Detalhes que você perdeu na 3ª temporada de The Umbrella Academy

The Umbrella Academy sempre traz uma porção de surpresas para o público.

The Umbrella Academy

A terceira temporada de The Umbrella Academy chegou à Netflix, e os heróis ficaram com ainda mais problemas do que quando começaram. Há muitas aventuras bizarras para descompactar após dez episódios de ação ininterrupta, sequências musicais alucinantes, robôs alienígenas e corvos assassinos, em três linhas do tempo.

Continua após publicidade

Depois que Viktor (Elliot Page) involuntariamente doou alguns de seus poderes de manipulação de ondas sonoras para Harlan (Justin Paul Kelly), a Umbrella Academy retornou a uma linha do tempo desconhecida. Seu pai agora está vivo e bem e deserdou e substituiu sua equipe original após suas desventuras de intromissão no tempo na segunda temporada. Nesta nova linha do tempo, Sir Reginald Hargreeves (Colm Feore) está treinando um novo bando de heróis apelidado “Os Pardais”, ao lado do membro da Umbrella não mais falecido Ben (Justin H. Min), agora com o símbolo do pássaro vermelho.

Prepare-se, então, para um exame (com muitos spoilers) das minúcias da 3ª temporada. 

Continua após publicidade

Ben recebe uma classificação atualizada

O rosto mais familiar da Sparrow Academy subiu para um novo ranking na terceira temporada. O número seis anterior da Umbrella Academy se dedicou incansavelmente a se tornar um dos membros mais fortes dos Sparrows. Os poderes horríveis de Ben permitem que ele libere a temível besta com tentáculos, e parece que sua dedicação feroz lhe rendeu uma atualização para o Número Dois.

Leia também: The Umbrella Academy, resumo e o que lembrar para a 3ª temporada

Quando Ben descobre que morreu em sua linha do tempo original, ele é muito menos confiável de seus novos irmãos indisciplinados. Após o primeiro episódio, com Marcus (Justin Cornwell) levado pelo kugelblitz, Ben se torna o novo Número Um — mas seus irmãos fazem uma observação passageira (no Episódio 3) que informa ao público que Ben era o Número Um original. Então, o que ele fez para ser derrubado? Essa era a maneira distorcida de Reginald de motivá-lo? Seja qual for o motivo, seu ressentimento de repente é muito mais compreensível.

Um easter egg dos Guardiões da Galáxia na Umbrella Academy

Um dos momentos mais cativantes da terceira temporada vem no primeiro episódio. Quando o cruel Sparrow Jayme (Cazzie David) vomita seu veneno alucinógeno em Diego (David Castañeda), e o pessoal da Umbrella e os Pardais finalmente se enfrentam.

Continua após publicidade

No estilo típico da Umbrella Academy, sua primeira interação é não convencional, inesperada e insanamente divertida. A série familiar disfuncional sobre uma equipe de super-heróis já é extremamente reminiscente de Guardiões da Galáxia. Essa cena é uma homenagem ao primeiro filme não apenas por causa da dança, mas porque Guardiões tem uma piada que gira em torno da afeição de Peter Quill por Footloose.

Também vale a pena notar que Grace/”Mom” (Jordan Claire Robbins – a cuidadora do robô da 1ª temporada) voltou, e ela ainda faz a dança do robô nesta sequência divertida. Ben e Klaus reacendem, enfim, o vínculo da primeira temporada dançando juntos, e a cena começa com uma energia divertida.

Uma nova adição eufórica ao elenco

Após sua partida devastadora no final da segunda temporada de Euphoria, os fãs se perguntaram onde Javon Walton (Ashtray) apareceria em seguida. Felizmente, eles não tiveram que esperar muito, já que ele aparece na terceira temporada de The Umbrella Academy.

Continua após publicidade

Quando Walton foi escalado, começaram as especulações sobre a descoberta de seu misterioso novo papel. Ele seria um Pardal? Um agente da Comissão Temporária? Fiel ao tom da série, entretanto, o novo papel de Walton foi um deleite inesperado.

