Crítica: TBBT termina o ano com um 11×11 focado nos relacionamentos dos personagens

Review do décimo primeiro episódio da décima primeira temporada de The Big Bang Theory, da CBS, intitulado "The Celebration Reverberation".

Imagem: Divulgação/SpoilerTV/CBS.
Imagem: SpoilerTV/CBS/Divulgação

[spacer height=”20px”]

O último episódio de 2017 teve foco em três relacionamentos: Leonard e Penny, Amy e Sheldon e Howard e Raj.

Começamos pelo relacionamento mais longo dos três: Howard e Raj. A decisão tomada por Raj na semana anterior teve implicações diretas nesse episódio. Mesmo torcendo para que esse hiato na amizade dos dois não durasse até o final da temporada, confesso que encontraram uma solução, embora fofa, muito rápida para um problema sério no relacionamento dos amigos.

A forma como Howard trata Raj é, na maioria das vezes, muito ofensiva e causa sérios problemas de auto-estima no amigo. Ao optar por uma solução mais engraçada, a série deixa de abordar melhor esse tipo de relacionamento muito presente nas amizades ao nosso redor.

Seguimos para os relacionamentos amorosos. Desde a temporada passada, Leonard e Penny vem sofrendo uma crise conjugal. Como Leonard comentou nesse episódio, o casal parece estar estagnado enquanto os outros parecem avançar. Mesmo o lado profissional, que parecia ser resolvido nos anos anteriores, agora parece ser mais uma parte do problema. Vale lembrar do episódio em que Leonard quase foi demitido por falar demais.

O relacionamento dos dois, embora muito querido por fãs, é um dos sinais de desgaste da série. Parece que os produtores não sabem direito o que fazer para melhorar o plot dos personagens e ficam enrolando nessa crise que não avança nem retrocede, fica estagnada.

Por fim, chegamos ao casal que mais avança nas últimas temporadas. Amy e Sheldon têm cada vez mais mostrado que formam um casal forte. Sheldon agora, inclusive, é capaz de planejar surpresas para a noiva, pensando nos gostos dela e não somente nos seus. Um avanço e tanto do personagem.

Mas, ao mesmo tempo que o casal mostra sinais de avanço, eles ainda carregam características que os fazem únicos e que são parte da identidade cômica da série. Uma delas é o coito anual. Uma das cláusulas mais engraçadas e absurdas do contrato entre eles sempre que aparece proporciona momentos muito divertidos.

Para que a série se mantenha em destaque nos próximos anos, é necessário que encontrem solução para esses pequenos desgastes ou eles acabaram selando o futuro da série.

Continue acompanhando as reviews e notícias da série aqui no Mix de Séries. Abaixo a promo do primeiro episódio de 2018.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Ronconi

Paulista, nerd, viciado em séries e fã do Rei Leão e do Homem-Aranha. No Mix escrevo sobre The Big Bang Theory e Star Trek: Discovery.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!