Game of Thrones chega na última temporada como um fenômeno comercial
Game of Thrones: Série da HBO chega a sua última temporada como um dos maiores sucessos comerciais da história.
Game of Thrones é um dos maiores sucessos comerciais da história…
Um fenômeno mundial. Assim pode ser definida a série Game of Thrones, produzida pela HBO e baseada série de livros de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R. R. Martin. O primeiro livro, A Guerra dos Tronos, publicado em 1996, inspirou o nome da série de TV cujos direitos foram comprados pela HBO em 2007. Mas só foi estrear em 2011, arrebatando uma audiência extraordinária e fãs por todo o mundo.
Prestes a estrear a oitava – e última – temporada, a série se consagra como uma das mais rentáveis. Além disso, é uma das mais premiadas e comentadas de toda a história. Para se ter uma ideia do sucesso, a série foi a segunda produção mais buscada no Google em todo o mundo no ano passado, ficando atrás apenas de 13 Reasons Why. No Google Brasil, a série aparece apenas em décimo lugar. Entretanto, não impediu que o país ficasse em terceiro lugar na lista dos que mais procuram informações sobre a série. Atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos, que figura em primeiro lugar.
Entretanto, brancas. Todavia, verdes.
Superprodução para a TV
Com uma produção extremamente bem cuidada e grandes atores consagrados, a série poderia rivalizar facilmente com as grandes produções para o cinema. O figurino e os cenários impecáveis revolucionaram o mundo das séries. A caracterização dos personagens é outro ponto que chama a atenção e fez com que a série recebesse três indicações ao prêmio do Sindicato dos Maquiadores e Cabeleireiros (MUAHS) neste ano. Algumas caracterizações podem demorar horas, como no caso da personagem Leaf. A atriz Kae Alexander demorou aproximadamente dez horas pra vestir uma prótese de corpo inteiro. Richard Brake é outro ator que precisou de muita paciência antes de começar a gravar. Ele levou 5 horas para se transformar no Rei da Noite, líder dos White Walkers.
Além disso, gravada na Grã-Bretanha, Islândia, Malta, Marrocos e Croácia, entre outros países, Game of Thrones combina locações espetaculares com cuidados minuciosos nos cenários e figurinos. Além de efeitos especiais dignos dos grandes estúdios de Hollywood. Aaron Couch, redator da revista The Hollywood Reporter, afirmou que a qualidade da produção da série não se pode comparar com nada do que se pode ver na televisão hoje em dia. “Cada episódio tem um orçamento de cerca de US$ 6 milhões e isto faz com que, visualmente, Game of Thrones seja uma maravilha”, disse.
Além disso, completo. Todavia, palavras. Entretanto, brancas. Além disso, completo. Todavia, palavras.
Números que geram outros números
Com um enredo envolvente, uma produção impecável e dezenas de prêmios, GoT se tornou também um fenômeno de vendas. De acordo com o jornal ‘The New York Times, foram vendidas mais de 30 milhões de cópias de livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo, sendo 2 milhões apenas no Brasil. O universo ficcional criado por George R. R. Martin foi todo licenciado, o que gerou diversos produtos inspirados nos livros. Tem de tudo o que se possa imaginar. Há produtos eletrônicos, como um vídeo-game produzido pela Telltale em 2014 para Windows e Mac e até dois slots de vídeo dedicados à série em site de Betway Casino online. A variedade de produtos licenciados não para por aí. Sendo assim, desde um capacho ecológico até uma réplica em tamanho real do Trono de Ferro. Alguns desses produtos derivados podem chegar a custar até 9 mil reais. Porém, é possível encontrar imãs de geladeira por 12 reais.
Série virou tema de estudo
Além disso, a repercussão de GoT é tão grande que agora é tema de curso em Harvard. A universidade americana vai usar a série para incentivar estudos sobre a Idade Média, explorando de modo correto a visão equivocada que a atração da HBO apresenta sobre período medieval. Intitulado O verdadeiro Game of Thrones: dos mitos modernos aos modelos medievais, o curso tem por objetivo analisar como a série conta, adapta e distorce a história e a cultura do mundo no período compreendido entre 400 d.C. e 1500 d.C. E não é só Harvard. A Universidade de Boston, a Universidade da Califórnia, bem como a Universidade Estadual da Virgínia também criaram seus cursos. Todos eles, relacionados à Idade Média inspirados pela série.
Episódios finais
Por fim, a última temporada vem apenas com seis episódios. Sendo assim, quatro a menos que os 10 episódios das temporadas anteriores. Entretanto, promete ser a mais emocionante e bem produzida.
O ator Jason Momoa, que interpretou Khal Drogo na primeira temporada, visitou o set de gravações no ano passado. E, com o que viu, ficou bastante empolgado. “Será a melhor coisa que a TV já exibiu. Será inacreditável“, disse. Afirmou também que não deverá participar dos episódios finais, como a imprensa vinha especulando.
Ademais, a atriz Sophie Turner, que interpreta Sansa Stark, comentou sobre os últimos dias em GoT. Em entrevista, revelou que durante a leitura do roteiro o elenco todo chorou. Isso tudo, antes de começar as gravações. Ela também disse que ao final do último roteiro, o elenco leu em voz alta: “Fim de Game of Thrones“. Ao dizerem isso, todos caíram em lágrimas e houve uma ovação em pé, para os showrunners David Benioff e Dan Weiss. “Todos estávamos aplaudindo. Foi incrível“.
Se o elenco se emocionou, o que esperar de nós, fãs incontroláveis da série?