O enredo tem Lila (Ritu Arya) mentindo, dizendo a Diego que ele é seu filho, Stan, que supostamente envelheceu devido ao salto no tempo. Quando Stan é tragicamente levado pelo kugelblitz, Lila confessa que está realmente grávida, e Stan não era filho deles. Lila diz que estava brincando com Diego, mas também queria ver que tipo de pai ele seria. 

Uma referência de filme clássico

Para aqueles que não estão familiarizados com o material original de Umbrella Academy, uma série de quadrinhos de Gerard Way e Gabriel Bá, The Hotel Oblivion é uma referência direta. A direção desta cena, enquanto isso, é uma dica para a abertura do clássico de Orson Welles de 1941, Cidadão Kane.

Leia também: Quem será o vilão da 3ª temporada de The Umbrella Academy?

Depois de ver o esquema maior de Reginald se desenrolar no final da 3ª temporada, não é surpresa que ele tenha soltado a palavra “Oblivion”. Como a frase “rosebud” em Cidadão Kane, a queda remota e o close-up extremo dos lábios de Reginald colocam um peso tremendo na palavra, deixando os espectadores questionando seu significado. Os leitores de quadrinhos, no entanto, já sabem que O Hotel Oblivion é uma prisão impenetrável construída pelo Monóculo para conter supervilões.

Além dessa conexão, o final também revelou que este Reginald é de fato o alienígena ciborgue de sangue verde conhecido como O Monóculo, talvez deixando os fãs ainda mais ansiosos pelo próximo volume de quadrinhos, bem como pela quarta temporada da série baseada neles.

Harlan se torna Legião

A terceira temporada de The Umbrella Academy trouxe consigo o que parece ser uma conexão com a Marvel. Se você nunca viu a série Legion, segue um mutante telepático eaxtremamente poderoso que luta contra uma doença mental e controla habilidades poderosas. E Umbrella parece estar evocando a série, tanto na aparência quanto no tema.

Legion compartilha alguns dos mesmos membros da equipe nos bastidores, como o compositor da série, Jeff Russo, e o diretor de fotografia, Craig Wrobleski. Isso provavelmente explica por que a explosão de Harlan no início do episódio 4 lembra o tornado de utensílios de cozinha de David (Dan Stevens). Eles até parecem e soam semelhantes, com tons azuis frios e turbilhões caóticos de objetos perigosos. Além disso, ambas as explosões também vêm do trauma profundo de um personagem.

Corte de cabelo

Há mais do que algumas referências ao material original de The Umbrella Academy, sendo uma delas um novo visual para Rumor.

Depois que Allison tenta sem sucesso se convencer da felicidade, ela pega um pedaço de espelho quebrado e corta o cabelo curto. O significado dessa transformação, portanto, combina com seu estilo nos quadrinhos.

Emmy Raver-Lampman mostra uma performance profundamente comovente como Allison/Rumor na 3ª temporada, arrasada ao saber que sua filha Claire (Coco Assad) não existe nesta linha do tempo. Isso envia Allison para uma espiral descendente. Esta foi a temporada mais sombria de Allison até agora, e se parece muito com sua versão em quadrinhos.

De Obsidian a Oblivion

O Hotel Oblivion finalmente faz sua estreia assustadora através de uma passagem do Hotel Obsidian. O hotel é semelhante ao The Overlook de O Iluminado, por exemplo. A maior nota de importância, com a chegada de Oblivion, é o esquema ambicioso que Reginald preparou. Isso também adiciona uma camada necessária de suspeita, que compensa quando Allison o mata. O sangue verde e o esqueleto metálico cintilante são uma fila visual extraordinária, que revela a todos que Reginald não era quem parecia ser.

Leia também: The Umbrella Academy: Por que 3ª temporada muda Hotel Oblivion?

