Crítica: The Flash revela origem de personagem em 5×06 “The Icicle Cometh”
Review do sexto episódio da quinta temporada de The Flash, da The CW, intitulado "The Icicle Cometh"
The Flash enfim trabalhou a origem da vilã mais querida da série: Nevasca.
O aguardado episódio de The Flash prometia um grande momento para a mitologia da série. Entretanto, foi aquém do esperado. Infelizmente, isso se deve a um grande problema que tem permeado a série de um tempo pra cá: execução.
A trama desta temporada tinha um grande potencial desde sua essência. A escolha do vilão, a chegada de Nora do futuro, as consequências do desastre do satélite, e o retorno e origem da Nevasca. Só que todas essas diferentes tramas têm sido mal executadas na série. Desde roteiro, passando por caracterização (novo uniforme do Flash) chegando a direção.
Origem de Nevasca
O episódio dessa semana foi bem dividido, mas teve um bom começo. As coisas estavam acontecendo rápido e de forma interessante até chegarmos a divisão dos grupos. Claramente, o que salvou o episódio foi o foco na trama de Nevasca. Ver o trio original se reunindo para apoiar Caitlin em um momento difícil foi de aquecer o coração. Faz falta acompanharmos os três juntos investigando um meta-humano e tendo que lidar com os problemas sozinhos. Mas com o crescimento do elenco, tem se tornado raros tais cenas.
Kyle Secor foi uma boa escolha para encarnar o vilão Geada e pai de Caitlin. Só que toda sua história se mostrou um pouco rasa em tela. Talvez por um roteiro previsível e não tão rico, até mesmo por uma boa direção para contornar esses problemas. De toda forma foram feitas ótimas referências a personagens dos quadrinhos assim como enfim vimos o retorno de Nevasca. Danielle Panabaker sempre esteve muito bem na personagem e dessa vez parece que acertaram na caracterização da personagem (maquiagem e peruca). Gostaria de ter visto mais do embate de gelo, mas agora teremos que aguardar mais por esse momento.
Pontos baixos
O restante do episódio foi ladeira abaixo. Com o afastamento de Jesse L. Martin das filmagens de The Flash, muito foco tem se dado a Danielle Nicolet que não tem conseguido sustentar sozinha a casa West. Sua parceria com Ralph neste episódio foi desinteressante ao extremo e apenas para preenchimento de roteiro. Já do outro lado, tivemos uma boa interação entre Íris e Nora, apesar de não termos visto o momento do resgate de parte do satélite do mar. Só que ainda incomoda o fato de Nora ser muito infantil, em atitudes e palavras. Prova de que a personagem não tem sido bem dirigida, inclusive por parte de roteiro.
Com o constante apelo para uma história leve e cômica, The Flash tem se limitado. Sabemos que não é preciso ter uma trama pesada para se ter uma ótima história. Só ver pelas duas primeiras temporadas. A má execução na produção da série tem desmerecido seu grande potencial. Torço para que a produção recupere o gás que um dia já tiveram e consigam reverter a situação, fazendo com que essa quinta temporada ainda surpreenda e empolgue o público.
CURIOSIDADES FLASH:
– O título do episódio faz referência a duas obras. A peça “The Iceman Cometh” (1973) e a edição de The Flash: Season Zero (adaptação da série em quadrinhos), com o título “The Strongman Cometh”.
– Nos quadrinhos, existem dois Geadas. O primeiro é Joar Mahkent, vilão do Lanterna Verde que usava uma arma de raios de gelo, mas foi morto na Crise das Terras Infinitas. O segundo, seu filho Cameron Mahkent, nasceu meta-humano com poderes criogênicos.
– No fim do episódio 5×01 “Nora”, vemos que a certidão de óbito de Thomas Snow foi assinada por Cameron Mahkent, nome do Geada nos quadrinhos.
– Thomas disse ter se consultado com uma cientista chamada Louise Lincoln. Nos quadrinhos, este é o nome da primeira Nevasca antes de Caitlin Snow.
– Thomas também diz manter contato com Victor Fries, o Sr. Frio, vilão do Batman.
– A meta-humana que vemos Cicada atacar neste episódio é Raelene Sharp, a Razorsharp (Serrilha, no português). Foi atacada pelo parasita alienígena Venev e descobriu que pode transformar seus braços em lâminas que cortam qualquer coisa. Sua primeira aparição foi em 1993 em Robin Annual e morreu nas Crises Infinitas em 2006.
– Referências Nerds:
- Ralph chama Cecile de Deanna Troi, personagem de Star Trek: The New Generation (1987).
- Cisco chama Caitlin de Dr. Quinn, série de 1993.
- Cecile chama Vance Brandon de Bagger Vance, de Lances da Vida (2000).
- Cisco chama Thomas de “Snow Country for Old Men”, referência a Onde os Fracos Não Tem Vez (2007).