Manifest: revelado motivo que fez a Netflix salvar a série
Netflix revelou expressiva informação que ajudou a plataforma de streaming a salvar Manifest do cancelamento e fazer 4ª temporada.
Os fãs de Manifest estão comemorando a renovação da série para uma quarta – e última temporada. Na verdade, esta temporada só acontecerá porque a Netflix resgatou a série, após a NBC cancelá-la sem um final na terceira temporada. E, agora, o verdadeiro motivo para a renovação foi revelado.
Ao contrário do que muitos pensam, o resgate da Netflix não teve absolutamente nada a ver com o impacto da campanha dos fãs pela internet – algo que aconteceu com Lucifer, por exemplo. Mas, sim, pelos expressivos números que a série obteve com a exibição no catálogo norte-americano do streaming.
Dois dias após a NBC cancelar a série, Manifest chegou na Netflix e, como um passe de mágica, pulou para o primeiro lugar das classificações. Rapidamente tornou-se a série mais vista da plataforma e permaneceu na posição por mais de 30 dias seguidos.
A Netflix revelou ao The Hollywood Reporter que 25 milhões de contas nos EUA e Canadá assistiram a série nos primeiros 28 dias de streaming. Além disso, Manifest permaneceu implacavelmente no Top 10 do serviço por 71 dias, desde sua estreia, e foi a número 1 nos EUA por 19 dias. Mas até o processo de renovação ser concluído, de fato, não foi fácil.
A dificuldade de renovar Manifest na Netflix
Um ponto crítico era que a Warner Bros., produtora, já havia vendido Manifest internacionalmente em vários territórios importantes, um obstáculo fundamental para a Netflix. Aqui mesmo no Brasil ela era exclusiva do Globoplay.
Leia também: Ator vai aparecer pouco na 4ª temporada de Manifest
“O que realmente queremos é ter grandes programas disponíveis para todos os nossos membros em todo o mundo”, disse a chefe de TV da Netflix, Bela Bajaria. “Queremos realmente que todos os nossos membros tenham todos os benefícios do serviço, por isso queríamos que a Warner Bros. dedicasse um tempo para obter todos esses direitos globalmente.”
Outra preocupação era que os contratos do elenco haviam expirado. Muitas vezes, esse é um ponto sem volta – se uma das principais estrelas da série, como Josh Dallas ou Melissa Roxburgh, já tivesse acertado com outra série, certamente seria impossível trazer Manifest de volta. E, de qualquer forma, renovar a série significava fazer acordos novos de contrato.
“Isso foi muito difícil para meus colegas e para os próprios atores, porque os atores queriam que a série continuasse”, diz Rake. “Assim que começamos a ver lampejos de vida na Netflix, o estúdio entrou em contato com os representantes dos atores da série e perguntou-lhes: ‘Ei, você pode nos dar uma extensão de algumas semanas para ver se podemos fazer um acordo aqui?’. E todos eles fizeram. Mas então até essa extensão acabou.”
Criador disse que apoio dos fãs ajudou
Além disso, em uma recente entrevista, o criador Jeff Rake relatou como o apoio dos fãs, diante do cancelamento de Manifest na NBC, ajudou no processo.
Leia também: Motivo para demora da 4ª temporada de Manifest é revelado
“O processo normal de notas, conforme você faz a transição de uma temporada para outra, não estava acontecendo. Eu não estava ouvindo muito do canal. Gostaria de perguntar aos meus colegas de estúdio se havia algo que pudéssemos fazer para ajudar, do ponto de vista criativo, a chegar a uma decisão favorável para as próximas temporadas de Manifest. Ouvimos consistentemente que os problemas em questão não eram criativos, eram financeiros. Eu acho que havia muita agitação interna acontecendo na NBC, porque eu acho que eles realmente gostavam da série. E eles estavam apenas tentando ver se poderiam fazer um caso econômico para isso. Foi um período difícil. Há aquela velha piada sobre o gato estar no telhado e estava muito claro para mim que o gato estava no telhado.”
E ele ainda comenta: “Já tive programas cancelados antes e esta é a primeira vez que experimentei uma onda de apoio entre o fandom. Um pequeno grupo de super fãs formou um grupo no Twitter e disse: ‘Estamos com você, Jeff. #SaveManifest. A campanha está começando'”.
Logo, sobre os fãs, Rake completa: “Então, antes mesmo de ter a chance de levantar um dedo para descobrir se precisamos de uma campanha de relações públicas para nos ajudar a nos salvar, os fãs se levantaram e criaram esta campanha e espalharam a palavra – o que foi incrivelmente recompensador e encorajador.”.
O novo acordo da Netflix prevê 20 episódios para a temporada final, que será dividida em duas partes. Com isso, uma estreia acontecerá somente no segundo semestre de 2022. Até lá, Manifest sairá globalmente de outros streamings e deverá chegar na Netflix – inclusive aqui no Brasil – ainda no final de 2021.
E então, você gostou das novidades sobre Manifest?