Além disso, ilustra o brilhantismo e dedicação de Reginald, que propositadamente construiu o hotel em torno de um portal que descobriu. Assim que o público descobre que ele é o fundador do hotel, tudo começa a se encaixar, quando o gênio maníaco conhecido como The Monocle faz sua estréia na TV.

O Incidente Jennifer

Mais misterioso que o resto, este easter egg é bastante intrigante. Infelizmente, mesmo os quadrinhos não podem ajudar muito os espectadores aqui, mas revelam algumas informações sobre a indescritível Jennifer.

No episódio 7, após uma discussão acalorada com Allison, Viktor corre para seu antigo quarto (agora o quarto de Ben). Em sua mesa, há um desenho de uma linda mulher com o nome Jennifer rabiscado na parte inferior. Nos quadrinhos, O Incidente de Jennifer é um recorte de jornal postado na base do Spaceboy na lua. 

A foto que acompanha é de Luther com a mão bloqueando a lente da câmera. Existem vários outros recortes visíveis, incluindo um com o título “O Horror – Morto!” Nos quadrinhos, Ben é referido como O Horror, e com esta cena da série, pode-se supor que “O Incidente de Jennifer”, e talvez até a própria Jennifer, causou a morte de Ben na linha do tempo original.

Abigail Hargreeves

A cena de abertura do final da 1ª temporada teve Abigail Hargreeves (Liisa Repo-Martell) retratada como o amor de Reginald “há muito tempo”, com Luther guardando seu cadáver criogenicamente congelado na lua. Isso adiciona um propósito muito mais profundo ao tempo de Luther na lua, ao mesmo tempo em que expõe o quão egoísta Reginald é ao sacrificar a sanidade e a felicidade de seu filho.

Revisitando o flashback da primeira temporada, há outro detalhe muito mais significativo após os eventos da terceira temporada. As partículas laranja que Reginald lançou no ar, enquanto os foguetes decolavam, é a fonte de energia para todas as crianças talentosas da série. Também é combustível para a máquina sobrenatural que evitou o apocalipse pela terceira vez. Abigail poderia ser de onde as partículas vieram?

Abigail é o propósito singular de Reginald para cada ação impiedosa que ele tomou até agora. Assim, isso explica sua expressão triunfante, no final da 3ª temporada, quando eles finalmente se reencontram.

A cena pós-créditos: onde está Ben?

Se houver uma quarta temporada de The Umbrella Academy, Ben certamente terá um papel importante nela. A enigmática cena pós-créditos, enfim, mostra Ben sentado sozinho em um trem do metrô lendo. Embora você não consiga distinguir exatamente o livro que ele está segurando, você pode ouvir o condutor dizer onde Ben está chegando.

Leia também: The Umbrella Academy, cena pós-créditos da 3ª temporada explicada

Atualmente, Ben está indo para a estação de trem da Yeosu EXPO na Coreia do Sul, mas o que ele está fazendo lá? Isso poderia estar relacionado ao Incidente de Jennifer? Uma coisa é certa: salvar o mundo não aproximou Ben de seus irmãos, se ele está viajando sozinho até a Coreia do Sul. Sua raiva é certamente justificável, mas se ele ficar sozinho e permitir que isso o consuma, ele pode sofrer um destino ainda pior do que seu eu original.

A data na placa do The Obsidian Memorial Park

Esse detalhe parece mais um desrespeito aos salvadores do universo do que um tributo reconfortante. Mas conhecendo Reginald, e depois de ver sua egomania correr solta e tomar conta da cidade, provavelmente era para ser uma provocação para seus filhos.

A cereja no topo do bolo da doação nada sentimental de Reginald é que ela foi doada no aniversário deles. Reginald estava disposto a deixar todos os seus sete filhos talentosos morrerem para se reunir com Abigail. É fácil acreditar, então, que ele não está acima de uma “doação graciosa” presunçosa como esta.

Assim, com seus poderes desaparecidos e a identidade do Monocle revelada, o que vem a seguir para esse bando disfuncional de ex-super-heróis? Esperançosamente, uma quarta temporada.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.