Mandalorian: Nick Nolte, Yoda bebê, Clones e as referências de Star Wars

Referencias de Mandalorian

Star Wars chegou a TV com muitas referências

A tão aguardada primeira série live-action de Star Wars, The Mandalorian, finalmente chegou com o lançamento do Disney +.

Continua após a publicidade

Com a estreia, o público percebeu que a série está cheia de referências as mais diversas adaptações e títulos da franquia de George Lucas ao longo dos anos. Apoiada nos planos abandonados de um filme solo de Guerra nas Estrelas, estrelado por Boba Fett, The Mandalorian segue o caçador de recompensas interpretado por Pedro Pascal nos confins da galáxia, participando de todos os tipos de atividades criminosas e negócios obscuros.

O elenco é completado por Gina Carano, Giancarlo Esposito, Werner Herzog, Ming-Na Wen e muito mais.

Abaixo, o Mix de Séries separou algumas referências que você pode ter perdido no primeiro episódio da série. Confira!

Além disso, completo. Todavia, palavras. No entanto, necessárias. Bem como verdes. 

AÇO BESKAR E HISTÓRIA MANDALORIANA

Previsivelmente, The Mandalorian foca nas pessoas de mesmo nome e história, retratado principalmente em The Clone Wars e Star Wars Rebels. Há referências ao expurgo e aos sinetes, bem como à iconografia mandaloriana familiar espalhada pelas visitas dos caçadores de recompensas de Pascal ao prédio, para que seu Beskar Steel seja trabalhado em uma placa de ombro. Várias figuras no episódio de estreia também reconhecem a reputação dos Mandalorianos e suas formidáveis habilidades de combate.

O episódio de estreia apresenta vários exemplos de aço de Beskar. Esse tipo de metal apareceu em The Clone Wars e foi descrito como um dos metais mais resistentes e cobiçados de toda a galáxia. Como no reino animado, a armadura mandaloriana parece ser um componente significativo de sua rica cultura e ampla fama.

Além disso, completo. Todavia, palavras. No entanto, necessárias. Bem como verdes. 

ESPÉCIES E DROIDES DA HISTÓRIA DE STAR WARS

Com o foco em caçadores de recompensas, não é surpresa que The Mandalorian gaste muito tempo em bares, e isso oferece uma ampla oportunidade para coleções de alienígenas e dróides no estilo Mos Eisley se espalharem ao fundo. O episódio 1 apresenta muitos rostos ocultos familiares e também alguns retornos mais escrachados. Em termos de alienígenas, os Mandalorianos alugam o transporte de um Kubaz; um Rodian pode ser visto congelado em carbonita e outro circulando durante a segunda cena do bar, um Trandoshan também está sustentando o mesmo estabelecimento, os Jawas estão zumbindo em torno de uma pilha de lixo, um alienígena da espécie de Salacious Crumb está cozinhando no espeto, um Ugnaught guia o Mandaloriano até seu prêmio. Além disso, o Blurrgs montado pelo mandaloriano retorna diretamente de The Clone Wars.

Os dróides reconhecíveis não são menos proeminentes na estreia de The Mandalorian. O personagem sem nome de Werner Herzog reside em um esconderijo guardado por um dróide ocular, visto do lado de fora do palácio de Jabba em Return of the Jedi, um dróide GNK guia o Mandaloriano para dentro; Taika Waititi dubla um infeliz dróide IG e uma unidade R5 aparece depois que Jon Favreau postou uma foto de um desses dróides em sua página do Instagram. A segunda cena do bar também inclui um personagem humanoide vestido com uma armadura semelhante à usada pelos guardas de Jabba.

Mandalorian Cena

Imagem: Disney/Divulgação

Além disso, completo. Todavia, palavras. No entanto, necessárias. Bem como verdes. 

REFERÊNCIAS AS ERAS DE CLONE WARS

A estreia do Mandaloriano inclui duas grandes referências à era pré-Império das Guerras Clônicas da mitologia de Star Wars. O primeiro é o navio Razorcrest do personagem-título, que é considerado um modelo clássico de um período anterior. Mais abertamente, o episódio inclui um breve flashback da infância dos Mandalorianos, em que um jovem e sua família são aparentemente apanhados em um ataque executado por dróides e naves de guerra das Guerras Clônicas. Esta sequência foi provocada pela primeira vez no trailer final do The Mandalorian.

O especial de natal de Star Wars, feito em 1978, é ridicularizado pelos fãs de uma maneira “tão ruim que é bom“, mas o Mandalorian inclui vários easter eggs da produção independente. O primeiro alvo de pele azul coletado no episódio menciona o “Dia da Vida” quando se esgueirava pelo casco do Razorcrest, que é a alegoria de George Lucas para o Natal neste especial. Além disso, o Mandaloriano usa um estímulo elétrico semelhante a um mostrado no especial do Natal.

 

CARBONITE

Em uma referência bastante óbvia a The Empire Strikes Back, o Mandaloriano encerra seus prisioneiros em carbonita, assim como Boba Fett fez com Han Solo na trilogia original de Star Wars. O episódio também parece incluir chaves de carbonita, estabelecendo o procedimento como mais um processo de congelamento temporário do que a tortura permanente que quase se tornou para Solo.

