Netflix resolveu o problema mais idiota do Superman na DC
Netflix tem nova série de heróis em seu catálogo que se conecta com inspiração no Superman - e resolve um grande problema do personagem.
A Netflix tem uma nova série em seu catálogo que se chama Guardiões da Justiça e, assim como The Boys faz no Amazon Prime, a atração serve como uma sátira ao já saturado gênero dos super-heróis. No entanto, a série conseguiu um feito inédito: solucionar o problema mais idiota que o Superman tinha na DC Comics. E qual seria esse problema que o “Superman da Netflix” arruma? O de sempre favorecer os EUA.
Com base na Graphic Novel de Alan Moore, Watchmen, a série Guardiões da Justiça estreou na Netflix em 01 de março. E a série tem uma combinação interessante de imagens de ação ao vivo com animações em vários estilos diferentes. Tudo isso, para contar a trama que envolve uma equipe de super-heróis que luta para salvar o mundo.
Mas essa luta vem após eles perderem seu líder, Marvelous Man, de forma prematura. Então, como uma paródia de super-heróis famosos, o Marvelous Man e Guardiões da Justiça tem semelhanças com Superman, no estilo que o vilão do herói da DC, Bizarro, tem.
As comparações do Marvelous Man com Superman
Marvelous Man e Superman são heróis quase que onipotentes de outros planetas. No entanto, os fãs podem notar semelhanças que vão além de seus poderes e origens. Aliás, isso é algo que a montagem de abertura do primeiro episódio de Guardiões da Justiça sugere.
Sem nenhuma explicação prévia, o Marvelous Man chega à Terra e salva a raça humana ao acabar com a Terceira Guerra Mundial em um dia. Porém, ele não apoia nenhum dos lados. (via ScreenRant)
Leia também: Novo Superman diz que não quer substituir Henry Cavill
Mais tarde, porém, Marvelous Man impede o assassinato de JFK, mas não consegue salvar o primeiro-ministro Khrushchev da União Soviética. Logo, a série traz uma manchete em sua trama com dizeres intrigantes. No jornal, vemos “Marvelous Man acusado de favorecer os EUA”.
Para mostrar que está tentando proteger o mundo inteiro, Marvelous Man, dessa forma, anuncia que vai evitar a política global diante das Nações Unidas.
Mas, se olharmos para o Superman, vemos que já existiram críticas semelhantes, tanto nas HQs da DC quanto na vida real. Isso porque ambos os super-heróis foram acusados de mostrar uma preferência pelos Estados Unidos, frente ao resto do mundo. Embora o Superman reafirme que irá proteger o mundo inteiro, seu lema por muitos anos foi “Verdade, justiça e a moral americana”.
Há pouco tempo, no entanto, a DC Comics explorou as lealdades do Superman, e os Guardiões da Justiça fizeram o mesmo com Marvelous Man. Ao abordar a questão de super-heróis poderosos potencialmente preferindo um país a outros, a série da Netflix mostrou como as visões podem mudar, tanto dentro das histórias quanto ao longo da história.
Resolvendo o problema
No entanto, se o Superman ou o Marvelous Man escolhessem um lado, em particular, isso poderia ser perigoso para todos os outros em seus mundos. Tanto o Marvelous Man quanto o Superman têm apenas uma fraqueza: a caltronita e kryptonita, respectivamente. Então, outras nações podem utilizar disso para se opor a eles.
Leia também: Smallville tem maldição com atores, incluindo prisão e mortes
Isso causa indignação em ambos os universos, e os heróis precisam agir para provar que querem proteger o mundo inteiro. Ou seja, não apenas os Estados Unidos. Para fazer isso, o personagem da série da Netflix faz uma promessa para ficar fora da política. Já o Superman renuncia à sua cidadania americana em “The Incident”, uma história publicada na Action Comics #900.
Da mesma forma, os fãs questionaram o símbolo do Superman na vida real, diante do seu antigo lema de “Verdade, justiça e a moral americana”. Afinal, tal lema acaba favorecendo os EUA.
No entanto, o lema original do Superman inicialmente se concentrava apenas na Verdade e na Justiça, mas foi atualizado durante a Segunda Guerra Mundial. Isso se tornou a frase de assinatura do Superman como o Homem de Aço, até que o público começou a questionar o que realmente era a “moral americana”. Além disso, alguns acreditavam que isso contradizia a promessa do Superman de proteger toda a Terra.
Devido a isso, a DC Comics mudou recentemente o bordão do Superman para “Verdade, justiça e um amanhã melhor”. Com isso, ela também corrige um erro, embora o Superman ainda tenha uma figura muito ligada ao EUA. Algo que, na série da Netflix, não acontece.
A história fictícia do “Superman da Netflix” reflete como a visão do público em relação a um herói pode mudar. Enquanto salvador, durante a Segunda Guerra Mundial, Marvelous Man mais tarde se tornou uma figura questionável ao ponto de as empresas criarem armas de caltronita como precaução.
Satirizando histórias de super-heróis, Guardiões da Justiça, portanto, aborda diretamente o principal problema do Superman. E, assim, força o Marvelous Man a confrontar e refutar acusações sobre seu favoritismo em relação aos Estados Unidos, em vez do mundo como um todo.