O tráfego da Internet em 2022 será maior que histórico acumulado até 2016, e a Netflix é uma das principais responsáveis

Dados da Netflix incluenciarão banda de internet.

Imagem: Pixabay.com

Netflix é responsável pelo fato…

O crescimento exponencial do tráfego da Internet em todo o mundo alcançará um novo marco em 2022. Assim sendo, terá o maior que o acumulado em toda a história até 2016.

Esse crescimento exponencial no consumo de tráfego de internet foi registrado e analisado pela empresa de TI Cisco. Os dados estão dentro de seu relatório anual Visual Networking Index (VNI).

Vídeos dominam o tráfego de internet no mundo

Como mostra o site informativo RTP, entre 2017 e 2022, 60% da população estará conectada à internet, o que representa mais de 28 bilhões de dispositivos online que consomem principalmente vídeos, jogos e multimídia. O que mais chama a atenção nessa análise é que 82% do tráfego total da Internet será consumido pelos vídeos. Ainda assim, deixando os jogos muito atrás em segundo lugar, com apenas 4% do tráfego total em 2022.

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Além disso, no exposto acima, a influência que o streaming de vídeos ao vivo tem em outras plataformas de internet também ajuda a aumentar o consumo dos mesmos, como no caso de multimídia. Um exemplo disso são os esportes e a grande demanda que os maiores eventos ao vivo têm na internet, os quais geram tráfego indireto para plataformas como o site de apostas esportivas Betfair, que funciona como um centro de intercâmbio de apostas. Isso permite que milhões de pessoas em todo o mundo participem mais ativamente desses eventos. Isso porque enquanto os acompanham em algumas transmissões ao vivo.

A Netflix é a principal responsável por esse crescimento

O protagonista no contexto do streaming de vídeo é a Netflix, que atualmente ‘devora’ 15% do total do tráfego de internet no mundo, conforme apresentado pelo site Sapo. Com mais de 130 milhões de assinantes em todo o mundo, a Netflix já atinge períodos em que chega a 40% de todo o uso de banda da Internet. Isso, em lugares como os Estados Unidos durante à noite.

Em segundo lugar vem o Youtube, que, globalmente, atinge 11,4% do volume total de tráfego Internet. No entanto, esta plataforma já foi deslocada dentro dos Estados Unidos, onde está em terceiro posto. Sendo assim, atrás do Amazon Prime Video, que mantém 7,7% da internet, deixando o YouTube logo atrás com 7,5%.

Imagem: Pixels.com

Os jogos no palco da internet

Por outro lado, os videogames são os que deverão perder parte considerável de sua participação no tráfego de dados em breve. Isso se deve a que atualmente os jogos representam 7,8% do consumo da Internet. Além disso, até 2022 a previsão é de que serão apenas 4% do total. Embora, também, tenham um crescimento exponencial no tráfego nos próximos anos.

No entanto, um fator que pode alterar a previsão sobre os games feita pela Cisco é o streaming de jogos, já que, conforme mostra o site Tecmundo, o streaming de jogos do Google já consome 300 GB de dados em 50 horas. Para provar isso, 50 horas de Assassin’s Creed Odyssey foram jogadas por streaming. Sendo assim, usando a conexão mais robusta disponível para a equipe Project Stream do Google. No final da jornada, o consumo médio por hora chegou a 6 GB, com um total de 300 GB consumidos no final do teste.

Espera-se que a velocidade média de banda larga, fixa ou móvel, pelo menos dobre nos próximos anos. Além disso, será um fator que facilitará que as estimativas de crescimento exponencial do consumo da Internet possam ser cumpridas até 2022.

 

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.