Carbonite em Mandalorian

Imagem: Disney/Divulgação.

 

CALAMARI

Quando o Mandaloriano recebe sua primeira recompensa, Greef Carga (Carl Weathers) inicialmente oferece créditos imperiais, alegando que eles ainda valem apesar da queda do Império. O caçador de recompensas de Pascal se recusa, antecipando claramente que a moeda logo se tornará inválida após a morte do imperador e recebe o dinheiro de Calamari, que ele aceita apesar de receber metade do valor. Na mitologia de Guerra nas Estrelas, o Mon Calamari é uma raça que inclui o Almirante Ackbar e é originária do planeta Mon Cala.

 

BOUNTY HUNTER’S GUILD

O personagem principal do Mandalorian é um membro da Guilda dos Caçadores de Recompensas, assim como o IG-11 de Waititi, e essa não é uma nova adição ao cânone de Guerra nas Estrelas. Por meio de quadrinhos e romances, organizações de caçadores de recompensas apareceram ou foram mencionadOs no universo expandido original e no cânone atualizado da Disney. Mais notavelmente para The Mandalorian, o Bounty Hunter’s Guild é apresentado na primeira parte da trilogia de livros de Chuck Wendig Aftermath, que ocorre quase cinco anos antes de The Mandalorian. Isso explica por que o Clã não foi destaque nos primeiros 6 filmes de Guerra nas Estrelas, mas parece bastante estabelecido na nova série de TV.

 

REFERÊNCIAS A TRILOGIA ORIGINAL

Jon Favreau, roteirista e criador, deixou várias referências à trilogia original de George Lucas ao longo do episódio de estreia de The Mandalorian. O misterioso cliente de Werner Herzog se refere ao Parsecs, uma unidade mencionada pela primeira vez por Han Solo ao se gabar da velocidade da Millennium Falcon em Uma Nova Esperança. Além disso, a direção da câmera empregada quando o Mandaloriano está sendo atacado por um Blurrg reflete diretamente o susto de Tusken Raider do primeiro filme de Star Wars de 1977.

Vale ressaltar que a série também “rouba” vários efeitos dos primeiros filmes. Os binóculos usados pelo personagem-título e pelo piloto do velocímetro criam o design familiar de filmagem com câmera de visão binocular visto em filmes anteriores, e o episódio também faz uso das transições de cenas exatamente como os filmes das trilogias.

Cena de Star Wars inspirou Mandalorian

Imagem: Disney/Divulgação

 

BOBA FETT

O Boba Fett aparece em Mandalorian? Bem… Quando o personagem de Pedro Pascal entra no salão do clã Mandaloriano na esperança de ter seu aço Beskar fundido, uma figura misteriosa pode ser vista à espreita ameaçadora ao fundo. Embora a armadura mandaloriana compartilhe várias consistências entre os membros, o traje usado por esse guerreiro parece semelhante com o que Boba Fett tornou famoso.

O novo cânone de Guerra nas Estrelas sugeriu a sobrevivência de Fett após seu mergulho no Sarlacc Pit, e The Mandalorian é obviamente inspirado pela popularidade desse personagem. Favreau incluiu bravamente o personagem icônico no primeiro episódio da série, ou isso é meramente parecido com o mesmo gosto no design de armaduras?

Boba Fett em Mandalorian

Imagem: Disney/Divulgação.

 

MYTHOSAUR

Quando Kuiil, de Nick Nolte, está tentando ensinar os mandalorianos a montar em um Blurrg, ele afirma que alguém de uma tribo tão respeitável não deve ter problemas em aprender a domar as bestas, já que seus ancestrais montaram o famoso “Mitossauro”. Essas criaturas nativas de Mandalore apareceram pela primeira vez nos quadrinhos de Star Wars dos anos 80 e continuaram a aparecer em títulos como The Clone Wars e Age of Rebellion desde então, embora em grande parte apenas como menções ou símbolos de clãs. A menção do Mythosaur em The Mandalorian estabelece firmemente o monstro como parte do cânone atual.

BEBÊ YODA

Sem dúvida, o maior choque do Mandaloriano e seu ponto mais quente de discussão é um membro bebê das espécies anteriormente não nomeadas de Yoda. Além de ser uma referência bastante claro para o personagem Yoda das três trilogias de filmes, essa cena representa The Mandalorian levando Star Wars para um novo território ousado e abre várias portas para futuros episódios. George Lucas afirmou anteriormente que a herança de Yoda nunca deve ser revelada, e esse pode continuar sendo o caso. No entanto, esse pequenino verde tem a chance de mudar todo o cenário de Star Wars daqui pra frente.

Bebe Yoda

Imagem: Disney/Divulgação.

Além disso, completo. Todavia, palavras. No entanto, necessárias. Bem como verdes. 

E então, você pegou as referências do primeiro episódio de The Mandalorian? Deixe nos comentários…

Fonte: Screen Rant
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours