O Gambito da Rainha e sua trágica ligação com Heath Ledger

O Gambito da Rainha Heath Ledger

Trágica história marcou produção e Heath Ledger

O Gambito da Rainha dominou a audiência da Netflix desde que a minissérie estreou na semana passada, atraindo assinantes para a trama dos jogos de xadrez de Elizabeth Harmon. A história é baseada em um romance de 1983 de Walter Tevis, mas uma adaptação com roteiro está em andamento desde os anos 90. Curiosamente, também descobrimos que o falecido Heath Ledger foi, em um determinado momento, uma peça chave para uma quase adaptação nos cinemas.

Continua após as recomendações

A produção e conexão trágica com Heath Ledger

O co-criador da série da Netflix, Allan Scott, obteve os direitos do livro e começou a escrever um roteiro para O Gambito da Rainha há quase trinta anos, mas seu encontro com Heath Ledger foi um momento especialmente emocionante para o projeto. Ele escolheu o ator que viveu o Coringa de O Cavaleiro das Trevas como o diretor de uma versão cinematográfica que seria rodada em 2007 e, segundo consta, tinha esperanças que fosse protagonizado por Ellen Page.

[Heath Ledger] era apaixonado pela trama; ele era um jovem intenso e interessado, e fui atraído por ele imediatamente. Conversamos e falamos sobre o projeto por telefone e, por fim, conversamos sobre ele dirigir.

De acordo com The Independent, o plano original era que o ator fizesse sua estreia na direção no final de 2008 com um filme inspirado em O Gambito da Rainha. Teria sido um projeto intrigante e de alto nível para Heath Ledger depois de sua atuação como Coringa em The Dark Knight.

Continua após a publicidade

Mas como você provavelmente sabe, as coisas tomaram um rumo trágico, pois Ledger morreu de uma overdose acidental de pílulas prescritas em 22 de janeiro de 2008.

Como seria O Gambito da Rainha com Heath Ledger?

Aqui estão mais detalhes sobre a versão anterior do Gambito da Rainha:

Fiz rascunho após rascunho e ele deu sua opinião e nos encontramos várias vezes em Nova York. Chegamos ao estágio em que enviamos o roteiro para Ellen. Heath estava cheio de ideias para o elenco, principalmente de sua lista de amigos atuantes. Estávamos planejando fazer um filme no final de 2008.

O Gambito da Rainha discute o vício de Elizabeth Harmon em pílulas e álcool, começando quando ela fica em um orfanato, onde se torna viciada em tranquilizantes em um nível quase fatal. Enquanto o projeto estava sendo originalmente desenvolvido como um filme, Heath Ledger estava supostamente lutando contra a insônia e recorrendo a medicamentos para ajudá-lo. Há uma conexão trágica aqui entre a trama e Ledger, mas que o ator também queria trazer à luz como um diretor estreante.

A história, infelizmente, levou mais uma década para ser adaptada – mas ao menos, agora, é o título em alta no Netflix.

Heath Ledger Was Trying To Make Directorial Debut With 'The Queen's Gambit' Before He Died

O Gambito da Rainha quase foi um filme dirigido por Heath Ledger. Imagem: Divulgação.

Ganhando vida pela Netflix

Em 2008, a ideia de uma minissérie seria impossível. Afinal, a Netflix não existia no formato que trabalha hoje. Mas, atualmente, o formato mais longo permite que a série dê ao livro uma vida impressionante, com grandes detalhes sobre a história de Elizabeth Harmon.

Dessa forma, a adaptação narra perfeitamente sua jornada, de seus dias como uma jovem prodígio do xadrez de 10 anos de idade até seu domínio como uma mulher competindo com jogadores de xadrez de todo o mundo. E ainda mais impressionante, a série faz tudo isso ao mesmo tempo em que destaca o assunto do vício.

E você, assistiu a série? Gostou? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours