Falem bem ou falem mal, mas falem de Verdades Secretas!!

Crítica da primeira temporada de Verdades Secretas, exibida pela Rede Globo e disponível no Globoplay.

Imagem: Rede Globo/Divulgação
Imagem: Rede Globo/Divulgação

[spacer height=”10px”]

Quase impossível falar das grandes produções nacionais sem citar um clássico como Verdades Secretas. O drama de Walcyr Carrasco deixou sua marca na rede Globo e traz comentários até os dias de hoje, onde os fãs aclamam por uma segunda temporada. Realmente, a telenovela foi inovadora e deixou os telespectadores vidrados com a história de Angel e seu dilema pessoal. Contudo, o que o público realmente viu nessa produção?

Comentar sobre produção nacional e não mencionar o elenco é um ultraje. Grandes nomes como Camila Queiroz, Rodrigo Lombardi, Drica Moraes, Grazi Massafera, Marieta Severo e Reynaldo Gianecchini traduzem bem esse grande sucesso. Contudo, houve grande destaque a novatos como Gabriel Leone e boa apresentação de alguns já conhecidos, como Agatha Moreira e Rainer Cadete. A trama gira muito em torno destes personagens e traz o mundo das passarelas atrelado a um universo misterioso e até então desconhecido por muitos: o Book Rosa.

PUBLICIDADE

Todo mundo só falava do Book Rosa

Um termo incomum que ganhou as principais mídias e deu o que falar na boca do povo. Agências de modelos utilizando suas contratadas para programas que, muitas vezes, estavam fora da normalidade de um trabalho. A ganância e o dinheiro movimentavam um negócio milionário e que trouxe impacto direto sobre a realidade. Diversos foram os depoimentos de garotas que já passaram por situações semelhantes e sempre se escondiam com medo da exposição. A vida imitando a arte e vice-versa.

Por mais que os programas ganhassem impacto nacional, Verdades Secretas vai bem além dessa temática. Nesse ponto, chamamos a atenção para o brilhante trabalho de Grazi Massafera. A querida ex-BBB que ganhou mais do que destaque no mundo televisivo deu o que falar no papel de Larissa. Poucas vezes podemos perceber uma transformação tão intensa como houve com a personagem e seu envolvimento com o mundo das drogas. Mais uma vez, a trama mostrando aonde o dinheiro pode levar as pessoas e seu terrível fim.

As músicas não saiam de nossas cabeças

Ainda que tenha se destacado, não foi só na trama que encantou. Sua trilha sonora também dava inveja em muitas produções. Escolhida a dedo, algumas canções embalavam exatamente a rotina de seus personagens. Como esquecer de grandes canções como “Sentimental”, “The Last Day”, “Artificial Nocture” e “Um Sonho”. No intuito de trazer a melhor experiência ao espectador, as músicas embalavam as cenas de maneira única.

Imagem: Rede Globo/Divulgação

[spacer height=”10px”]

Em matéria de números, Verdades Secretas é considerada a novela de maior sucesso dos últimos anos, ao lado de Avenida Brasil e superando a mesma em audiência e repercussão. O sucesso foi tão grande que os atores levaram vários prêmios nacionais no ano de 2015. Quer mais? O escritor Walcyr Carrasco levou o Emmy Internacional de Melhor Novela naquele ano. Realmente não há o que se discutir sobre o impacto nacional e internacional, uma vez que os resultados estão aí…

Verdades Secretas ousou muito em alguns pontos!

Embora o Book Rosa tenha ganhado espaço, um dos maiores rebuliços giravam em torno do relacionamento nada comum entre Angel, Alex e Carolina. A obsessão do empresário era tamanha, que o fez casar com a mãe para manter o relacionamento escondido com a filha. Se isso não gera discussões por todos os lados, já nem sei mais. Imagina isso sendo repercutido na mesa da família tradicional brasileira? As críticas vieram, mas, mesmo assim, Walcyr manteve o triângulo segurando a audiência até o fim!

Realmente foi uma jogada de mestre, e aguardamos ansiosos por uma continuação. Não sei se faria o mesmo sucesso, assim com muitos dizem por aí, mas confio no potencial do escritor. A série está disponível para os assinantes da Globoplay e vale cada segundo. Se ainda não viu e ficou curioso, indico fortemente para uma maratona de 64 episódios – você não vai querer parar de ver. Um abraço a todos e voltamos logo com mais alguns sucessos nacionais. 😀

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.