O que queremos ver na 4ª temporada de Stranger Things
A aguardada quarta temporada de Stranger Things está chegando e nós elencamos tudo o que queremos assistir no novo capítulo da série.
Após anos de espera, a quarta temporada de Stranger Things está no horizonte. E com uma data de lançamento marcada para 27 de maio e outra para 1º de julho. Embora a Netflix tenha produzido outros sucessos desde a estreia da terceira temporada, o programa ainda está entre as séries mais populares do streamer. A combinação de uma longa espera e uma base de fãs dedicada criou expectativas para a nova temporada. E com tantos personagens e enredos diferentes agora fazendo parte da história, há muitas direções interessantes que ela pode seguir.
Já foi anunciado que a quarta temporada contará com vários novos personagens, muitos dos quais serão alunos da Hawkins High. Isso sugere que haverá muitos novos mistérios sobrenaturais enfrentados pelos cidadãos da cidade. No entanto, Hawkins não será o único lugar em Stranger Things 4, como no passado. Com Hopper (David Harbour) preso em um campo de prisioneiros soviético na Sibéria e Eleven (Millie Bobby Brown) e os Byers se afastando de Hawkins, a nova temporada pode dividir seu tempo entre vários locais diferentes.
Com tanto terreno para cobrir e um enorme conjunto de personagens espalhados, a quarta temporada de Stranger Things tem a difícil tarefa de equilibrar seus diferentes arcos, ao mesmo tempo em que permite espaço para novas tramas. Felizmente, o programa tem um histórico muito bom em suas três primeiras temporadas, todas aclamadas pela crítica. Isso é um bom presságio para o que está por vir, mas ainda há muitos grandes pontos de interrogação. Aqui estão algumas das coisas que adoraríamos ver na quarta temporada de Stranger Things. Quão prováveis elas são e como elas podem se encaixar na história maior?
Mais dos irmãos Byers
Quando Stranger Things estreou na Netflix, era uma história sobre o misterioso desaparecimento de Will Byers (Noah Schnapp) e os esforços incessantes de sua família para encontrá-lo. Joyce Byers (Winona Ryder) assumiu mais um papel de liderança no início do que nas temporadas posteriores e, embora grande parte da história permaneça ligada aos amigos de Will (e, claro, Eleven), grande parte da base emocional da primeira temporada foi baseada na Família Byers. Parece que, com o tempo, então, o show se afastou disso. O relacionamento de Will com seu irmão mais velho Jonathan (Charlie Heaton), por exemplo, foi uma grande parte da primeira temporada.
Leia também: Após devastar fãs de Stranger Things, Netflix anima com novidade
A introdução de mais e mais personagens nas temporadas 2 e 3 removeu muito desse foco no relacionamento de Will e Jonathan. Eles passaram mais tempo com outros personagens do que um com o outro, com o arco de Jonathan se tornando mais ligado a Nancy Wheeler (Natalia Dyer) e o arco de Will se tornando mais ligado a seus amigos. Isso não é uma coisa ruim, mas Stranger Things seria inteligente se voltasse aos irmãos Byers. Agora que a família se afastou de Hawkins, Will e Jonathan podem enfim se reconectar.
O Retorno de Kali
Um dos episódios mais controversos de Stranger Things foi “The Lost Sister” (2ª temporada, episódio 7), que seguiu Eleven em uma peregrinação solo a Chicago, onde ela se reconectou com uma das outras cobaias dos experimentos sobrenaturais do Dr. Brenner .
Essa “irmã”, como Eleven a chama, é Kali (Linnea Berthelsen) – uma jovem com o poder de forçar visões na mente das pessoas. Enquanto “The Lost Sister” recebeu críticas por suas grandes diferenças no ritmo e no tom do resto do show, Kali é um personagem intrigante com um papel significativo na história maior. Como tal, seria ótimo vê-la retornar na quarta temporada.
Mais personagens superpoderosos
Embora Kali seja a única personagem superpoderosa de Stranger Things, além de Eleven, há indícios de que a quarta temporada poderia mudar isso.
