Crítica: Quase todos entram nos planos de Deus no episódio 4×06 de Preacher

Um episódio com revelações bombásticas e um reencontro emocionante. Preacher está de volta!

A onipotência do onipotente

Deus tem sido mostrado como um ser muito desapontado com a humanidade. Ao analisar toda a caminhada até aqui, podemos concluir que esse foi o motivo do seu sumiço. Cansado das frustrações e “cagadas” da humanidade, Deus decidiu deixar seu cargo. A princípio foi isso. Mas e se, na verdade, tudo fizer parte de um plano que não podemos entender e que somente perceberemos quando estiver concluído? Já parou para pensar que tudo o que vimos até aqui foi arquitetado pelo Todo Poderoso? Que o Preacher pode ter ganhado o Gênesis não apenas por conta de uma aleatoriedade, mas pela vontade do Criador?

As conversas dele com Herr Starr me deixaram bastante reflexivo sobre isso. A alguns textos atrás eu até comentei que, mesmo que Herr fosse o novo Allfather, era muito estranho ele conseguir mentir para Deus. Ele apenas achou que Deus tinha comprado as suas histórias.

The Lost Apostle

Aquela cena em que Deus se lembrava de Abraão me fez tentar entender a relação do nome do episódio com o enredo. Seria alguma referência a um personagem bíblico? Não, não era. Podia referir-se ao sumiço do filho predileto de Deus? Depois de ver a conversa dele com o Allfather também arquivei essa hipótese. Deus já sabia do sumiço do filho retardado e estava apenas testando a honestidade de Starr. Inclusive, arrisco dizer que Humperdoo já está sob os cuidados de anjos em algum spa celestial enquanto o Jesus galã busca a aprovação do Papai.

No final das contas, tudo tinha a ver com o local onde Deus iria consumar seu plano. Agora que a fase 2 do apocalipse está em ação e as peças estão no lugar certo, Deus só precisará esperar para consumar seu misterioso plano.

À procura de Preacher

Enquanto Deus coloca o mundo inteiro no encalço de Jesse Custer, o Preacher segue sua jornada com o Santo dos Assassinos para encontrar Deus. É tipo uma brincadeira de gato e rato, num nível mais elevado.

Junto com esse enredo, temos Tulip e Cassidy indo atrás de seu amigo – ou nem isso, já que Tulip está bem pistola com o ex. Aquela cena deles entrevistando o chefe de polícia foi sensacional. Não tinha nada de brilhoso na carteira do vampiro, mas aquele movimento de carteirada conseguiu convencer os policiais. De tempos em tempos, a vasta experiência de Cass com filmes serve para alguma coisa, não é mesmo?

Revelações de Deus à Tulip

Sei que não é o objetivo da temporada, nem da série, mas vocês já perceberam como a Tulip tem sido usada por Deus para ser sua mensageira? Desde o começo da série, ela tem tido revelações relevantes de Deus e isso tem levado os três amigos a lugares estratégicos.

Dessa vez, não foi diferente. Enquanto eu assistia, ficava pensando “deve ser muita coincidência ela encontrar os planos de Deus tão facilmente”. Na verdade, era mais uma revelação de Deus especialmente para Tulip. Enquanto ela mexia em suas coisas, Deus só observava pela brecha da porta. E mais uma vez os amigos caem no plano do divino. Se pararmos para pensar, Tulip tem muito mais relevância para a série do que qualquer outro personagem. Ela recebe revelações de Deus, enfrenta-o com sinceridade e ainda dá conselhos a Jesus. Tulip é mais pastora do que o próprio Preacher!

Enfim todos juntos

Imagem: IMDb/Divulgação

A maior emoção do episódio foi poder ver o trio junto novamente. Há quanto tempo nós esperávamos por isso! Tulip pode não estar muito feliz com Jesse, mas ver ele e o vampiro sorrindo juntos foi emocionante. A amizade volta tão forte que Cass se arriscou ao tentar salvar o amigo. Quase chorei nessa parte. O Santo está muito perto de conseguir sua chance de vingança. Finalmente vimos o contexto no qual Jesse cai do avião. Todos estão, pelo menos, no mesmo país e muito próximos de um desfecho e ainda temos três episódios.

Eu poderia dizer que não tem como Preacher ficar melhor, mas, sem sombra de dúvidas eu estaria muito enganado. Esperemos para ver o desfecho de tudo e saber mais notícias da nova e infeliz mutilação de Herr Starr.

 

Enquanto esperamos, confira aqui um pouco do que acontecerá no próximo episódio.

Até a próxima!

Nota do episódio9.5
Crítica do episódio 4x06 de Preacher, intitulado "The Lost Apostle".
9.5
Tags Preacher
Albert Moura

Albert Moura

Jornalista e seminarista, além de pai de primeira viagem. Casado com a Ana, mas amante das séries. Atualmente acompanha Outcast, Better Call Saul, American Gods, Lucifer, Gotham, o universo Marvel, Arquivo X e mais algumas, além de também ser um eterno fã de Friends. No Mix, escreve sobre Preacher e Lethal Weapon.

No comments

Add yours