. No final do dia, a equipe teve sucesso na missão, mas Jane estava despedaçada.
Além disso, Rich segue sendo a pessoa mais exótica da equipe. Prova disso foi ele ter elaborado um jogo de tabuleiro envolvendo todos da equipe. Incrivelmente o jogo acabou ajudando a estruturar a missão e levar a equipe para a ação. Ponto para Rich!
A salvação de Zapata
Keaton acordou do coma só para provar de uma vez por todas que Zapata realmente disse a verdade. E agora tem como provar que trabalhava para Keaton em uma missão super secreta. Porém, o USB que ela encontrou no apartamento de Keaton pode apenas inocentá-la. Ele está disposto a se sacrificar para poupar sua parceira. Mas Zapata não permite, e agora precisa conseguir salva os dois antes que a CIA a capture.
Parece que existe alguém da Sandstorm vivo. E se isso for verdade, certamente, essa pessoa tem planos de reativar o programa. Com o passado de Jane cada vez mais presente, a Sandstorm sendo citada com mais frequência e a audiência em declínio, fica claro que é possível que essa seja a temporada final de Blindspot. O roteiro está aparando as arrestas para finalizar a história de Jane e do FBI.
Apesar de não desenvolver a narrativa central da temporada, foram dois bons episódios. Se essa for realmente a temporada final, acho que seja a decisão correta. Mas os próximos episódios terão de ter muito mais ação e desenvolvimento.
Até o próximo episódio!