Um dos trailers lançados pela Netflix mostra Hawkins Lab nos dias anteriores à fuga de Eleven, fornecendo vislumbres de todas as outras crianças que o Dr. Brenner experimentou. A série nunca abordou o destino dos outros sujeitos de teste de Brenner, e embora a maioria deles nunca tenha desenvolvido nenhum tipo de habilidade sobrenatural, há espaço para pelo menos mais um ou dois personagens aprimorados na 4ª temporada.
Leia também: Stranger Things 4: trailer inédito mostra nova vida de Eleven
Claro, muitas pessoas correndo com superpoderes seriam uma coisa ruim para o show em geral. Stranger Things já tem personagens e histórias suficientes para equilibrar, e a introdução de uma equipe de “Vingadores” de crianças psíquicas poderia mudar o tom e o foco do programa muito longe do que os fãs querem ver. No entanto, em doses menores, vislumbres de alguns outros personagens superpoderosos podem ser uma maneira divertida de manter as coisas interessantes. No final da 3ª temporada, Eleven não conseguiu usar seus próprios poderes, e é possível que a maneira como ela os recupere seja trabalhando com outras crianças com poderes semelhantes. Isso poderia ser apenas Kali, mas dados os flashbacks que foram provocados até agora, parece provável que Stranger Things 4 expandirá o conjunto de personagens psíquicos, introduzindo pelo menos mais alguns.
Uma nova direção para Hopper
Desde o início, Jim Hopper (David Harbour) tem sido um dos personagens mais populares de Stranger Things. Sua combinação de grosseria aberta, engenhosidade surpreendente e história trágica o tornou um membro do elenco muito atraente.
No entanto, Hopper ficou fora dos holofotes à medida que o programa continuou, com a terceira temporada, em particular, marcando um grande rebaixamento para seu papel geral no programa. Ele nunca foi de planejamento cuidadoso, e seus métodos sempre foram pouco ortodoxos. No terceiro ano, Hopper usava camisas bobas, gritava com adolescentes e era usado para comédia pastelão em vez de histórias plausíveis e emocionais.
Harbour ainda diverte, não importa qual versão de Hopper ele esteja interpretando, mas o xerife de Hawkins merece algo melhor em Stranger Things 4. Por sorte, seu aprisionamento secreto na Sibéria pode ser o que o personagem precisa para se livrar da patetice que o atormenta e retornar às suas raízes. A experiência de sobrevivência (e esperançosamente, eventual fuga) certamente será difícil para Hopper, e será emocionante ver como a experiência o muda. O próprio Harbour brincou que a quarta temporada revelará alguns grandes segredos de Hopper. O que pode significar, portanto, que mais do passado complicado do homem será revelado através de flashbacks.
Terror Cósmico Real
O horror cósmico sempre esteve no coração de Stranger Things. O Mundo Invertido, o Demogorgon e o Devorador de Mentes remontam à tradição Lovecraftiana – criaturas monstruosas de outros reinos cuja verdadeira natureza e intenções são impossíveis para os humanos entenderem completamente.
Leia também: Stranger Things 4: mansão mal-assombrada pode resolver problemas da série
Com o tempo, o horror cósmico inicial deu lugar a características mais tradicionais de ficção científica e fantasia. O Mundo Invertido não é mais assustador porque é misterioso, mas porque existem monstros lá. E porque os próprios monstros se tornaram mais bem compreendidos com o tempo, eles também perderam um pouco do fator medo.
A quarta temporada de Stranger Things pode retornar às suas raízes de terror cósmico. Um trailer inicial apresentou aos fãs a Creel House – uma casa assombrada em algum lugar em Hawkins com aparentes laços com o Mundo Invertido – e sua história sombria. Esse é o tipo de reviravolta que o programa poderia usar para revitalizar seus elementos de horror cósmico, mergulhando no passado da cidade e na natureza do Mundo Invertido sem se tornar muito explicativo.
Viagem no tempo?
Devido a vários easter eggs, alusões ocultas e aparentes coincidências, alguns fãs teorizaram que a quarta temporada de Stranger Things poderia envolver viagens no tempo. A terceira temporada, por exemplo, tem muitas referências e paralelos com De Volta para o Futuro, e a carta de Hopper para Eleven no final menciona o desejo de “voltar no tempo”. Vários dos trailers da quarta temporada também incluíram imagens de relógio, incluindo uma no laboratório do Dr. Brenner e outra, mais assustadora, na Creel House. Então, o que a viagem no tempo significaria para Stranger Things e como isso poderia acontecer?
