O que o Sabre de Luz Amarelo de Star Wars significa? Revelamos!

O verdadeiro significado do Sabre de Luz Amarelo

Qualquer pessoa que já viu os filmes ou as séries – sejam animadas, ou live action – de Star Wars, sabe que existe um universo cânone da franquia em que podemos nos aprofundar. Estamos falando dos sabres de luz.

Continua após publicidade

Em variadas cores, na maioria das vezes, os Jedi empunham sabres azuis ou verdes – cores que representam as duas maiores escolas de pensamento dentro da Ordem Jedi. O verde é mais comumente escolhido pelos Consulares, que se concentram em seu conhecimento mental da Força. O azul é mais frequentemente visto nas mãos dos Guardiões, que se concentram em aprender a combater e se tornar guerreiros.

Continua após a publicidade

Aqueles que se alinharam com o lado sombrio da Força, mais notavelmente Sith Lords, usam sabres de luz vermelhos em combate. E quanto aos sabres de luz roxos? A lâmina de cor violeta de Mace Windu só foi introduzida na franquia porque o ator Samuel L. Jackson fez um pedido pessoal ao criador de Guerra nas Estrelas, George Lucas, por um sabre de luz com a sua cor favorita.

Continua após publicidade

No entanto, há detalhes que os fãs se questionam – e um deles é em relação ao sabre de luz amarelo. Afinal, o que ele significa? Chegou a hora de explicarmos!

Sabres de luz amarelos e os Sentinelas

Em essência, a cor de um sabre de luz revela algo sobre seu portador e sua personalidade. Pablo Hidalgo, da Lucasfilm, explicou que os cristais Kyber usados para fazer sabres de luz começam incolores. Os cristais só adquirem uma cor depois de uma ligação entre o cristal e o usuário do sabre. Houve até uma instância em que um sabre amarelo foi feito de cristal vermelho instável, quando o Jedi Jaden Korr o purificou e o cristal ficou amarelo, concedendo a ele seu terceiro sabre de luz.

Continua após publicidade

Sabre Amarelo Star Wars

Assim como os sabres de luz azul e verde, o sabre de luz amarelo está associado a uma importante escola de pensamento dentro da Ordem Jedi: a dos Sentinelas.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

O universo de Star Wars explica que os Sentinelas buscam um equilíbrio entre os Consulares e os Guardiões. E que, além disso, também desejam aprender sobre outros aspectos mais práticos da vida, como técnicas de rastreamento, bem como espionagem.

Ao contrário de alguns outros na Ordem Jedi, os Sentinelas reconhecem que a Força não é realmente a solução para tudo.

Sentinelas no universo Star Wars

O Star Wars Reading Club sugere que talvez a razão pela qual tão poucos sabres amarelos sejam vistos na era das Guerras Clônicas é porque tão poucos Sentinelas ainda existem na Ordem Jedi, com a maioria dos Jedi caindo na categoria de Consular ou Guardião.

Imagem: Divulgação.

Outra teoria é que, como os Sentinelas concentram grande parte de sua energia no aprendizado de habilidades fora da Força, eles ainda podem existir, mas permanecem tão baixos no radar que raramente precisam sacar seus sabres de luz amarelos. Por causa de suas habilidades no mundo real, suas missões fora do Templo Jedi não exigiam que eles usassem o combate. Em vez disso, eles recorrem ao conhecimento do mundo real que não exige que exibam suas habilidades com o sabre de luz.

O Slashfilm também se relaciona com o Jedi cinza, sugerindo que a filosofia dos Sentinelas que busca equilibrar o conhecimento das habilidades práticas com as habilidades mentais e físicas da Força é semelhante ao que os Jedi cinza praticam.

Sabres de luz amarelos em Star Wars: The Clone Wars

O público estava acostumado a ver o sabre de luz amarelo nas lanças dos Guardas do Templo Jedi na série animada Star Wars: The Clone Wars.

Os Guardas do Templo possuem sabres amarelos de lâmina dupla, bem como a arma vermelha de duas pontas. Esses sabres de luz não pertencem pessoalmente aos Guardas do Templo, mas, sim, propriedade da posição que ocupam.

Além disso, os sabres de luz amarelos podem ser encontrados outras vezes – incluindo nas mãos do caçador de recompensas Asajj Ventress. Este, que aparentemente encontrou seu sabre de luz no mercado negro.

Sabre de luz amarelo Star Wars
Imagem: Divulgação.

A lâmina de Ventress era idêntica a dos Jedi, ao invés da aparência com a lâmina das lanças empunhadas pela Guarda do Templo. Outro personagem de Star Wars que supostamente carregava um sabre de luz amarelo é Ahsoka Tano, aluna Padawan de Anakin Skywalker.

Embora George Lucas tenha rejeitado a ideia de Ahsoka usar um sabre amarelo completo em Star Wars: The Clone Wars, o sabre quase verde de Ahsoka foi alterado para emitir um brilho ligeiramente amarelo.

Luke Skywalker usou o sabre amarelo em uma HQ

Luke Skywalker empunhou um sabre de luz verde (que ele mesmo fez) e um sabre de luz azul durante os filmes da Skywalker Saga, mas na coleção 2020 Star Wars da Marvel Comics, o famoso Jedi, na verdade, tem um sabre de luz amarelo secreto.

A capa ilustrada de R.B. Silva de Star Wars #6 mostra um Luke mais jovem olhando para um oponente invisível, segurando um sabre dourado com a Força em suas mãos.

Após os eventos de O Império Contra Ataca, a nova série de quadrinhos de Star Wars, escrita por Charles Soule com arte de Jesús Saiz, conta “as aventuras nunca vistas de Luke Skywalker, Princesa Leia e da Aliança Rebelde”.

Imagem: Divulgação.

O sabre de luz amarelo de Rey em Star Wars: The Rise of Skywalker

Depois dos fãs nunca verem um sabre de luz amarelo aparecer na franquia de filmes Star Wars, finalmente um apareceu em The Rise of Skywalker.

Durante a cena final do filme, Rey (Daisy Ridley) aparece brevemente segurando um sabre amarelo, o cabo do qual é aparentemente construído a partir de uma seção do cajado que ela costumava balançar durante seus dias pré-Jedi.

Em The Rise of Skywalker, Rey descobre que ela é na verdade uma Palpatine. Ou seja, a neta do Imperador Palpatine (Ian McDiarmid), para ser exato. Mas ela luta contra o seu chamado “destino”, convocando a energia de todos os Jedi caídos que vieram antes dela. Então, ela destrói Palpatine e ajuda a vencer a guerra contra a Primeira Ordem de uma vez por todas. Quando Rey volta para casa, ela se reúne com Finn (John Boyega) e Poe Dameron (Oscar Isaac).

Imagem: Divulgação.

Ela então segue para Lars Homestead em Tatooine (planeta natal de Luke Skywalker) e enterra os sabres de Luke e Leia. Isso porque ela não precisa mais dele. Vemos um flash de seu sabre amarelo e, em seguida, quando um morador local pergunta por seu nome, ela responde, “Rey Skywalker.”

Ela é a Skywalker que subiu – não porque ela seja um membro daquela família famosa por sangue, mas porque ela é uma Skywalker por escolha. O fato de Rey ter um sabre desenhado por ela mesma marca a conclusão de sua história até este ponto, e faz sentido que seja diferente de qualquer outro sabre da série de filmes até agora.

E você, é fã da saga Star Wars? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.