Os bastidores de Dawson’s Creek: curiosidades por trás das câmeras

Dawson's, Bastidores, Por Trás das Câmeras, Dawson's Creek,
Dawson's, Bastidores, Por Trás das Câmeras, Dawson's Creek,

Imagem: The WB/Divulgação

Dawson’s está de parabéns

Quando Dawson’s Creek entrou no ar em 1998 é possível que grande parte dos nossos leitores já tinham nascido. Mas é importante relembrar alguns fatos históricos que mostram o quanto o tempo já passou. Titanic se tornaria o primeiro filme a arrecadar 1 bilhão de dólares; a Irlanda e o Reino Unido formariam um acordo pela fronteira com a Irlanda do Norte; Bill Clinton começaria a enfrentar seu processo de impeachment e Hugo Chávez era eleito presidente da Venezuela pela primeira vez. Ufa!

A melhor parte de olhar para o passado e perceber que o tempo passou é valorizar e ressaltar o legado de Dawson’s Creek. Até porque nós não fazemos esse Bastidores com o único intuito de celebrar os vinte anos da estreia no último dia 03, mas também pelo que aprendemos. É verdade que a série não promoveu a revolução de Sex And The City, chocou como The Sopranos ou deixou o telespectador feliz como Friends. Não. Dawson’s era aquele programa que você se relacionava, que dizia “assim como eu” e chorava quando aquele casal não dava certo.

Tudo isso sem contar com os lançamentos das carreiras de James Van Der Beek, Katie Holmes, Michelle Williams e Joshua Jackson. É possível que tenhamos informações que vocês já saibam e outras que serão novidades, mas é exatamente por isso que nós estamos aqui. Estão prontos?

Continua após a publicidade

“Inteligentes demais”.

A primeira versão do roteiro que Kevin Williamson, o criador, entregou aos canais foi rejeitada por todos eles. O problema apontado por alguns dos executivos é que Dawson Leery (Van Der Beek), Joey Potter (Holmes) e o restante da Capeside High soava muito inteligente. “Parece que todos são formados em psicologia. Não parece ser autêntico,” disse um agente importante da época para Williamson.

Hoje o produtor se orgulha de não ter levado o comentário a sério.

Foi quase….

Joey foi originalmente desenvolvida para ser um moça bem sapeca, assim como todos ao seu redor. Exatamente por isso, ficamos muito próximos de escalar Selma Blair… ela leu de uma forma muito difícil, colocou muito coração,” disse Williamson em recente entrevista do Today Show,

Após a audição de Katie Holmes, entretanto, tudo mudou. “Ela [Holmes] estava sentada numa cadeira com seu cabelo todo a sua volta e tudo o que você via eram aqueles grandes olhos. Eu fiquei doido. Quem é essa moça? O que são esses olhos? Será que nós conseguimos coloca-la num avião hoje?“.

Com isso, Blair não foi aprovada. O problema é que a WB queria manter a atriz no portfolio e logo em seguida foi escalada na comédia Zoe, também da antiga WB.

A força do querer

Na primeira temporada, Joey e Pacey acabam pegando chuva enquanto buscavam amostras para um projeto científico. “Eles ficaram molhados e tiveram que tirar todas as suas roupas num caminho. Eles ficaram bem desconfortáveis com o momento onde você via um flerte acontecendo dos dois lados. Eles estavam muito nervosos um com o outro. Mas eles tiveram uma química instantânea,” lembra Williamson divertindo-se. “Quando vimos aquilo discutimos, ‘Ok, uh, a gente vai coloca-los juntos na temporada três ou dois’.

Jogando com favoritos

É difícil para mim dizer em voz alta, mas eu era do time Dawson desde o começo. Mesmo que eu tenha escrito de outra maneira, estava 100% do outro lado se você quer saber. Eu sempre fui do time Dawson,” disse Williamson. “Terminou da maneira que deveria terminar, mas eu sou Time Dawson. Sempre serei Dawson e Joey para sempre,” conclui.

Cidade fantasma

A série foi escrita usando as pequenas cidades da Carolina do Norte como pano de fundo, tanto que as cidades referenciadas no drama são as mesmas da vida real. Entretanto, em razão da sua locação, membros da equipe de produção diminuíram as menções da área real porque tais cidades eram meramente habitadas.

Inspirações

“Eu dei a ideia da série como se fosse uma mistura de Alguém Muito Especial com Um Som DiferenteJames at 15, My So-Called Life Os Pioneiros,” confessa o criador Kevin Williamson. “Meu meio que joguei tudo lá,” diz. Após ser rejeitado pela Fox, ele procurou um canal mais jovem, a The WB (hoje CW). Numa tentativa de conquistar o telespectador adolescente, o canal aprovou a produção de Dawson’s Creek.

Avatar

Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

No comments

Add yours