Não Olhe Para Cima: a verdade por trás do filme da Netflix

História de Não Olhe Para Cima tem mais significado do que você pensa...

Não Olhe Para Cima Verdade
Continua após publicidade

Você se sentiu pessoalmente tocado pelo filme de comédia da Netflix, Não Olhe Para Cima (Don’t Look Up)? Há um motivo para isso.

Continua após publicidade

O filme aponta várias falhas importantes no funcionamento da sociedade como a conhecemos. Embora o faça sob o disfarce de um cometa apocalíptico fictício que vem direto para a Terra, descoberto por um astrônomo renomado e uma candidata ao doutorado. Apresentando um elenco repleto de estrelas, incluindo Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio, Meryl Streep, Jonah Hill, Cate Blanchett, entre outras, é difícil de ignorar a produção no catálogo da Netflix.

Mas a reunião de uma equipe de elite de Hollywood não foi coincidência. Sim, é uma comédia brilhante que é divertida por si só, mas Não Olhe Para Cima tem um significado muito mais profundo. E, para alguns, isso atinge como uma tonelada de tijolos. Então, qual é a verdade por trás do filme? Revelamos!

Continua após publicidade
Continua após publicidade

A história de Não Olhe Para Cima

No início de Não Olhe Para Cima, conhecemos um mundo não muito diferente do nosso de hoje. A mídia tabloide persegue celebridades, as pessoas estão grudadas nas redes sociais… Enfim, tudo parece familiar, não?

Leia também: Imperdoável, a verdade por trás do filme da Netflix

Então, conhecemos a candidata ao doutorado em astronomia Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), que está fazendo algumas pesquisas usando o telescópio Subaru, quando descobre um cometa nas proximidades do planeta Terra. Ele está se movendo rápido, e ela imediatamente alerta seu professor Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), que o encaminha para a NASA. Nos próximos 10 minutos, torna-se claro que o cometa é grande o suficiente para causar um evento de extinção.

Continua após publicidade

Os dois são, então, enviados para a Casa Branca. E lá se encontram com a Presidente dos Estados Unidos, Janie Orlean (Meryl Streep), que ignora o alerta de pânico. O que se segue é uma série de tentativas frustrantes e às vezes inacreditáveis ​​de Dibiasky e Mindy em alertar o mundo sobre esse cometa apocalíptico. Eles imploram por tempo no ar, insistem que podem adiar esse evento, ou mesmo evitarem se o mundo agir. Mas nesse ínterim, a famosa popstar Riley Bina (Ariana Grande) se separou do namorado, e o mundo está muito preocupado com isso.

Continua após publicidade
Não Olhe Para Cima Verdade
Imagem: Divulgação.

O que acontece no final de Não Olhe Para Cima?

No final de Não Olhe Para Cima, Mindy, Dibiasky e o resto do mundo finalmente vislumbram o cometa, enquanto ele se lança em direção a eles vindo do espaço sideral. É neste ponto que as pessoas percebem o quão real é essa ameaça. Logo depois, fica evidente que agora é tarde demais para fazer qualquer coisa a respeito. O cometa atinge e destrói a Terra em uma cena em câmera lenta assustadora.

Continua após publicidade

Leia também: Com Amor, Anônima, a verdade por trás do filme da Netflix

A Presidente Orlean consegue escapar em uma nave financiada pelo bilionário Peter Isherwell (Mark Rylance), onde são posteriormente congelados. A cena final do filme revela sua nave pousando em outro planeta distante no futuro. Os ocupantes são descongelados e desembarcam totalmente nus (só para constar, a bunda nua de Meryl Streep pertence, na verdade, a um dublê). Mas uma criatura alta semelhante a um avestruz ataca Orlean, provavelmente matando-a.

Continua após publicidade

A verdade sobre a história do filme

Embora o filme seja extremamente satírico em sua natureza, ele fornece um retrato assustadoramente realista da tendência da humanidade de empurrar verdades difíceis de engolir. Ou que não podem ser vistas de forma tangível em favor de um drama facilmente destacável.

Continua após publicidade

Em Não Olhe Para Cima, o cometa provavelmente representa o que os cientistas vêm nos alertando há anos: as mudanças climáticas. Em toda a humanidade (e particularmente dentro de nossos governos), muitas vezes há uma sensação alarmante de esquecimento com os desafios reais que isso representará no futuro. Sim, tudo parece ótimo agora. Mas não será assim para sempre – e agora é hora de acordar. É hora de agir!

Leia também: Eis a verdade por que The Mentalist foi cancelada

Claro, existem movimentos no espaço. O Acordo de Paris tinha todas as características de uma estrutura sustentável que poderia ter um grande impacto no ritmo do aquecimento global (seus principais objetivos são manter o aumento da temperatura da Terra abaixo de 2 graus e atingir emissões líquidas zero até 2050). Mas, como todos nós testemunhamos na cúpula mais recente da COP26, muitos países estão aquém do cumprimento dessas metas. E, além disso, ainda não se sabe se os governos realmente promulgarão tais políticas para tornar isso viável.

Não Olhe Para Cima Verdade
Imagem: Divulgação.

E então, há o outro elemento de como a mudança climática atua na mídia convencional, em comparação com, digamos, um rompimento de uma popstar. Embora a sustentabilidade e o meio ambiente sejam um tópico comum de conversa, não há como negar que muitas vezes é um escândalo de Hollywood que tende a ter destaque. Afinal, é nisso que se concentra a grande mídia.

Ironicamente, Não Olhe Para Cima é protagonizado por um dos rostos-chave do movimento das Mudanças Climáticas (que não é um cientista), Leonardo DiCaprio. O ator é conhecido por usar suas redes sociais para gerar consciência e inspirar mudanças na forma como os humanos reagem aos seus efeitos. E é ele, mais do que qualquer outra pessoa no filme, que realmente transmite a verdadeira mensagem.

Porque, naquela cena final em que a Terra está desmoronando em câmera lenta, é quase como se a quarta parede fosse removida quando sua personagem Mindy profere suas palavras finais, que foram uma sugestão do próprio DiCaprio: “Nós realmente tínhamos tudo, não é? Quero dizer, se você pensar sobre isso.”.

Isso praticamente resume tudo.