Nos episódios 23×17 e 23×18, Law & Order: SVU vai do mediano ao ótimo

Numa análise dupla nesta semana, do 23x17 e 23x18, Law & Order: SVU entrega um episódio mediano e outro ótimo. Qual motivo?

Once Upon a Time in El Barrio, Law & Order: SVU
Imagem: NBC / Divulgação

Irregularidade é um defeito de qualquer série. Seja Welcome to Flatch, cuja primeira temporada é exibida pela FOX nos Estados Unidos, ou Law & Order: SVU. Contudo, o que precisamos entender quando avaliamos uma série de 23 anos de idade é que ela nem sempre vai acertar. Ela vai demonstrar fadiga, falta de originalidade e até mesmo se mostrar perdida quando ao futuro.

Mesmo assim, quando tratamos deste drama especificamente, é importante lembrar que mesmo quando erra, temos uma história relevante e digna de atenção. E é sobre sobre esse assunto que trataremos da resenha dupla nesta semana.

Em “Once Upon a Time in El Barrio”, Law & Order: SVU trata de um grupo de jovens imigrantes que, assim como todos, querem ganhar a vida em Nova York. Elas buscam trabalho como modelo, mas, como já sabemos, o submundo do crime acaba sendo mais forte sob os vulneráveis, e as moças acabam no meio de uma quadrilha de tráfico de pessoas.

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Já “Eighteen Wheels a Predator” introduz um estuprador em série cujos crimes vão além, muito além, do estado de Nova York, uma grande força tarefa envolvendo outros departamentos de polícia ao redor dos Estados Unidos.

Once Upon a Time in El Barrio, Law & Order: SVU
Imagem: NBC / Divulgação

Repetitivo, porém eficiente

Como comentei anteriormente, não há nada de novo ou ousado no décimo sétimo episódio, mais conhecido como “Once Upon a Time in El Barrio“. No passado recente, o leitor deve lembrar, Law & Order: SVU já explorou algo similar quando Ian McShane interpretou uma figura à lá Harvey Weinstein.

Lembramos que abus* s*xual não é sobre s*xo, mas sim sobre poder. Uma necessidade do criminoso em reforçar para sua vítima que ele manda. Embora não seja uma cópia fiel, o episódio vai nessa linha e mostra uma clara repetição de ideias.

Mesmo assim, e aqui corro risco de ser incoerente, acredito ser importante abordar essa situação. Relatório do Departamento de Estado dos Estados Unidos identificou que a pandemia aumentou o número de pessoas vulneráveis a tráfico humano. Reforçando que há necessidade de falarmos continuamente sobre o assunto, mesmo que se corra o risco de ser repetitivo ou chato. O roteiro conseguiu reunir elementos que tornassem o episódio menos óbvio, o que é sempre um acerto se tratando de Law & Order: SVU.

Eighteen Wheels a Predator, Law & Order: SVU
Imagem: NBC / Divulgação

Quanto maior, melhor

Eu adoro grandes eventos. Seja um mega crossover como a NBC adora fazer com a franquia Chicago, ou até mesmo em Law & Order: SVU. Mesmo não sendo o caso de “Eighteen Wheels a Predator“, a história faz com que tenhamos essa sensação e, portanto, um entretenimento de ótima qualidade. Há um predador em série a solta na cidade de Nova York, mas sua maneira de agir é semelhante a casos sem resolução em Kentucky, Flórida, assim como Carolina do Norte, Massachusetts e outros estados.

A direção da Martha Mitchell é incrivelmente eficiente em manter o ritmo da história, fazendo com que o episódio seja ainda melhor e aproveitável. O formato engessado da TV aberta não permite que o roteiro abra para um especial de múltiplos episódios, focando assim nas leis draconianas sobre violência s*xual no sul dos Estados Unidos. Apesar dessas dificuldades, Law & Order: SVU sempre sai como vitoriosa.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.