O final de Dark explicado: como acaba a 3ª temporada?
Confira o que acontece no final da série Dark, produção original alemã da Netflix que movimentou internet com teorias. Texto de spoilers.
Os spoilers do final de Dark: saiba o que acontece
“Tudo está conectado” é algo que realmente deveríamos usar para descrever Dark. A série alemã, que se tornou um verdadeiro fenômeno na Netflix e acabou de retornar para sua terceira e última temporada.
Claro que, antecipadamente, os fãs já estavam teorizando diversas possibilidades.
Dark conquistou instantaneamente os telespectadores em 2017, quando foi lançada, deixando os fãs intrigados e assustados mais do que tudo. Além disso, fez todos os fãs se transformarem em detetives tentando adivinhar todos os pontos da trama (e havia tantos pontos na trama).
A segunda temporada terminou em um momento do enredo ainda mais confuso – não apenas havia viagens no tempo, mas também provavelmente havia universos paralelos.
Mas como a série encerrou sua trajetória? Nós do Mix de Séries trazemos essa resposta, com spoilers. Portanto, siga por sua conta e risco.
Explicando o final
A pergunta que permeou a cabeça do público e certamente tumultuou o sono dos roteiristas foi: como terminar Dark? Como dar fim a uma história que constantemente fala em recomeço, ciclo, desfechos conectados e a inícios e uma narrativa fragmentada em diversos períodos e espaços?
A resposta é curta: ser o mais simples possível. Depois de três temporadas confundindo o espectador com nomes, informações e plot twists, Dark resolve sua intrincada tapeçaria narrativa e visual com basicamente dois personagens realizando uma simples missão.
No último capítulo da derradeira terceira temporada, Claudia visita Adam depois que este tenta acabar com o mundo e falha. Claudia revela que ele falhou por um motivo simples: aquele não é o mundo de origem, tampouco o segundo, ou uma cópia do primeiro. Há um TERCEIRO mundo, e este é o que começou tudo.
Assim, o mundo de Jonas, que acompanhamos desde o piloto, e o de Martha, que conhecemos no final da segunda temporada, são criações deste outro mundo de origem.
Mas como tudo começou? No mundo de origem, H.G. Tannhaus perde o filho, a nora e a neta em trágico acidente de carro. Transtornado pelo acontecido, o sujeito resolve criar uma máquina do tempo para voltar ao dia do acidente e evitar a morte de seus entes queridos.
O experimento dá errado e ele acaba criando outras duas e bagunçadas realidades: a de Jonas/Adam e a de Martha/Eva. Estes dois mundo são parecidos com o original, mas com pequenas alterações: alguns acontecimentos surgem em tempos diferentes e algumas pessoas vivem em épocas totalmente distintas daquelas em que se encontravam originalmente.
O desfecho
E é claro que, tendo Tannhaus em todas as realidades paralelas e tendo surgido de uma máquina do tempo, estas outras realidades contam com viagens e falhas temporais. Para acabar com tudo e por as coisas no devido lugar, Jonas e Martha precisa viajar ao mundo de origem e impedir o acidente da família de Tannhaus. Com isso, ele não ficaria arrasado e não teria motivos para criar uma máquina do tempo, o que resulta na total eliminação dos mundos paralelos criados pelo incidente.
Desta forma, o mundo de Jonas, que acompanhamos por todo esse tempo, e o de Martha, deixam de existir. A série acaba, enfim, com o casal Jonas e Martha desaparecendo, desmanchando-se em pequenas partículas brilhantes. O universo está em ordem novamente.
Em uma última cena, numa espécie de epílogo, durante um jantar, surge a conversa sobre a cidade, família e filhos. Hannah está grávida. Ao olhar para a câmera ela comenta que pode batizar a criança de Jonas.
E você, gostou do final do Dark? Nossa explicação ajudou no entendimento? Deixe nos comentários. Igualmente, continue acompanhando as notícias de outras séries aqui no Mix de Séries.