A resposta simples para essa segunda pergunta é que o Mundo Invertido poderia funcionar em uma linha do tempo diferente do mundo normal. Talvez, em uma jornada de volta do reino do Devorador de Mentes, um personagem possa ficar preso no passado ou no futuro. Talvez os assassinatos de décadas na Creel House tenham sido causados por algum tipo de evento temporal. Ou talvez, como alguns teorizam há anos, o Mundo Invertido é na verdade um futuro pós-apocalíptico — um onde o fim nuclear da Guerra Fria transformou a paisagem natural da Terra em um deserto monstruoso.
Não há garantia de que Stranger Things 4 começará a mexer com a linha do tempo, mas seria uma nova direção narrativa repleta de possibilidades. Com muitas perguntas ainda pendentes sobre o passado de diferentes personagens, um enredo de viagem no tempo, então, pode ser a ferramenta perfeita para a quarta temporada.
Amizade de Steve e Robin
Outra grande amizade que saiu da terceira temporada de Stranger Things foi aquela entre Steve Harrington (Joe Keery) e Robin Buckley (Maya Hawke). Sua jornada compartilhada de colegas de trabalho antagônicos a amigos íntimos foi uma das melhores partes de toda a temporada, e a admissão de Robin a Steve que ela é gay – uma grande demonstração de confiança para uma adolescente na década de 1980 – os colocou como confidentes mútuos para a quarta temporada. Embora seja bom ter alguma representação LGBTQ+ em Stranger Things, e ter uma forte amizade feminina entre Max e Eleven, a diversidade não é a única parte promissora do relacionamento de Steve e Robin.
Leia também: Stranger Things, 4ª temporada: data de estreia e mais novidades
Desde que passou de valentão da escola a um dos caras mais bacanas da região, Steve tem sido um favorito dos fãs. No entanto, seu desenvolvimento estagnou um pouco na terceira temporada. A maior parte de seu arco era sobre ele lutando com sentimentos de fracasso
Novos poderes para Eleven
No final da terceira temporada de Stranger Things, Onze ficou impotente – despojada de sua telecinese após uma intensa batalha com o Devorador de Mentes. Essa perda de poder é uma configuração intrigante que pode levar a um arco convincente da quarta temporada. Parece improvável, no entanto, que Eleven seja impotente para sempre. É provável que suas lutas atuais se acumulem para um retorno climático à forma, possivelmente perto do final da quarta temporada de Stranger Things.
Embora fosse satisfatório ver Eleven recuperar suas habilidades pré-existentes, poderia ser ainda mais divertido se seu renascimento psíquico trouxesse novos poderes para a mesa.
No passado, os poderes de Eleven foram conectados ao Mundo Invertido de maneiras que nunca foram explicadas. Se Stranger Things 4 explorar novos lados do Mundo Invertido, isso pode ser uma abertura interessante para Eleven redescobrir (e talvez até ampliar) suas habilidades.
Mais mistério
Apesar de suas origens como uma série de terror cósmico, Stranger Things não é mais uma série sobre mistério. É um programa sobre relações humanas. É um show sobre nostalgia retrô. Sobre crescer. Sobre família.
Contanto que esses elementos permaneçam fortes, é um ótimo show. Mas a perda do mistério na terceira temporada foi um desenvolvimento infeliz, e se Stranger Things quiser continuar atingindo os tipos de narrativa e altos emocionais pelos quais se tornou conhecida, esse fator de mistério precisa voltar.
Leia também: Stranger Things 4 estreará episódios mensais? Fãs se revoltam!
Parece que Stranger Things 4 construirá o submundo sobrenatural de Hawkins de maneiras novas e interessantes. Adicionando, então, o passado sombrio da cidade e colocando novas questões sobre a natureza do Mundo Invertido. Esses são os tipos de histórias que podem manter o show tenso e misterioso. Isso enquanto ainda permitem espaço para os muitos arcos de personagens e relacionamentos que se tornaram elementos essenciais.