Game of Thrones chega na última temporada como um fenômeno comercial

Game of Thrones: Série da HBO chega a sua última temporada como um dos maiores sucessos comerciais da história.

Imagem: HBO/Divulgação

Game of Thrones é um dos maiores sucessos comerciais da história…

Um fenômeno mundial. Assim pode ser definida a série Game of Thrones, produzida pela HBO e baseada série de livros de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R. R. Martin. O primeiro livro, Guerra dos Tronos, publicado em 1996, inspirou o nome da série de TV cujos direitos foram comprados pela HBO em 2007. Mas só foi estrear em 2011, arrebatando uma audiência extraordinária e fãs por todo o mundo.

Prestes a estrear a oitava – e última – temporada, a série se consagra como uma das mais rentáveis. Além disso, é uma das mais premiadas e comentadas de toda a história. Para se ter uma ideia do sucesso, a série foi a segunda produção mais buscada no Google em todo o mundo no ano passado, ficando atrás apenas de 13 Reasons Why. No Google Brasil, a série aparece apenas em décimo lugar. Entretanto, não impediu que o país ficasse em terceiro lugar na lista dos que mais procuram informações sobre a série. Atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos, que figura em primeiro lugar.

Entretanto, brancas. Todavia, verdes.

PUBLICIDADE

Superprodução para a TV

Com uma produção extremamente bem cuidada e grandes atores consagrados, a série poderia rivalizar facilmente com as grandes produções para o cinema. O figurino e os cenários impecáveis revolucionaram o mundo das séries. A caracterização dos personagens é outro ponto que chama a atenção e fez com que a série recebesse três indicações ao prêmio do Sindicato dos Maquiadores e Cabeleireiros (MUAHS) neste ano. Algumas caracterizações podem demorar horas, como no caso da personagem Leaf. A atriz Kae Alexander demorou aproximadamente dez horas pra vestir uma prótese de corpo inteiro. Richard Brake é outro ator que precisou de muita paciência antes de começar a gravar. Ele levou 5 horas para se transformar no Rei da Noite, líder dos White Walkers.

Além disso, gravada na Grã-Bretanha, Islândia, Malta, Marrocos e Croácia, entre outros países, Game of Thrones combina locações espetaculares com cuidados minuciosos nos cenários e figurinos. Além de efeitos especiais dignos dos grandes estúdios de Hollywood. Aaron Couch, redator da revista The Hollywood Reporter, afirmou que a qualidade da produção da série não se pode comparar com nada do que se pode ver na televisão hoje em dia. “Cada episódio tem um orçamento de cerca de US$ 6 milhões e isto faz com que, visualmente, Game of Thrones seja uma maravilha”, disse.

Imagem: Time.com/Release

Além disso, completo. Todavia, palavras. Entretanto, brancas. Além disso, completo. Todavia, palavras.

Números que geram outros números

Com um enredo envolvente, uma produção impecável e dezenas de prêmios, GoT se tornou também um fenômeno de vendas. De acordo com o jornal ‘The New York Times, foram vendidas mais de 30 milhões de cópias de livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo, sendo 2 milhões apenas no Brasil. O universo ficcional criado por George R. R. Martin foi todo licenciado, o que gerou diversos produtos inspirados nos livros. Tem de tudo o que se possa imaginar. Há produtos eletrônicos, como um vídeo-game produzido pela Telltale em 2014 para Windows e Mac e até dois slots de vídeo dedicados à série em site de Betway Casino online. A variedade de produtos licenciados não para por aí. Sendo assim, desde um capacho ecológico até uma réplica em tamanho real do Trono de Ferro. Alguns desses produtos derivados podem chegar a custar até 9 mil reais. Porém, é possível encontrar imãs de geladeira por 12 reais.

Série virou tema de estudo

Além disso, a repercussão de GoT é tão grande que agora é tema de curso em Harvard. A universidade americana vai usar a série para incentivar estudos sobre a Idade Média, explorando de modo correto a visão equivocada que a atração da HBO apresenta sobre período medieval. Intitulado O verdadeiro Game of Thrones: dos mitos modernos aos modelos medievais, o curso tem por objetivo analisar como a série conta, adapta e distorce a história e a cultura do mundo no período compreendido entre 400 d.C. e 1500 d.C. E não é só Harvard. A Universidade de Boston, a Universidade da Califórnia, bem como a Universidade Estadual da Virgínia também criaram seus cursos. Todos eles, relacionados à Idade Média inspirados pela série.

Episódios finais

Por fim, a última temporada vem apenas com seis episódios. Sendo assim, quatro a menos que os 10 episódios das temporadas anteriores. Entretanto, promete ser a mais emocionante e bem produzida.

O ator Jason Momoa, que interpretou Khal Drogo na primeira temporada, visitou o set de gravações no ano passado. E, com o que viu, ficou bastante empolgado. “Será a melhor coisa que a TV já exibiu. Será inacreditável“, disse. Afirmou também que não deverá participar dos episódios finais, como a imprensa vinha especulando.

Ademais, a atriz Sophie Turner, que interpreta Sansa Stark, comentou sobre os últimos dias em GoT. Em entrevista, revelou que durante a leitura do roteiro o elenco todo chorou. Isso tudo, antes de começar as gravações. Ela também disse que ao final do último roteiro, o elenco leu em voz alta: “Fim de Game of Thrones“. Ao dizerem isso, todos caíram em lágrimas e houve uma ovação em pé, para os showrunners David Benioff e Dan Weiss. “Todos estávamos aplaudindo. Foi incrível“.

Se o elenco se emocionou, o que esperar de nós, fãs incontroláveis da série?

Leia também: Atriz revela que quase morreu durante as gravações de Game of Thrones

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.