O Gambito da Rainha: por que série da Netlix virou fenômeno?

O Gambito da Rainha Fenômeno Netflix
Imagem: Divulgação.

Analisamos sucesso da série da Netflix

O Gambito da Rainha tornou-se aquele tipo de série que todo mundo comenta. Lançada na Netflix no fim de outubro deste ano, a atração virou um fenômeno, a ponto de até quem não gosta de maratonar muitas séries, ter assistido.

Continua após publicidade

Claro que o boca a boca foi fenomenal, porque a própria divulgação da plataforma de streaming não foi lá essas coisas. Mas qual o motivo que fez de O Gambito da Rainha uma aposta certeira da Netflix? Nós vamos analisar!

Continua após a publicidade

História comum para uma abordagem incomum

Acredito que o apelo de O Gambito da Rainha esteja na história simples que ela propõe a contar: se passando pouco depois da metade do século XX, a trama acompanha uma garota orfã – Beth, interpretada em sua fase adulta por Anya Taylor‑Joy – e como que ela entrou no mundo dos jogos de xadrez. Ela, que chegou a um orfanato sem nada, saiu de lá com um talento inestimável, onde aprendeu a jogar secretamente com o zelador do local.

Continua após publicidade

Mais adiante, porém, a série também aborda as inseguranças de Beth, principalmente diante de um vício em remédios que ela também adquire no mesmo lugar que aprendeu xadrez. Além, claro, dos conflitos familiares, que a carregam em um turbilhão de emoções diante das relações com sua família adotiva.

Até aqui, nada demais. Porém, O Gambito da Rainha tem um grande protagonista, além da própria Beth, e que eleva o nível da série para algo além do que a Netflix habitualmente faz: o destaque para o Xadrez em si.

Continua após publicidade
Anya Taylor‑Joy em O Gambito da Rainha. Imagem: Divulgação.

Xadrez é o verdadeiro protagonista

Se pararmos para analisar a trama de O Gambito da Rainha, quem brilha de fato é o jogo de Xadrez. E este é um jogo que remota, pelo menos, a 1500 anos de idade. Mas de repente, ele se tornou o jogo mais brilhante e envolvente de todos.

A popularidade pode ser explicada pelas pessoas passando mais tempo em casa durante a pandemia, claro. Mas também, temos de atribuir a popularidade de O Gambito da Rainha, que provou que com temas simples, é possível fazer uma série que se torne hit.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Em uma reportagem da NBCNews, constatou-se que após a estreia da série em outubro, “as vendas de jogos de xadrez aumentaram 87% nos Estados Unidos, enquanto as vendas de livros sobre o jogo aumentaram 603%“. Os ganhos repentinos vêm depois de um crescimento estável e negativo nessas categorias, de acordo com o relatório.

Até este momento, nada envolvendo xadrez tinha me chamado atenção. Mas a série da Netflix conduz a história com a já citada “abordagem incomum”, despertando o interesse no espectador no objetivo do jogo. Com isso, ela gasta um considerável tempo de seus episódios mostrando as partidas que Beth disputa. É como assistir uma série de basquete ou futebol, em que se mostram os jogos. Aqui, O Gambito da Rainha utiliza bem este movimento, não tornando chato nenhuma partida da protagonista.

Muito pelo contrário, a direção e fotografia da série faz despertar o interesse e apreensão na condução da partida. Além disso, ao final dela, o pensamento que nos vem a mente é: “preciso aprender Xadrez”.

O Gambito da Rainha Fenômeno Netflix
Jogo de Xadrez é o grande protagonista da série. Imagem: Divulgação

Um trunfo para a Netflix

Para fechar este especial, que soa como uma “segunda crítica” do nosso site para este drama (leia aqui nossa crítica para O Gambito da Rainha), é impossível também não atribuir o sucesso da série à sua fotografia e direção.

São ambientações que fazem toda a diferença, e colocam O Gambito da Rainha em um patamar de ouro da Netflix, ao lado de joias como House of Cards, Orange Is The New Black e The Crown.

Mas de fato, O Gambito da Rainha virou um trunfo da plataforma, em uma época escassa de produções. Mas acredito que não somente a pandemia teria causado isso, uma vez que a Netflix em si vinha enfrentando uma onda de produções vazias, rasas, voltadas para adolescentes e sem nenhum apelo. É uma grande aposta para o período de premiações da série, em 2022. Anotem!

Se você se deparou repetidas vezes com o termo “O Gambito da Rainha“, quis certamente saber o que isso significa. E isso a série responde muito bem. Mas acredito que agora, a curiosidade maior seja sobre o motivo do sucesso do título da Netflix. Sem dúvidas, a série também responde a isso muito bem. 

Todos os episódios de O Gambito da Rainha estão disponíveis na Netflix.

 

E você, conferiu a série? O que achou? Deixe nos comentários e continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.